A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve procedeu este sábado à vacinação de 140 professores e restantes profissionais que trabalham nas escolas são-brasenses do ensino pré-escolar e 1º ciclo.
Para o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, “é com satisfação que assistimos à concretização desta medida que aumenta a segurança e contribui para imunização da comunidade escolar e do concelho”.
Acompanharam esta fase da vacinação, além do presidente da autarquia, a vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, Josélia Gonçalves, a diretora do ACES Central, Sílvia Cabrita, a diretora do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, Nídia Amaro e da delegada de saúde pública, Filomena Correia.
Segundo um comunicado da autarquia, é “um avanço que ocorre na semana em que os seniores são-brasenses, com mais de 80 anos deidade, receberam a segunda e última dose da vacina”.
O processo de vacinação relativo do pessoal docente e não docente vai em breve avançar igualmente para “os profissionais das escolas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, cujas aulas presenciais têm início marcado para 5 de abril, assim como dos profissionais do ensino secundário cujo regresso às aulas presenciais está marcado para 19 de abril”.
Para a autarquia, “o calendário de vacinação está a ser cumprido de acordo com as indicações da Task Force” que coordena este processo a nível nacional que já fez saber que não está prevista vacinação para o fim de semana da Páscoa, dias 3 e 4 de abril.
“Respeitando as regras indicadas pela ARS Algarve, e na senda de todo o apoio que tem sido colocado ao dispor desta missão, o Município de São Brás de Alportel está já a preparar o Pavilhão Municipal que vai, em breve, transformar-se, no Centro de Vacinação Rápida que vai permitir vacinar toda a população do concelho”, lê-se no comunicado.