O concelho de Faro regista 25 casos (+8), Portimão 16 (+5), Albufeira 19 (+3), Silves 5 (+2) e Loulé 10 (+3), segundo os dados do boletim diário divulgados, depois das 19 horas de hoje, pela Administração Regional de Saúde (ARS).
O concelho de Lagoa mantém os mesmos quatro casos, Vila Real de Santo António os três casos e Tavira 1 caso.
Importa informar que a DGS revelou hoje a alteração do critério de divulgação dos casos de infetados por concelho, dizendo que “quando os casos confirmados são inferiores a 3, por motivos de confidencialidade [?], os dados não são apresentados“.
Já a Autoridade de Saúde do Algarve diz, no quadro divulgado no final desta tarde, que a “existência de 6 casos adicionais reportados no relatório de situação da DGS [são] de informação local desconhecida“.
Por causa de um lapso da DGS, que até ao momento não foi rectificado, e que dava o concelho de Lagos com os primeiros 4 casos novos, dezenas de leitores dirigiram-se esta tarde à redação do POSTAL, por telefone e por mensagens escritas – alguns chegaram a insistir mais do que uma vez – para saber se Lagos tinha efetivamente 4 novos casos, que felizmente não se verificou.
Mas, segundo se percebe pelos dados, só agora divulgados pela Autoridade de Saúde do Algarve, tratou-se de um lapso que terá confundido Lagoa com Lagos.
De referir que é possível verificar mais erros no quadro da DGS referentes ao Algarve, com os concelhos de Albufeira e de Loulé com números errados [ver quadro da DGS publicado em baixo].
Dos 89 casos confirmados, 15 estão internados (mais 5 do que ontem) e cinco deles nos cuidados intensivos.
A boa notícia é que já existem 13 casos que tiveram alta, isto é, considerados recuperados.
No Algarve há agora 592 contactos em vigilância ativa (mais 83 casos do que ontem) e já foram testados 413 casos (mais 75 do que ontem).
Quanto ao número de casos a aguardar os resultados laboratorial, que ontem eram 111, o quadro de hoje deixou de fazer qualquer referência, nem tão pouco foi dada qualquer justificação.
Até ao momento, mantém-se oito os concelhos do Algarve sem qualquer confirmação da doença Covid-19.
São eles, Olhão, São Brás de Alportel, Castro Marim e Alcoutim no Sotavento algarvio
No Barlavento são quatro: Aljezur, Monchique, Vila do Bispo e Lagos.
Sabe-se que o Algarve passou para 89 casos (+27), mas apenas 83 casos tem indicação do local conhecido.
Quanto ao Alentejo, a subida também foi grande: 20 casos (+8).
No espaço de 48 horas, o Algarve passou de 46 para 89 casos Covid-19, quase o dobro, e o Alentejo passou de seis para 20, mais do triplo de casos confirmados.
Em Portugal, o número de infetados subiu para os 3544 e o de mortos para 60.
Por isso já sabe: Fique em casa!