Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
ANTÓNIO NÓBREGA, Urbanista | Foto DR
Edição Papel, Opinião

A reparação de telhados, a tempestade Martinho e as obras no interior de edifícios | Por António Nóbrega

“À partida, as obras de conservação ou a realizar no interior dos edifícios ou frações estão isentas de controlo prévio municipal em determinadas condições”

07:30 6 Abril, 2025 09:43 6 Abril, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A isenção de “licenciamento”, ou seja, de controlo prévio municipal nas obras de conservação ou a realizar no interior de edifícios

Tal como qualquer outro cidadão, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, pretendeu unir dois apartamentos no mesmo edifício, transformando as duas frações, numa única, em duplex, por outro lado, a tempestade “Martinho” provocou danos nos edifícios que implicam a realização de obras de conservação…

O primeiro-ministro pretendeu unir dois apartamentos no mesmo edifício. Qual o procedimento estabelecido na legislação?

À partida, as obras de conservação ou a realizar no interior dos edifícios ou frações estão isentas de controlo prévio municipal em determinadas condições.

Não nos interessa que procedimentos administrativos desenvolveu o Dr. Luís Montenegro, mas sim que procedimentos deveria ter cumprido, ele ou qualquer outro cidadão, antes de realizar os trabalhos, tal como impõe a legislação atual, o RJUE, alterado pelo “Simplex Urbanístico”.

Serve esta oportunidade para esclarecer os interessados que pretendam realizar obras “isentas de controlo prévio”…

Serve apenas esta oportunidade para esclarecer outros interessados que pretendam realizar obras “isentas de controlo prévio”, sejam de conservação ou, tal como esta, realizada pelo primeiro-ministro, qualquer obra que a lei permita concretizar, sem que a câmara municipal se pronuncie antecipadamente.

Em primeiro lugar, o interessado deve estar munido de legitimidade, ou seja, ser proprietário, ou possuir permissão legal para realizar tal operação urbanística, “obra ou trabalho”.

As autarquias, ainda não “absorveram” a complexa estrutura do “Simplex Urbanístico”

Caso a alteração pretendida implique modificações na estética do edifício, a sua realização carece de autorização dos condóminos, em maioria representativa de dois terços do valor do prédio.

O Simplex Urbanístico não isentou da autorização do condomínio os trabalhos que alterem a estética da fachada.

Quanto ao procedimento de controlo administrativo, em relação à competência da câmara municipal, a obra encontra-se isenta de controlo prévio municipal. Qual o sentido desta isenção?

As obras não poderão ser realizadas sem que o promotor informe a câmara municipal com cinco dias de antecedência…

Significa que, para a realização da obra de conservação ou alteração, não é necessária a prática de qualquer ato permissivo por parte da câmara municipal, desde que as obras não prejudiquem ou não afetem a estrutura de estabilidade do edifício e não impliquem modificações das cérceas, da forma das fachadas, dos telhados ou cobertura e não removam azulejos nas fachadas.

No entanto, tais obras não poderão ser realizadas, sem que o promotor informe a câmara municipal, com cinco dias de antecedência, sobre a data em que pretende dar início aos trabalhos.

Deve ainda, obrigatoriamente, identificar a pessoa encarregada da sua execução.

O interessado deverá também apresentar a caracterização dos trabalhos e justificação que fundamente a isenção de controlo prévio municipal.

Muita atenção! A não apresentação desta informação obrigatória à câmara municipal, com a antecedência mínima de cinco dias anteriores ao início da obra, sujeita o infrator a um processo de contraordenação, punível com coima.

Em caso de incumprimento, a coima pode ascender a 250.000 euros, como determina o nº 4, do art.º 98.º do RJUE

A realização de obras ou trabalhos isentos de controlo prévio municipal deve cumprir os mencionados procedimentos. Caso contrário, o cidadão incumpridor, ou “mal informado”, estará sujeito a um processo de contraordenação, cuja coima é graduada entre 500 e 250.000 euros.

Sim. Leu bem, amigo leitor. Pode ascender a 250.000 euros, como determina o n.º 4 do art. 98.º do RJUE.

Naturalmente, o cidadão não se encontra informado sobre estas imposições legais e pelos vistos as autarquias ainda não “absorveram” a complexa estrutura do “Simplex Urbanístico”.

E esta??

Leia também: Hoje foi sentido mais um sismo no Algarve. Trata-se de um sério aviso… | Por António Nóbrega

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Anoitecer num parque verde. Crédito: Freepik
Nacional Vida & Lazer

Milhares ficarão ‘sem luz’: saiba que localidades portuguesas que vão ficar ‘às escuras’ nesta data

10:30 14 Junho, 2026 02:34 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Algumas localidades portuguesas vão ficar totalmente 'às escuras' durante um fenómeno raro que já tem data

Algarve Desporto Edição Papel

“Neco” inspira Olhão com nova travessia a nado aos quase 78 anos

10:00 14 Junho, 2026 16:40 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Aos quase 78 anos, Mário Barreto volta a liderar um desafio de resistência e amor à terra entre o Farol e Olhão

Edição Papel Opinião

O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega

11:00 14 Junho, 2026 08:38 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cidadão poderá iniciar as obras 'oito dias após a apresentação do pedido'”

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Algarve Cultura

Restauro revela pinturas raras dos séculos XVI e XVIII ocultas sob camadas de cal em Tavira

08:00 14 Junho, 2026 11:21 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Pinturas murais escondidas há séculos são descobertas na Igreja de Santa Maria do Castelo em Tavira

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Bandeira de Portugal pintada em Alte. Crédito: Facebook Freguesia de Alte
Nacional

Há uma aldeia no Algarve que pinta uma bandeira gigante para apoiar Portugal há mais de 20 anos

11:00 14 Junho, 2026 11:29 13 Junho, 2026 | João Luís

A tradição regressou em ano de Mundial, com voluntários a repintar uma bandeira gigante de Portugal numa aldeia do Algarve

Edição Papel Opinião

Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas

07:30 14 Junho, 2026 08:29 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Leão XIV escreve como quem observa o mundo sem ilusões, mas sem ceder ao cinismo".

Carro parado na garagem.
Auto Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Algarve Edição Papel

Especialistas debatem em Albufeira novo regime urbanístico

09:00 14 Junho, 2026 16:42 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, controlo prévio municipal, responsabilidade civil e inteligência artificial estarão em debate em Albufeira

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Algarve Economia Vida & Lazer

Faro reforça oferta de lazer com abertura da NEOFUN

18:10 12 Junho, 2026 18:07 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo centro combina atividade física, tecnologia e trabalho em equipa em desafios onde os participantes entram no jogo

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Anoitecer num parque verde. Crédito: Freepik
Nacional, Vida & Lazer

Milhares ficarão ‘sem luz’: saiba que localidades portuguesas que vão ficar ‘às escuras’ nesta data

10:30 14 Junho, 2026 02:34 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Algumas localidades portuguesas vão ficar totalmente 'às escuras' durante um fenómeno raro que já tem data

Algarve, Desporto, Edição Papel

“Neco” inspira Olhão com nova travessia a nado aos quase 78 anos

10:00 14 Junho, 2026 16:40 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Aos quase 78 anos, Mário Barreto volta a liderar um desafio de resistência e amor à terra entre o Farol e Olhão

Edição Papel, Opinião

O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega

11:00 14 Junho, 2026 08:38 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cidadão poderá iniciar as obras 'oito dias após a apresentação do pedido'”

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Algarve, Cultura

Restauro revela pinturas raras dos séculos XVI e XVIII ocultas sob camadas de cal em Tavira

08:00 14 Junho, 2026 11:21 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Pinturas murais escondidas há séculos são descobertas na Igreja de Santa Maria do Castelo em Tavira

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Bandeira de Portugal pintada em Alte. Crédito: Facebook Freguesia de Alte
Nacional

Há uma aldeia no Algarve que pinta uma bandeira gigante para apoiar Portugal há mais de 20 anos

11:00 14 Junho, 2026 11:29 13 Junho, 2026 | João Luís

A tradição regressou em ano de Mundial, com voluntários a repintar uma bandeira gigante de Portugal numa aldeia do Algarve

Edição Papel, Opinião

Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas

07:30 14 Junho, 2026 08:29 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Leão XIV escreve como quem observa o mundo sem ilusões, mas sem ceder ao cinismo".

Carro parado na garagem.
Auto, Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Algarve, Edição Papel

Especialistas debatem em Albufeira novo regime urbanístico

09:00 14 Junho, 2026 16:42 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, controlo prévio municipal, responsabilidade civil e inteligência artificial estarão em debate em Albufeira

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Algarve, Economia, Vida & Lazer

Faro reforça oferta de lazer com abertura da NEOFUN

18:10 12 Junho, 2026 18:07 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo centro combina atividade física, tecnologia e trabalho em equipa em desafios onde os participantes entram no jogo

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Últimas Notícias

  • Artur Fonseca eleito coordenador da Iniciativa Liberal de Portimão
    Artur Fonseca eleito coordenador da Iniciativa Liberal de Portimão
  • Há uma aldeia no Algarve que pinta uma bandeira gigante para apoiar Portugal há mais de 20 anos
    Há uma aldeia no Algarve que pinta uma bandeira gigante para apoiar Portugal há mais de 20 anos
  • Milhares ficarão ‘sem luz’: saiba que localidades portuguesas que vão ficar ‘às escuras’ nesta data
    Milhares ficarão ‘sem luz’: saiba que localidades portuguesas que vão ficar ‘às escuras’ nesta data
  • “Neco” inspira Olhão com nova travessia a nado aos quase 78 anos
    “Neco” inspira Olhão com nova travessia a nado aos quase 78 anos
  • “Ficou toda contente”: mulher ganha 5.000€ numa raspadinha em Barcelos e pensava que eram 500€
    “Ficou toda contente”: mulher ganha 5.000€ numa raspadinha em Barcelos e pensava que eram 500€
  • Especialistas debatem em Albufeira novo regime urbanístico
    Especialistas debatem em Albufeira novo regime urbanístico

Opinião

  • O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
    O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
  • Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
    Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
  • O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
    O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
  • Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
    Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
    “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal