O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez um alerta enfático através das redes sociais, reforçando a necessidade de preparação imediata para enfrentar a potencial “Doença X”, que poderá ser a próxima pandemia global. Este tema foi amplamente discutido no Fórum Económico Mundial, em Davos, evidenciando a urgência de ações preventivas.
Dias depois de afirmar que o mundo não está preparado para a próxima pandemia, o responsável avisou que o momento de iniciar essa preparação “é agora”, sublinhou Tedros Adhanom Ghebreyesus em publicação nas redes sociais, como nos conta o Notícias ao Minuto.
O alerta ganha relevância nos últimos dias, à medida que a ‘Doença X’ assume o centro das atenções. A OMS antecipou que esta hipotética doença poderá resultar em até 20 vezes mais mortes do que a pandemia de coronavírus. O termo ‘Doença X’ foi introduzido pela OMS em 2018, referindo-se a uma possível epidemia internacional grave causada por um agente patogénico desconhecido capaz de afetar os humanos.
A ‘Doença X’ é considerada uma ameaça prioritária, juntamente com outras condições, como a Covid-19, o vírus Ébola, o vírus Zika, a febre hemorrágica da Crimeia-Congo, a síndrome respiratória do Médio Oriente (MERS) e a síndrome respiratória aguda grave (SARS).
Em resposta a essa crescente preocupação, a OMS estabeleceu, em novembro de 2022, um grupo de mais de 300 cientistas para identificar potenciais agentes patogénicos que poderiam desencadear futuras pandemias, concentrando-se especialmente na ‘Doença X’. Este esforço colaborativo visa antecipar e preparar respostas eficazes para proteger a saúde global diante de ameaças desconhecidas. O alerta da OMS reforça a necessidade de ações imediatas e coordenação global para enfrentar os desafios das pandemias futuras.
Leia também: Para-brisas embaciados no inverno? Utilize esta alternativa natural e económica