Comer algo doce pela manhã não parece o melhor caminho para aquelas pessoas que querem perder peso. A outra conclusão, no entanto, chegou um estudo de Daniela Jakubowicz, endocrinologista, feito na Universidade de Tel Aviv, em Israel, e citado no Huffpost, agregador de blogues.
O estudo contou com a presença de quase 200 pessoas que faziam uma dieta com controlo de calorias. Todos os voluntários tinham a opção de escolher entre um pequeno-almoço com poucos hidratos de carbono ou, um pequeno-almoco rico em hidratos e proteínas que incluía sempre algo doce, como, por exemplo, uma fatia de bolo.
Os investigadores descobriram, 16 semanas de experiência depois, que os indivíduos que comiam algo doce começaram ligeiramente a emagrecer. A razão não se prende com o facto de os doces adicionarem qualquer valor nutricional, mas sim porque os indivíduos que comeram algo doce eram mais rigorosos com as suas dietas e, além disso, tinham os níveis da grelina, hormona da fome, estabilizada, o que significa que tinham menos desejos.
A endocrinologista, tendo isto em mente, recomenda que se faça um pequeno-almoço rico em proteínas, acompanhado de algo doce. Isto significa que o almoço deve ser mais leve e que o jantar não deve incluir hidratos de carbono e açúcar.
Os diabéticos, porém, não devem experimentar esta dieta sem antes falar o médico. Isto porque os níveis de açúcar no sangue e de insulina baixam quando o pequeno-almoço é a maior refeição do dia, explica o WebMD, citado no Huffpost.
Leia também: Médico especialista em nutrição diz quais os alimentos que não deve comer