O cabelo pode ser louro, castanho, preto ou ruivo, mas com o passar do tempo, tende a tornar-se cinza ou branco, sendo frequentemente associado ao envelhecimento. Esse fenómeno pode afetar a autoestima, principalmente se ocorrer precocemente. A sabedoria popular e várias expressões afirmam que o stress e as preocupações provocam cabelos brancos. No entanto, especialistas apontam que o problema não se limita a um dia difícil de trabalho ou filhos travessos, e existem outros fatores que contribuem para o surgimento de cabelos grisalhos.
Os folículos capilares possuem células estaminais chamadas melanócitos, que produzem melanina, o pigmento responsável pela cor do cabelo. Estas células continuam a produzir melanina durante um determinado período. O cabelo adquire diferentes tonalidades dependendo dos tipos de melanina: a eumelanina, responsável pelas cores castanho e preto, e a feomelanina, que confere o tom vermelho. Uma mutação num recetor de melanina resulta em cabelo ruivo. À medida que envelhecemos, as células produtoras de melanina entram num processo chamado apoptose (morte programada), o que faz com que o cabelo comece a perder cor, tornando-se branco ou cinzento.
A dermatologista Shilpi Khetarpal, em declarações ao Washington Post, afirma que “para além da idade, muitos outros fatores determinam quando o cabelo começa a mudar de cor”. A genética é o principal fator. Se os seus pais começaram a ter cabelos brancos precocemente, é mais provável que também experimente esse fenómeno numa idade jovem. A etnia também influencia: um estudo revelou que, entre os caucasianos, a idade média para o surgimento dos primeiros cabelos brancos é aos 34 anos, enquanto que entre as pessoas de etnia africana, costuma acontecer por volta dos 44 anos.
Segundo a Executive Digest, o stress é outro fator relevante. Embora o cabelo branco em si não seja diretamente causado pelo stress, este pode acelerar a progressão do cabelo grisalho. A especialista explica que “os melanócitos podem ser esgotados quando estão sob stress. Embora a genética seja o maior fator contributivo, o stress também é importante”.
Além disso, uma dieta equilibrada pode adiar o aparecimento dos cabelos brancos. Consumir alimentos ricos em antioxidantes, como peixe, azeite, frutas frescas e vegetais, pode ajudar a reduzir o stress oxidativo das células. Uma alimentação rica em proteínas também é importante. O tabagismo e as deficiências nutricionais, como as de vitaminas D ou B12, também podem contribuir para a alteração da cor do cabelo. Para manter os cabelos com boa saúde, Shilpi Khetarpal sugere “reduzir o stress com exercício físico e meditação”.
Leia também: Esta cidade a menos de 2h de Portugal é comparada a Albufeira e tem camelos na praia