O Município de Alcoutim deliberou, em reunião do executivo realizada esta quarta-feira, transferir uma verba de 7.000 euros para a Associação para o Estudo da Diabetes Millitus e de Apoio ao Diabético do Algarve – AEDMADA. A medida visa dar apoio de ordem médico-clínica e de reabilitação aos munícipes diabéticos, que sobrem de uma doença crónica com necessidades especiais.
“A verba é atribuída no âmbito de um protocolo a celebrar com esta entidade”, explica a autarquia, acrescentando que “nos termos do documento, a câmara municipal encaminha os doentes, através da unidade de ação social, saúde e educação, para a A.E.D.M.A.D.A. que, por sua vez, se encarrega de prestar todo o apoio diabetológico necessário”.
Todos os diabéticos abrangidos pelo protocolo beneficiam de uma constante abordagem global (enfermagem, médico-diabética, dietética, psicológica, podológica e farmacológica) de acordo com as suas necessidades, sendo seguidos e encaminhados para o Hospital Distrital de Faro quando as circunstâncias o exijam.
Este projeto, iniciado em 2009, tem tido uma forte adesão por parte dos diabéticos do concelho e no ano transato permitiu o acesso a 242 consultas.
Leia também: “Vilas em Movimento” promove ações de proximidade com a GNR para idosos de Alcoutim