A presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, confirmou esta manhã, em conferência de imprensa, que estão confirmados cinco casos de pessoas infetadas em Portimão.
A quarta pessoa infetada pelo novo coronavírus é o pai da jovem de 16 anos que estuda na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes de Portimão e que foi este domingo internada no Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa – o primeiro caso confirmado no Algarve.
O homem está internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e também é o marido do segundo caso algarvio confirmado, a professora na escola Básica 2, 3 Professor José Buísel em Portimão, confirmada na segunda-feira.
O quinto caso é uma colega da professora infetada que esteve em Milão.
O terceiro caso no Algarve foi confirmado ontem por fonte do Hospital de Faro, onde se encontra internada. É também aluna da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, colega da primeira adolescente infetada.
O foco do contágio, em Portimão, aconteceu quando sete pessoas foram a Milão, em Itália, na altura do Carnaval.
Tanto a Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, como a Escola Básica 2, 3 Professor José Buísel, ambas em Portimão, foram encerradas, além de outras infraestruturas públicas no concelho.
Mais 19 casos do que os contabilizados ontem
O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu para 78 em Portugal, mais 19 do que os contabilizados na quarta-feira, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, há 637 casos suspeitos, dos quais 133 aguardam resultado laboratorial.
Segundo a DGS, há ainda 4.923 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.
RELACIONADO:
RELACIONADOS:
Há 34 novos infetados em Portugal. Algarve sobe para seis. Casos suspeitos duplicam
Moto Clube de Faro encerra sede. Concentração em risco de ser cancelada
Confirmação do primeiro caso de um turista infectado pelo covid-19 no Algarve
Covid-19: Governo admite fechar fronteiras e impor quarentena forçada
Pena até cinco anos de prisão para quem furar quarentena
Sabe como distinguir os sintomas de Covid-19, gripe e constipação?
Covid-19: Costa anuncia encerramento de discotecas e limitações em centros comerciais