Foram confirmadas mais quatro infeções pelo vírus monkeypox em Portugal, de acordo com a atualização da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta terça-feira. O país regista, no total, 100 casos.
Até ao momento, a maioria das infeções foi registada em Lisboa e Vale do Tejo, mas há também registo de casos nas regiões Norte e Algarve. São todos homens entre os 20 e os 61 anos, “tendo a maioria menos de 40 anos”, refere a DGS.
Todos os casos identificados “mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis”. “A informação recolhida através dos inquéritos epidemiológicos está a ser analisada para contribuir para a avaliação do surto a nível nacional e internacional”, acrescenta a Direção-Geral da Saúde. As infeções foram confirmadas pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
A DGS salientou anteriormente que “os indivíduos que apresentem erupção cutânea, lesões ulcerativas, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, devem procurar aconselhamento clínico”. Antes disso, devem cobrir as lesões.
Em caso de sintomas suspeitos, as pessoas infetadas devem abster-se de “contacto físico direto com outras pessoas e de partilhar vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas, em qualquer estádio, ou outros sintomas”.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL