A Autoridade de Saúde Regional do Algarve acaba de determinar, com efeitos imediatos, que “todos os cidadãos que regressam do estrangeiro permaneçam em isolamento profilático pelo período de 14 dias, a contar do dia da sua chegada”.
O comunicado é assinado pela delegada regional de saúde do Algarve, Ana Cristina Guerreiro, e é justificado pela “atual situação epidemiológica da infeção da Covid-19 como medida de contenção máxima de possível contágio”.
A boa notícia no Algarve é que nove dos dezasseis concelhos continuam sem confirmação da doença Covid-19.
São eles, Olhão, São Brás de Alportel, Castro Marim, Alcoutim e Vila Real de Santo António no Sotavento algarvio.
No Barlavento são quatro: Aljezur, Monchique, Vila do Bispo e Lagos.
Segundo revelou a ARS do Algarve no seu Relatório de Situação Diário de hoje, os dois novos casos no Algarve são de Albufeira e de Silves.
Faro continua a ser o concelho algarvio com mais casos. Das dez pessoas infetadas, quase todas dizem respeito ao primeiro caso detetado em Faro, referente a trabalhadores agrícolas do Nepal e da Índia.
Portimão tem oito pessoas infectadas e Albufeira passou de quatro para cinco casos de Covid-19 e é o único concelho algarvio onde já há um morto a lamentar.
Silves passou de dois para três casos, Loulé mantém dois e Tavira um.
Dos 31 infetados, 13 estão internados e cinco deles nos cuidados intensivos.
No Algarve há 680 contactos em vigilância ativa e já foram testados 189 casos dos quais 11 a aguardar o resultado laboratorial.