Não é uma novidade que beber água é de extrema importância para assegurar a sobrevivência e a saúde do ser humano. A água engarrafada é a que conquista uma maior confiança por parte das pessoas, em termos de segurança, mas a água da torneira também é própria para consumo e a percentagem de água segura em Portugal continental é de 98,85%, um valor considerado de excelência.
De qualquer forma, nem toda a água que vem da torneira é segura. Falamos, por exemplo, da água que sai da torneira das casas de banho dos aviões.
A água da torneira nos aviões não é segura
Provavelmente, durante uma viagem de avião, já sentiu sede e para não ter de pagar para beber água pensou fazê-lo na casa de banho. No entanto, não o deve fazer e o melhor mesmo será pagar por uma garrafa.
Isto porque testes recentes descobriram que a água da torneira nos aviões não é sanitária e a qualidade varia muito entre as diferentes companhias aéreas.
Sublinha o Notícias ao Minuto que os testes realizados encontraram a presença de microrganismos na água, incluindo as bactérias coliformes totais. A sua presença em água potável indica que patogénicos causadores de doenças também podem estar presentes. Quer isto dizer que nunca deverá beber água no avião, a não ser que esteja dentro de uma garrafa.
Evite também o consumo de chá e café no avião
Também no avião deve evitar consumir chá ou café, ainda que o consumo de ambas as bebidas seja permitido. O que acontece é que a bactéria E.Coli pode estar a ser transmitida enquanto a água está em trânsito, havendo mais micro-organismos nos meios de transporte da água do que na fonte original desta, podendo estar a ser transferida enquanto o camião faz a descarga da água para o avião.
Em 2018 foi até divulgado um estudo que apontou para o facto de um em cada oito aviões falhar nos padrões relativos à segurança da água.
Leia também: Saiba qual é o valor máximo que pode pagar com cartão multibanco sem precisar de inserir o PIN