O medicamento Wegovy está autorizado em Portugal, mas não é comercializado, como mostra o site INFOMED, do Infarmed. Ao contrário do Ozempic, à venda em Portugal e que se destina a pessoas com diabetes tipo 2, mas que também tem sido demonstrado como um medicamento que potencia a perda de peso. O Wegovy está formulado apenas para casos de excesso de peso.
Já no Reino Unido, o Instituto Nacional para Saúde e Cuidados de Excelência (NICE, na sigla inglesa) do Reino Unido aprovou o medicamento com semaglutida – comercializado com o nome Wegovy – para casos de perda de peso. O NICE considera o fármaco seguro e eficaz, promovendo uma perda de 10% do peso corporal, segundo avança a BBC.
Segundo a mesma fonte e apesar da aprovação, o NICE estipulou alguns requisitos mínimos para a prescrição deste fármaco, comercializado sob a forma de injeção.
Primeiro critério
O paciente apresentar um índice de massa corporal (IMC) nos níveis considerados de obesidade, isto é, acima de 30. Caso esteja com um IMC abaixo disso, o medicamento poderá ser receitado em casos em que há uma condição de saúde associada ao excesso de peso.
Segundo critério
A prescrição do medicamento tem de ser feita por um médico e a administração da injeção está restrita a um período máximo de dois anos.