O Serviço de Urologia do Grupo HPA Saúde vai inaugurar em Portugal mais uma técnica cirúrgica. É minimamente invasiva: sem corte, sem cicatriz, sem sangue e sem radiação.
A técnica vai começar a ser realizada no sábado, 27 de maio. É minimamente invasiva e recorre à tecnologia de ultrassom de alta intensidade e com focagem precisa – HIFU: High Intensity Focused Ultrasound.
“A magnitude da energia do ultrassom, que o Sistema Robótico Focal One transmite, permite aumentar rapidamente a temperatura no ponto pretendido, causando uma necrose de coagulação e permitindo uma extração rigorosa da lesão prostática maligna, sem danificar os tecidos e as estruturas saudáveis à sua volta”, explica o Grupo HPA Saúde.
A precisão é garantida por “um software que alia imagens 3D sobreponíveis à ressonância magnética, cujos movimentos são todos controlados roboticamente e com precisão submilimétrica. Por outro lado, esta técnica é também superior relativamente ao tempo: o conjunto do planeamento, configuração do equipamento e procedimento propriamente dito, pode ser de 45 minutos, ou seja, três vezes mais rápido que a maior parte das técnicas”.
Esta técnica tem vantagens muito relevantes: não é feito qualquer corte, portanto, não há cicatriz; não gera perda de sangue, nem necessita de radiação. Acresce a acessibilidade, isto é, o Focal One®️ HIFU permite, sem descurar a precisão, o acesso à parte anterior de próstatas grandes (até 40 mm.)
O impulsionador desta nova tecnologia no Grupo HPA Saúde, o professor doutor Tiago Rodrigues, sublinha que “a grande mais valia é permitir tratar lesões focais sem comprometer a continência nem a vida sexual”.
O Serviço de Urologia do Grupo HPA Saúde continua “a apostar na vanguarda da manutenção da qualidade de vida e bem-estar da saúde masculina e, em concreto, no carcinoma da próstata, a neoplasia masculina mais frequente no mundo ocidental”.
Em Portugal, são seis mil novos casos diagnosticados por ano. Representam 10% de todos os novos cancros diagnosticados anualmente no país.
Sobre o Grupo HPA Saúde
O Grupo HPA Saúde, fundado em 1996 com a abertura do primeiro hospital em Alvor, é hoje um dos grupos hospitalares de referência da saúde privada portuguesa. Reúne diversos hospitais e clínicas que cobrem toda a região do Algarve, mas também o Alentejo e a ilha da Madeira. Além das unidades de prestação direta de cuidados, o Grupo HPA Saúde inclui outras valências como serviço de transporte de doentes, parafarmácias, laboratórios de análises clínicas, centros de imagiologia e de intervenção cardiovascular.
É constituído por quatro unidades hospitalares: o Hospital Particular do Algarve – Alvor, Hospital Particular do Algarve – Gambelas – Faro e Hospital Particular da Madeira – Funchal; Hospital Particular do Alentejo – Sines e mais de 14 Clínicas em vários pontos da região Algarvia, Alentejo e Madeira.
De salientar que o HPA – Unidade de Gambelas | Faro – é o único hospital da região do Algarve acreditado pela Joint Commission International.