Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Covid-19: vírus perde 90% da capacidade de infetar ao fim de 20 minutos no ar

Conclusão de um estudo britânico que ainda não foi revisto pelos pares.

12:14 12 Janeiro, 2022 12:16 12 Janeiro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O novo coronavírus SARS-CoV-2 perde 90% da capacidade de infetar ao fim de 20 minutos no ar – com a maior parte dessa perda a registar-se nos primeiros cinco minutos, revela um estudo da Universidade de Bristol que ainda não foi revisto pelos pares.

As descobertas reforçam a importância do distanciamento físico e o uso de máscaras, provavelmente os meios mais eficazes de prevenir o contágio. A ventilação dos espaços, embora ainda valha a pena, provavelmente terá um impacto menor na prevenção da transmissão deste vírus.

“As pessoas têm estado preocupadas com espaços mal ventilados e a acreditar que há transmissão por via aérea numa distância de vários metros dentro de uma sala. Não estou a dizer que isso não aconteça, mas acho que ainda assim o maior risco de exposição é quando se está perto de alguém” infetado, disse Jonathan Reid, diretor do Aerosol Research Centre da Universidade de Bristol e principal autor do estudo, ao jornal The Guardian.

Até agora, as nossas suposições sobre quanto tempo o vírus sobrevive em minúsculas gotículas no ar eram baseadas em experiências que envolveram a pulverização de vírus em recipientes selados que giram para manter as gotículas no ar. Usando esse método, investigadores dos EUA descobriram que o vírus infeccioso ainda pode ser detetado após três horas. No entanto, tais experiências não reproduzem com precisão o que acontece quando tossimos ou respiramos.

APARELHO AVALIA CONDIÇÕES CLIMÁTICAS EM QUE O VÍRUS PERMANECE COM CAPACIDADE DE INFETAR

Nesta experiência mais recente, os investigadores da Universidade de Bristol desenvolveram um aparelho que lhes permitiu gerar qualquer número de partículas minúsculas contendo vírus e levitar suavemente entre dois anéis elétricos entre cinco segundos a 20 minutos, enquanto controlavam a temperatura, humidade e a intensidade UV.

“Esta é a primeira vez que alguém consegue simular o que acontece com o aerossol durante o processo de expiração”, afirmou Reid.

O estudo, que ainda não teve validação científica por outros especialistas, sugere que, à medida que as partículas virais deixam as condições relativamente húmidas e ricas em dióxido de carbono dos pulmões, rapidamente perdem água e secam. A transição para níveis mais baixos de dióxido de carbono está associada a um aumento rápido do pH. Ambos os fatores interrompem a capacidade de o vírus de infetar células humanas, mas a velocidade com que as partículas secam varia de acordo com a humidade relativa do ar ao redor.

Quando era inferior a 50% – semelhante ao ar relativamente seco encontrado em muitos escritórios – o vírus perdeu cerca de metade de sua capacidade de infetar em cinco segundos, após o qual o declínio foi mais lento e constante, com uma perda adicional de 19% em relação aos seguintes cinco minutos. Com 90% de humidade – aproximadamente o equivalente a uma sala de vapor ou chuveiro – o declínio na capacidade de infetar foi mais gradual, com 52% das partículas a permanecer infecciosas após cinco minutos, caindo para cerca de 10% após 20 minutos.

No entanto, a temperatura do ar não fez diferença na capacidade viral, contrariando a crença amplamente difundida de que a transmissão viral é menor em altas temperaturas.

“Isto significa que, se estou com amigos num bar, o principal risco será provavelmente eu transmitir aos meus amigos ou vice-versa, e não um contágio de alguém no outro lado da sala,” disse Reid, sublinhando a importância de se usar máscara em situações em que as pessoas não podem se distanciar fisicamente.

CERCA DE 5,5 MILHÕES DE MORTOS NO MUNDO

A covid-19 provocou 5.494.101 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, em novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

  • Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL

Cultura Nacional

Bandidos do Cante ficam fora da final da Eurovisão

09:55 13 Maio, 2026 09:59 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Eurovisão 2026: Portugal ficou fora da final, após atuação dos Bandidos do Cante na semifinal realizada em Viena

Algarve Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Algarve Animais

Livre questiona Governo sobre mudança no centro do lince-ibérico em Silves

07:15 13 Maio, 2026 07:10 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Equipa do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico alerta para riscos na transição de gestão prevista para o final do mês

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar

10:30 13 Maio, 2026 09:26 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria aposta sempre da mesma forma no Euromilhões. Pequenos pormenores passam despercebidos e raramente são discutidos

Casal preocupado com a sua situação financeira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Está na lista de devedores da Autoridade Tributária? Saiba como consultar e o que fazer para retirar o nome

08:50 13 Maio, 2026 08:41 13 Maio, 2026 | João Luís

A lista de devedores à Autoridade Tributária é pública: veja como consultar e o que fazer para retirar o nome

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Dia de chuva, nevoeiro e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro

06:00 13 Maio, 2026 11:00 12 Maio, 2026 | João Luís

A chuva ainda não vai embora: o IPMA prevê aguaceiros, trovoada e nevoeiro em várias regiões de Portugal ao longo do dia

Opinião

Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão

08:22 13 Maio, 2026 09:33 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"O Estado não pode exigir atenção máxima aos condutores enquanto tolera estradas que confundem, distraem ou abandonam quem nelas circula"

Algarve

Variante a Olhão inaugurada após décadas de espera

09:20 13 Maio, 2026 09:29 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Ministro diz que Governo quer resolver problemas rodoviários do Algarve e desbloquear investimentos travados há anos

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Antes do sol vem chuva e trovoada: mau tempo tem os ‘dias contados’ a partir desta data mas ainda vai afetar estas regiões

09:30 13 Maio, 2026 12:16 12 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Bom tempo deverá regressar a Portugal nos próximos dias mas antes ainda vai haver episódios de chuva e trovoada em algumas regiões

Casal de jovens em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vive numa casa arrendada? Há um simples detalhe no IRS que pode render algum dinheiro

09:10 13 Maio, 2026 09:04 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Os inquilinos vão ter de declarar algo no IRS de 2026 que muitos ainda ignoram. E pode valer dinheiro

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Algarve Saúde

“Maio, Mês do Coração” leva rastreios gratuitos às freguesias de Olhão

08:38 13 Maio, 2026 08:38 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão promove rastreios cardiovasculares gratuitos no âmbito das comemorações do “Maio, Mês do Coração”

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Algarve Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Cultura, Nacional

Bandidos do Cante ficam fora da final da Eurovisão

09:55 13 Maio, 2026 09:59 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Eurovisão 2026: Portugal ficou fora da final, após atuação dos Bandidos do Cante na semifinal realizada em Viena

Algarve, Cultura

Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal

06:50 13 Maio, 2026 06:52 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Moradia de 1945 em Quarteira, conhecida como “Vila Maria Izidra”, recebe classificação de Interesse Municipal.

Algarve, Animais

Livre questiona Governo sobre mudança no centro do lince-ibérico em Silves

07:15 13 Maio, 2026 07:10 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Equipa do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico alerta para riscos na transição de gestão prevista para o final do mês

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar

10:30 13 Maio, 2026 09:26 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria aposta sempre da mesma forma no Euromilhões. Pequenos pormenores passam despercebidos e raramente são discutidos

Casal preocupado com a sua situação financeira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Está na lista de devedores da Autoridade Tributária? Saiba como consultar e o que fazer para retirar o nome

08:50 13 Maio, 2026 08:41 13 Maio, 2026 | João Luís

A lista de devedores à Autoridade Tributária é pública: veja como consultar e o que fazer para retirar o nome

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Dia de chuva, nevoeiro e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas e chuva forte: mau tempo continua a ‘atormentar’ Portugal e há regiões com nevoeiro

06:00 13 Maio, 2026 11:00 12 Maio, 2026 | João Luís

A chuva ainda não vai embora: o IPMA prevê aguaceiros, trovoada e nevoeiro em várias regiões de Portugal ao longo do dia

Opinião

Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão

08:22 13 Maio, 2026 09:33 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"O Estado não pode exigir atenção máxima aos condutores enquanto tolera estradas que confundem, distraem ou abandonam quem nelas circula"

Algarve

Variante a Olhão inaugurada após décadas de espera

09:20 13 Maio, 2026 09:29 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Ministro diz que Governo quer resolver problemas rodoviários do Algarve e desbloquear investimentos travados há anos

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Antes do sol vem chuva e trovoada: mau tempo tem os ‘dias contados’ a partir desta data mas ainda vai afetar estas regiões

09:30 13 Maio, 2026 12:16 12 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Bom tempo deverá regressar a Portugal nos próximos dias mas antes ainda vai haver episódios de chuva e trovoada em algumas regiões

Casal de jovens em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vive numa casa arrendada? Há um simples detalhe no IRS que pode render algum dinheiro

09:10 13 Maio, 2026 09:04 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Os inquilinos vão ter de declarar algo no IRS de 2026 que muitos ainda ignoram. E pode valer dinheiro

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Algarve, Saúde

“Maio, Mês do Coração” leva rastreios gratuitos às freguesias de Olhão

08:38 13 Maio, 2026 08:38 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão promove rastreios cardiovasculares gratuitos no âmbito das comemorações do “Maio, Mês do Coração”

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Algarve, Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Últimas Notícias

  • Fernando Dacosta fala sobre vida e legado de Amália Rodrigues na Biblioteca de Tavira
    Fernando Dacosta fala sobre vida e legado de Amália Rodrigues na Biblioteca de Tavira
  • O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar
    O erro mais comum no Euromilhões não está nos números: saiba do que se trata e como o tentar evitar
  • Bandidos do Cante ficam fora da final da Eurovisão
    Bandidos do Cante ficam fora da final da Eurovisão
  • Antes do sol vem chuva e trovoada: mau tempo tem os ‘dias contados’ a partir desta data mas ainda vai afetar estas regiões
    Antes do sol vem chuva e trovoada: mau tempo tem os ‘dias contados’ a partir desta data mas ainda vai afetar estas regiões
  • Variante a Olhão inaugurada após décadas de espera
    Variante a Olhão inaugurada após décadas de espera
  • Vive numa casa arrendada? Há um simples detalhe no IRS que pode render algum dinheiro
    Vive numa casa arrendada? Há um simples detalhe no IRS que pode render algum dinheiro

Opinião

  • Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
    Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
  • Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
    Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
  • Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
    Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
  • Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
    Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
  • Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
    Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal