O material utilizado nas lentes de contacto é um composto com base em silicone, mas com composição substancialmente diferente da borracha de silicone. Borracha de silicone é um vedante/isolante de superfícies e foi o composto analisado num recente estudo do Journal of Hospital Infection onde se pretendia determinar o tempo de vida do vírus em diferentes superfícies. Este material não é utilizado em quaisquer lentes de silicone hidrogel, pelo que a sua associação às lentes de contato é errada.
“O uso de lentes de contacto de silicone hidrogel continua a ser seguro e, até à data, não há qualquer referência ou estudo que indique ou associe a uma maior probabilidade de contágio por SARS-CoV-2” afirma Raúl de Sousa, Presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO).
Apesar disto, na pandemia atual e como sempre, devem ser sempre observadas todas a regras essenciais para uma utilização segura de lentes de contacto.
– Lavagem das mãos correta antes e depois da manipulação das lentes de contacto; respeito pelo período de uso e descarte das lentes de contacto, assim como as rotinas de limpeza;
– Ao menor sinal de inflamação ou desconforto, interromper o uso;
– Substituição frequentemente do estojo e restantes utensílios utilizados no manuseamento das lentes de contacto;
– O seu optometrista está sempre disponível para prestar todas as informações necessárias. Em caso de dúvida, contacte-o por telefone ou meios eletrónicos. Ele dará instruções sobre como proceder em função do seu caso.
Para sua segurança e segurança de todos, evite sair der casa. Respeite o isolamento e distanciamento social tal como indicado pela Direção-Geral de Saúde.