Os dias mais frios levam-nos, muitas vezes, a escolher pratos mais reconfortantes para as nossas refeições, que normalmente também são mais calóricos. Mas será que o frio, por si só, é o culpado pelo aumento de peso? Neste artigo, exploramos a questão, analisando os aspectos fisiológicos e os hábitos que podem influenciar o peso durante a estação de inverno, com informação partilhada pelo site Metrópoles.
Do ponto de vista fisiológico, não é necessariamente verdade o frio que leva diretamente ao ganho de peso. Quando as temperaturas caem, o nosso corpo precisa de produzir mais calor para manter a temperatura interna estável. Como resultado, o metabolismo é estimulado, resultando numa maior queima de calorias.
De acordo com o nutrólogo João Gustavo Gaspar, o aumento de peso no inverno ocorre mais frequentemente em pessoas que fazem escolhas alimentares menos saudáveis e evitam a prática de exercícios físicos. É também comum que durante o inverno as pessoas bebam menos água, o que pode prejudicar o funcionamento do organismo e levar a esse mesmo aumento de peso.
Para evitar o cenário, o especialista recomenda fazer escolhas mais saudáveis em relação às refeições quentes de inverno. Por exemplo, substituir cozidos ricos em calorias, como aqueles que levam batata e chouriço, por opções com ingredientes mais leves, como couve-flor e cogumelos. Além disso, pode também trocar o chocolate quente por chás, que são menos calóricos e têm propriedades termogénicas.
O chá, segundo o nutrólogo, é uma excelente opção durante o inverno, com destaque para os chás verde, cavalinha e hibisco, que não só aquecem o corpo, como também proporcionam benefícios à saúde. Estas escolhas mais saudáveis podem ajudar a evitar o aumento de peso durante o inverno, permitindo que desfrutemos das iguarias da estação sem prejudicar a saúde.
O frio, por si só, não é o principal responsável pelo aumento do peso. São os nossos hábitos alimentares e de atividade física durante o inverno que podem impactar o que a balança dita. Fazer escolhas conscientes e optar por refeições quentes mais saudáveis pode ser a chave para desfrutar do inverno sem preocupações com a balança.
Leia também: Conheça o truque para preparar em casa castanhas perfeitas iguais às de rua