É fundamental escovar os dentes duas vezes ao dia para manter uma boa higiene oral, mas, além da regularidade, o momento da escovagem também tem um grande impacto na saúde dos dentes. Embora muitas pessoas tenham o hábito de lavar os dentes logo após o pequeno-almoço, este gesto pode ser mais prejudicial do que benéfico, alerta o cirurgião dentário Vikas Prinja, citado pelo Mirror. De acordo com o especialista, o ideal é escovar os dentes antes de comer, e não depois.
A razão para isso é simples: durante a noite, a produção de saliva diminui substancialmente, o que facilita a multiplicação das bactérias na boca. Essas bactérias, que se alimentam dos restos de comida presentes na boca ao acordar, libertam ácidos que, se não forem removidos, podem causar cáries dentárias. Quando se escovam os dentes logo após o pequeno-almoço, estamos a esfregar esses ácidos diretamente nos dentes, o que pode provocar o desgaste do esmalte dentário. Esse desgaste, por sua vez, pode resultar em dentes mais sensíveis, mais finos e amarelados.
Segundo o Notícias ao Minuto, o especialista recomenda para evitar este problema, que a escovagem seja feita logo após acordar, antes de ingerir qualquer alimento ou bebida. A escovagem inicial ajuda a remover as bactérias acumuladas durante a noite, prevenindo a sua ação corrosiva sobre os dentes. Para complementar a higiene bucal, Vikas Prinja sugere o uso de elixir bucal após as refeições. O elixir ajuda a remover pequenos pedaços de comida e a eliminar as bactérias, sem alimentar a sua proliferação.
Além disso, a utilização do elixir bucal pode ser uma boa opção para quem não tem a possibilidade de lavar os dentes após as refeições. Este cuidado adicional contribui para uma boca mais limpa e saudável, prevenindo o aparecimento de cáries e outros problemas dentários a longo prazo.
Leia também: Posso utilizar Via Verde para pagamento automático de portagens em Espanha?