Com a chegada do tempo frio, surge também um problema de saúde comum, que se repete todos os anos – a gripe!
A Gripe é uma doença infeciosa causada por vírus, transmitida de pessoa para pessoa, através de partículas expelidas na tosse e espirros.
As pessoas jovens e saudáveis possuem um sistema imunitário capaz de combater o vírus, no entanto, pessoas com mais de 65 anos, ou que sofram de algum problema de saúde são mais vulneráveis, estando sujeitas a complicações graves, como pneumonias, que podem ser fatais.
Para muitas pessoas, a vacina da gripe é gratuita, para os outros, que não têm direito à vacina gratuitamente, ela pode ser comprada em qualquer farmácia, bastando uma prescrição do médico assistente.
A vacina é anual e os doentes devem ser vacinados até ao término do ano civil.
Nesta época, para além da vacina da gripe, aconselhamos a que as pessoas com doenças crónicas, nomeadamente patologia cardíaca, respiratória entre outras, também sejam vacinadas contra uma bactéria chamada Streptococus pneumoniae, esta é uma bactéria que pode provocar problemas graves como pneumonia e meningite.
Desde 2016, todas as crianças são vacinadas contra esta bactéria, uma vez que a vacina faz parte do Plano Nacional de Vacinação, para os outros, que têm indicação médica para serem vacinados, podem também fazê-lo durante a época Outono/Inverno. A vacina é comparticipada e pode ser adquirida na farmácia da comunidade perante a apresentação de prescrição médica.
As duas vacinas podem ser tomadas no mesmo dia e devem ser administradas do Centro de Saúde de forma a ficarem registadas no seu “Boletim de Vacinas Eletrónico”.
A prevenção é o grande pilar da saúde e a vacinação uma das formas mais eficazes de evitar doenças, que em pessoas suscetíveis podem levar a consequências graves e até fatais.
Por isso, recomendamos aos nossos doentes que se aconselhem com o seu médico ou enfermeiro de família e dêem, desta forma, o primeiro passo na defesa da sua saúde.