Não bastava ter receitado uma dosagem de adulto e em comprimido para um bebé de oito meses como “não havia necessidade do bebé tomar antibiótico; o médico de Vila Real de Santo António devia estar num dia não pois o medicamento era para adulto” confirmou a pediatra nas Urgências da Pediatria do Hospital de Faro – Centro Hospitalar do Algarve.
Ainda segundo a mãe do bebé disse ao POSTAL, depois de ter falado com a pediatra, afinal “o menino não tem nada na garganta. Tem é muita expectoração e quando não é logo tratado faz uma bronquiolite [infeção dos bronquíolos que afeta crianças com menos de 2 anos de idade]”.
Conforme se pode ver pelo fac-símile que o POSTAL teve acesso da nova prescrição da pediatra, esta nada tem a ver com a receitada umas horas antes pelo médico Cayetano Garcia do Serviço de Urgências Básica (SUB) de Vila Real de Santo António.
Receosa da saúde do seu bebé, Tânia António dirigiu-se às Urgências da Pediatria do Hospital de Faro à noite e após uma longa espera, confirmou as suas suspeitas: “além do engano da dosagem, a primeira prescrição médica estava errada”.
“Ficou claro que o meu bebé não tinha nada na garganta e que não necessitava de antibiótico, após a pediatra ter examinado a garganta, barriga e oscultado os pulmões” referiu a mãe ao POSTAL.
Após mais de oito horas de espera…
Ontem domingo, pelas 14:20, a mãe preencheu a ficha em Vila Real de Santo António, sendo atendida às 17:26. “Três horas de espera para o meu bebé de oito meses ser atendido em cinco minutos como um bicho, pois [o médico] não viu garganta nem ouvidos e só oscultou as costas para concluir ser da garganta, desconfiada pergunto à farmacêutica da dosagem que garantiu-me ser de adulto” assim denunciou no seu perfil de FB a mãe Tânia António.
À noite, com a Pediatria do Hospital de Faro cheia, esperam mais de 5 horas, chegando de madrugada a casa.
Já hoje de manhã às 10:43, a mãe apresentou uma reclamação no SUB de Vila Real de Santo António.
Com a publicação pública da prescrição passada ontem à tarde, domingo, pelo médico Cayetano Garcia do Serviço de Urgências Básica de Vila Real de Santo António, vários foram os comentários de indignação deixados no mural da mãe, conforme noticiou ontem o POSTAL.
Clique aqui para:
“Médico dos serviços de urgência receita dosagem de adulto para bebé de oito meses”
“Médico das urgências receita apenas Brufen a criança com dedo fracturado”