Depois dos conselhos às famílias, o Ministério da Educação disponibiliza um vídeo dirigido aos alunos em tempo de suspensão das atividades letivas presenciais.
Cumprir o que a escola recomenda, manter o contacto com o diretor de turma, criar rotinas, não esquecendo a leitura ou atividade física, bem como a comunicação com os colegas, são algumas das mensagens dirigidas aos alunos, neste Dia Nacional do Estudante.
Por força das medidas de contingência provocadas pelo surto epidemiológico causado pelo novo coronavírus, a comunidade em geral, e as escolas em particular, atravessam um momento ímpar na organização dos seus processos de ensino-aprendizagem.
O empenho e o bem-estar dos alunos é, assim, fundamental num ano letivo que, inesperadamente, já tem contornos diferentes do habitual.
Neste que é o seu dia, o Ministério da Educação desafia os estudantes a unirem-se nas redes sociais, através das quais muitas vezes comunicam, partilhando ambientes de estudo na sua “sala de aula” provisória, utilizando a hashtag #EstudoEmCasa, sempre com toda a responsabilidade que as redes sociais exigem. Criando-se um movimento nacional de motivação para que alunos, famílias, docentes, não docentes e escolas prossigam esta caminhada, os alunos reconhecem, ao mesmo tempo, o trabalho dos seus professores. 2
Aqui podem ser encontradas algumas partilhas (devidamente selecionadas).
O Dia Nacional do Estudante comemora-se a 24 de março, desde 1987. É um dia de celebração, luta e homenagem às dificuldades e aos obstáculos que os estudantes enfrentaram na crise académica dos anos 60. É uma data que celebra a força que o estudante tem na luta pelo direito à Educação e pela Liberdade.