Recentemente, uma tendência no TikTok levou muitas pessoas a experimentar bochechar com água oxigenada ou esfregar os dentes com um cotonete embebido neste líquido na esperança de remover manchas e branquear os dentes em casa. No entanto, será que esta prática é realmente eficaz e segura? Vamos explorar os riscos e os benefícios de bochechar com água oxigenada.
A dentista Ana Raquel Vieira, em declarações ao Viral, explica que a água oxigenada, ou peróxido de hidrogénio, é um dos componentes de agentes branqueadores.
No entanto, é essencial que esteja presente em concentrações adequadas e seja combinada com outros compostos para ser eficaz no branqueamento dentário e na remoção de manchas. A versão comum de água oxigenada que temos em casa não possui a concentração necessária para este fim.
Outra prática caseira que muitas pessoas usam é escovar os dentes com bicarbonato de sódio, que pode, de forma limitada, branquear os dentes, removendo manchas superficiais por meio da abrasão. No entanto, essa técnica também pode danificar o esmalte dos dentes.
A grande diferença entre o bicarbonato de sódio e o peróxido de hidrogénio é que este último consegue penetrar os canais internos dos dentes, removendo manchas mais profundas.
Ana Raquel Vieira salienta, contudo, que qualquer procedimento dentário envolvendo água oxigenada deve ser feito por um dentista devido ao risco de lesões nas mucosas, alterações no pH da saliva e complicações caso o produto seja engolido.
Para branquear os dentes de forma segura e eficaz, é aconselhável procurar tratamentos profissionais em consultórios dentários.
Existem dois tipos de branqueamento dental: em casa, com supervisão de um dentista, e em consultório. A escolha depende das concentrações dos produtos utilizados, sendo que os tratamentos em consultório são mais concentrados.
É também fundamental que um dentista avalie as necessidades do paciente antes de realizar qualquer procedimento de branqueamento, assegurando que não seja necessário realizar outros tratamentos dentários, como a remoção de cáries, limpezas ou restaurações, antes do branqueamento.
Bochechar com água oxigenada em casa para branquear os dentes não é uma prática segura nem eficaz. A consulta com um dentista e o acompanhamento de um profissional de saúde oral são essenciais para garantir um tratamento adequado e seguro, evitando riscos desnecessários para a saúde oral.
Leia também: Estudo revela a melhor hora para adormecer e minimizar riscos de problemas cardiovasculares