O despertador toca, deixamo-nos dormir e só depois de este voltar a tocar é que nos levantamos. Nisto, a etapa do pequeno-almoço já foi eliminada da lista de tarefas e estamos prontos para sair de casa. De acordo com estudos estatísticos citados pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, 1 em cada 5 crianças não toma o pequeno-almoço antes de ir para a escola. No entanto, esta problemática estende-se também aos adultos, quer seja por falta de tempo ou de apetite.
O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia?
O pequeno-almoço é realmente a refeição mais importante do dia e deve ser rico em nutrientes. Isto porque quando acordamos o corpo precisa de quebrar o jejum noturno. Enquanto estamos a dormir, o organismo também precisa de energia, para que possamos respirar e para assegurar o equilíbrio térmico e o ritmo cardíaco. Para repor a energia gasta durante a noite é vital a ingestão de 15 a 20% do total de calorias diárias logo na primeira refeição do dia, segundo aponta o site do ginásio, Holmes Place.
Se tomar o pequeno-almoço todos os dias, o risco de obesidade e de resistência à insulina pode diminuir entre 30 a 50%. As conclusões foram apresentadas num estudo elaborado pela American Heart Association Conference. Caso tome um pequeno-almoço de qualidade, terá também menos probabilidades de desenvolver diabetes tipo 2, assim como doenças cardíacas. Esta informação foi avançada pelo American Journal of Clinical Nutrition.
A somar aos benefícios do pequeno-almoço ao nível da saúde física, estão também as vantagens no setor psicológico. Falamos de um aumento da capacidade de concentração e da redução da irritabilidade e da ansiedade.
Que nutrientes deve incluir um bom pequeno-almoço?
1- Hidratos de Carbono e Fibras: pão, flocos de cereais, flocos de aveia, frutos secos, fruta fresca;
2- Proteínas: leite, iogurtes, queijo, bebida de soja, ovo;
3- Vitaminas e minerais: sumo natural, leite e derivados, frutos secos e oleaginosos.
Leia também: Conheça os restaurantes algarvios que vão ter a ementa a metade do preço durante 45 dias