Os tempos de espera nas urgências hospitalares continuavam elevados na manhã desta sexta-feira, 26 de dezembro, com destaque para o Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, onde os doentes classificados como urgentes aguardavam mais de 12 horas pela primeira observação, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
De acordo com a informação disponível pelas 08h30, naquele hospital estavam sete utentes com pulseira amarela (urgente) à espera de serem observados. Havia também um doente com pulseira laranja (muito urgente), com um tempo médio de espera a rondar as 12 horas, quando o tempo recomendado é de 10 minutos após a triagem.
No Algarve, o portal do SNS indicava que, em Portimão, os utentes classificados como urgentes estavam a aguardar mais de quatro horas para a primeira observação, num quadro que, embora abaixo de alguns dos piores registos da manhã, se mantinha muito acima do tempo aconselhado.
Em Lisboa e Vale do Tejo, o Hospital Amadora-Sintra apresentava uma melhoria face ao dia de Natal: os 10 utentes com pulseira amarela que ali se encontravam esperavam quase quatro horas. Existiam ainda cinco pessoas classificadas como muito urgentes, com um tempo de 50 minutos para primeira observação.
Também o Hospital de Vila Franca de Xira registava cerca de cinco horas de espera para os 12 utentes urgentes, num valor semelhante ao verificado no hospital de Braga (04h57). Em Évora, no Hospital Espírito Santo, os nove doentes com pulseira amarela aguardavam quase sete horas.
No Garcia de Orta, em Almada, o tempo de espera para utentes urgentes era de quase três horas, idêntico ao registado no Hospital do Barreiro, onde estavam 20 doentes com a mesma classificação. Já no Santa Maria, em Lisboa, e no Beatriz Ângelo, em Loures, as esperas rondavam as duas horas.
Segundo o sistema de triagem, as situações muito urgentes (pulseira laranja) têm atendimento recomendado nos 10 minutos seguintes à triagem, enquanto os casos urgentes (amarela) não deveriam aguardar mais de 60 minutos. Para os pouco urgentes (pulseira verde), o tempo recomendado é de 120 minutos.
As autoridades de saúde voltam a apelar para que, antes de se deslocar a uma urgência, a população contacte a Linha SNS24 (808 24 24 24), para receber orientação adequada.
Leia também: Ministra da Saúde obriga serviços a garantir altas nos dias de tolerância de ponto
















