Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Médica Diana Pereira | Foto reprodução TVI
Algarve, Nacional, Saúde

Médica interna que denunciou más práticas em Faro participou em mais de 180 cirurgias

Diana Pereira está a ser julgada por difamação depois de ter denunciado 11 casos de alegadas más práticas cirúrgicas no Hospital de Faro

19:21 21 Outubro, 2025 19:22 21 Outubro, 2025 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A médica interna que denunciou más práticas no Hospital de Faro disse esta terça-feira em tribunal que nos primeiros três meses de internato participou em mais de 180 cirurgias, na sua maioria como ajudante, mas também como cirurgiã principal.

Diana Pereira, que esta terça-feira prestou declarações de parte no âmbito do processo cível que corre termos no Tribunal de Faro, está a ser julgada por difamação depois de ter denunciado 11 casos de alegadas más práticas cirúrgicas no Hospital de Faro, em 2023.

Em tribunal, a médica relatou que, além de muitas pequenas intervenções, em apenas um mês um meio de formação fez nove apendicectomias laparoscópicas (remoção do apêndice com técnica cirúrgica minimamente invasiva), inclusivamente em crianças e como cirurgiã principal, quase sempre acompanhada do seu orientador, Pedro Henriques.

“Foi em Portimão [hospital para onde foi transferida depois de ter pedido suspensão de funções em Faro] que comecei a notar que me faltavam básicos que me deviam ter ensinado primeiro, muito antes de ter realizado cirurgias laparoscópicas”, referiu.

Diana Pereira descreveu que se sentia “nervosa e com medo” de não conseguir executar bem determinados passos das cirurgias, queixando-se da responsabilidade que tinha em tão pouco tempo de formação, o que acabou por levá-la a pedir que lhe fosse atribuído um novo orientador.

A médica afirmou ter começado a colocar em causa a competência de Pedro Henriques como orientador logo nas primeiras semanas de internato, quando o que via acontecer no bloco operatório não correspondia aos vídeos educativos que visualizava quando se preparava para as cirurgias.

A ré assumiu em tribunal ter chegado a um ponto de “exaustão” depois de ter assistido a vários casos de alegadas más práticas por parte deste, sentindo que não podia continuar a “compactuar” com aquelas situações, pois isso fazia de si cúmplice, tendo acabado por fazer uma queixa à Polícia Judiciária.

Também ouvido em tribunal, o cirurgião Manuel Parreira, que fazia parte da equipa de Diana Pereira, descreveu Pedro Henriques, que fora seu interno, como um médico que “necessitava de apoio de uma pessoa mais diferenciada quando havia intervenções mais complicadas”.

Reconhecendo ter havido algumas queixas sobre a prática clínica daquele cirurgião, Manuel Parreira admitiu ter a perceção de que havia mais novas intervenções após as cirurgias realizadas por Pedro Henriques – comparativamente a outros cirurgiões -, já que, nestas, as complicações “eram mais frequentes”.

“Era comentado no seio da equipa e tentávamos que as coisas melhorassem. [Entre os cirurgiões] Dizíamos que aquele caso podia ter sido feito de outra maneira, com menos complicações. Havia complicações que eram evitáveis, foi a ideia com que fiquei”, declarou o cirurgião.

O diretor clínico do antigo Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA) na altura dos factos, Horácio Guerreiro, alegou em tribunal nunca ter pensado que Diana Pereira tivesse o intuito de prejudicar o orientador, dizendo, no entanto, ter achado que esta “podia não estar a julgar bem”.

Nesse sentido, e por ter colocado em causa a “sensatez” do ato de denúncia de Diana Pereira, Horácio Guerreiro fez à Saúde Pública um pedido para que esta fosse sujeita a uma avaliação psiquiátrica, que não chegou a acontecer.

O processo de difamação contra Diana Pereira foi movido por Gildásio Martins dos Santos, diretor do serviço de Cirurgia na altura dos factos, que pede uma indemnização de 172 mil euros e acusa a médica interna de ter “manchado o seu bom nome e reputação”.

A queixa versava sobre 11 casos, tendo três dos doentes visados nos procedimentos cirúrgicos alegadamente incorretos acabado por morrer, tendo os restantes ficado com lesões corporais associadas a alegados erros médicos, que incluem a castração acidental, perda de rins ou necessidade de colostomia para o resto da vida.

As alegações finais do processo estão marcadas para a próxima terça-feira às 13:45.

Leia também: Estes reformados estão em risco de perder a pensão em 2026: saiba se está na lista

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Luís Montenegro com Cristiano Ronaldo.
Desporto Nacional Política

Luís Montenegro vai assistir ao Portugal-Espanha em Dallas mas terá de se ‘despachar’ para não falhar compromisso no outro lado do mundo

12:11 6 Julho, 2026 12:00 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Primeiro-ministro Luís Montenegro vai assistir ao Portugal-Espanha em Dallas antes de seguir para a cimeira da NATO em Ancara

Comboios parados junto a uma plataforma.
Algarve

Comboios elétricos chegam ao Algarve a 19 de julho e acabam-se os transbordos em Faro

11:47 6 Julho, 2026 11:38 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Linha ferroviária do Algarve passa a funcionar com comboios elétricos a partir de 19 de julho, eliminando o transbordo em Faro

Economia Opinião

O preço dos combustíveis e a lógica do livre mercado | Por José Figueiredo Santos

09:51 6 Julho, 2026 09:53 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dizem que o barril desceu. Talvez tenha descido. Mas o preço, esse, não conhece o verbo descer. É uma palavra que nunca ninguém teve a paciência de lhe ensinar"

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Idade da reforma aos 65 anos? Proposta foi ao Parlamento e há novidades

16:30 3 Julho, 2026 16:01 5 Julho, 2026 | João Luís

Proposta para permitir a reforma aos 65 anos foi discutida no Parlamento, mas acabou rejeitada. Saiba o que estava em causa

Temperaturas elevadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

IPMA prevê normalização das temperaturas na quinta-feira

12:30 6 Julho, 2026 12:19 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

O IPMA prevê uma descida gradual das temperaturas, com valores normais para a época a partir de quinta-feira, 9 de julho

Algarve Ensino Gastronomia Mundo

Alunos e formadores canadianos visitaram a Escola de Hotelaria de Portimão

11:57 6 Julho, 2026 12:04 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Intercâmbio promoveu mobilidade internacional, partilha de conhecimento e contacto com a hotelaria e gastronomia

Algarve Tech

Portimão coloca inteligência artificial ao serviço do licenciamento de obras

07:00 6 Julho, 2026 07:21 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo sistema permitirá submeter pedidos a partir de casa, pagar online e acompanhar o estado do processo em tempo real

Ciência Europe Direct Algarve

Fundos europeus apoiam inovação e tecnologias estratégicas no Algarve

12:40 6 Julho, 2026 12:41 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Aviso do Algarve 2030 apoia centros tecnológicos, parques de ciência e tecnologia e incubadoras de base tecnológica

Nacional

Autoridades reforçam fiscalização de veículos de duas rodas nos próximos dias

10:26 6 Julho, 2026 10:26 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre 2023 e 2025, acidentes com veículos de duas rodas a motor causaram 440 mortos e mais de 3.000 feridos graves

Cultura Europe Direct Algarve

Al-Bauhaus Dream Academy juntou 500 participantes em Faro

10:12 6 Julho, 2026 10:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa reuniu mais de 40 parceiros, cinco municípios e cerca de 500 participantes em dois dias de atividades em Faro

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor extremo e trovoadas: aviso vermelho mantém-se amanhã em pelo menos 4 distritos

18:20 5 Julho, 2026 18:20 5 Julho, 2026 | João Luís

Aviso vermelho de calor mantém-se em pelo menos quatro distritos, com temperaturas muito elevadas e risco de trovoadas isoladas

Europe Direct Algarve

Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data

17:50 5 Julho, 2026 17:40 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os pequenos frascos individuais de champô, gel de banho e sabonete de hotel vão desaparecer

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Cultura

Cidade de Faro já teve outros nomes no passado e alguns bem diferentes do atual: veja se reconhece algum

19:02 5 Julho, 2026 17:51 3 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Muito antes do nome atual, Faro passou por várias designações e mudanças de poder: da antiga Ossónoba à cidade atual, há séculos de história

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 16:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal espanhol anulou a decisão e condenou a empresa

The 13 Palace, Macau.
Mundo Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Luís Montenegro com Cristiano Ronaldo.
Desporto, Nacional, Política

Luís Montenegro vai assistir ao Portugal-Espanha em Dallas mas terá de se ‘despachar’ para não falhar compromisso no outro lado do mundo

12:11 6 Julho, 2026 12:00 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Primeiro-ministro Luís Montenegro vai assistir ao Portugal-Espanha em Dallas antes de seguir para a cimeira da NATO em Ancara

Comboios parados junto a uma plataforma.
Algarve

Comboios elétricos chegam ao Algarve a 19 de julho e acabam-se os transbordos em Faro

11:47 6 Julho, 2026 11:38 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Linha ferroviária do Algarve passa a funcionar com comboios elétricos a partir de 19 de julho, eliminando o transbordo em Faro

Economia, Opinião

O preço dos combustíveis e a lógica do livre mercado | Por José Figueiredo Santos

09:51 6 Julho, 2026 09:53 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dizem que o barril desceu. Talvez tenha descido. Mas o preço, esse, não conhece o verbo descer. É uma palavra que nunca ninguém teve a paciência de lhe ensinar"

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Idade da reforma aos 65 anos? Proposta foi ao Parlamento e há novidades

16:30 3 Julho, 2026 16:01 5 Julho, 2026 | João Luís

Proposta para permitir a reforma aos 65 anos foi discutida no Parlamento, mas acabou rejeitada. Saiba o que estava em causa

Temperaturas elevadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

IPMA prevê normalização das temperaturas na quinta-feira

12:30 6 Julho, 2026 12:19 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

O IPMA prevê uma descida gradual das temperaturas, com valores normais para a época a partir de quinta-feira, 9 de julho

Algarve, Ensino, Gastronomia, Mundo

Alunos e formadores canadianos visitaram a Escola de Hotelaria de Portimão

11:57 6 Julho, 2026 12:04 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Intercâmbio promoveu mobilidade internacional, partilha de conhecimento e contacto com a hotelaria e gastronomia

Algarve, Tech

Portimão coloca inteligência artificial ao serviço do licenciamento de obras

07:00 6 Julho, 2026 07:21 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo sistema permitirá submeter pedidos a partir de casa, pagar online e acompanhar o estado do processo em tempo real

Ciência, Europe Direct Algarve

Fundos europeus apoiam inovação e tecnologias estratégicas no Algarve

12:40 6 Julho, 2026 12:41 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Aviso do Algarve 2030 apoia centros tecnológicos, parques de ciência e tecnologia e incubadoras de base tecnológica

Nacional

Autoridades reforçam fiscalização de veículos de duas rodas nos próximos dias

10:26 6 Julho, 2026 10:26 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre 2023 e 2025, acidentes com veículos de duas rodas a motor causaram 440 mortos e mais de 3.000 feridos graves

Cultura, Europe Direct Algarve

Al-Bauhaus Dream Academy juntou 500 participantes em Faro

10:12 6 Julho, 2026 10:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa reuniu mais de 40 parceiros, cinco municípios e cerca de 500 participantes em dois dias de atividades em Faro

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor extremo e trovoadas: aviso vermelho mantém-se amanhã em pelo menos 4 distritos

18:20 5 Julho, 2026 18:20 5 Julho, 2026 | João Luís

Aviso vermelho de calor mantém-se em pelo menos quatro distritos, com temperaturas muito elevadas e risco de trovoadas isoladas

Europe Direct Algarve

Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data

17:50 5 Julho, 2026 17:40 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os pequenos frascos individuais de champô, gel de banho e sabonete de hotel vão desaparecer

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Cultura

Cidade de Faro já teve outros nomes no passado e alguns bem diferentes do atual: veja se reconhece algum

19:02 5 Julho, 2026 17:51 3 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Muito antes do nome atual, Faro passou por várias designações e mudanças de poder: da antiga Ossónoba à cidade atual, há séculos de história

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 16:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal espanhol anulou a decisão e condenou a empresa

The 13 Palace, Macau.
Mundo, Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Últimas Notícias

  • Fundos europeus apoiam inovação e tecnologias estratégicas no Algarve
    Fundos europeus apoiam inovação e tecnologias estratégicas no Algarve
  • IPMA prevê normalização das temperaturas na quinta-feira
    IPMA prevê normalização das temperaturas na quinta-feira
  • Luís Montenegro vai assistir ao Portugal-Espanha em Dallas mas terá de se ‘despachar’ para não falhar compromisso no outro lado do mundo
    Luís Montenegro vai assistir ao Portugal-Espanha em Dallas mas terá de se ‘despachar’ para não falhar compromisso no outro lado do mundo
  • Alunos e formadores canadianos visitaram a Escola de Hotelaria de Portimão
    Alunos e formadores canadianos visitaram a Escola de Hotelaria de Portimão
  • Comboios elétricos chegam ao Algarve a 19 de julho e acabam-se os transbordos em Faro
    Comboios elétricos chegam ao Algarve a 19 de julho e acabam-se os transbordos em Faro

Opinião

  • O preço dos combustíveis e a lógica do livre mercado | Por José Figueiredo Santos
    O preço dos combustíveis e a lógica do livre mercado | Por José Figueiredo Santos
  • A ilusão do controlo: o que está verdadeiramente nas nossas mãos? | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
    A ilusão do controlo: o que está verdadeiramente nas nossas mãos? | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
  • Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato
    Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato

Europe Direct Algarve

  • Fundos europeus apoiam inovação e tecnologias estratégicas no Algarve
    Fundos europeus apoiam inovação e tecnologias estratégicas no Algarve
  • Al-Bauhaus Dream Academy juntou 500 participantes em Faro
    Al-Bauhaus Dream Academy juntou 500 participantes em Faro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal