Acordar maldisposto pela manhã ou sentir-se irritado à noite é uma realidade para muitos de nós. No entanto, os cientistas descobriram que há um declínio de humor no dia que ocorre independentemente do horário de despertar.
Um estudo realizado pela Universidade de Michigan e Dartmouth Health, publicado no PLOS Digital Health e citado pelo site ZAP.aeiou, concluiu que a maioria das pessoas tende a sentir-se mais animada por volta das 17h, mas experimenta uma queda de humor pelas 5h da madrugada.
Esta queda de humor matinal é independente da hora de despertar de cada indivíduo. Os investigadores acompanharam mais de 2.600 participantes durante dois anos, monitorizando a sua atividade através de smartwatches Fitbit, registando a frequência cardíaca, passos, padrões de sono e pontuações diárias de humor.
Ben Shapiro, autor principal do estudo, esclareceu que o ciclo do humor é natural, atingindo o ponto mais baixo pela manhã e o mais alto à noite, independentemente da privação de sono. No entanto, a privação de sono pode agravar os baixos do humor, tornando o humor ainda mais baixo para aqueles que passam a noite acordados em comparação com os que acabaram de acordar.
Este estudo destaca a importância do relógio interno do corpo no humor do dia e demonstra como a tecnologia, como os smartwatches Fitbit, pode ser utilizada para explorar estes fatores relacionados com a saúde mental. Em vez de métodos invasivos, como colheitas de sangue, a monitorização da atividade diária pode fornecer dados úteis para os profissionais de saúde mental.
Esta descoberta abre portas para a utilização de métricas de ritmo circadiano na prática clínica quotidiana, facilitando a compreensão e gestão do humor e bem-estar dos indivíduos.
Leia também: ALDI vai abrir outra loja no Algarve. É estreia no município