Skip to content
Postal do Algarve

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS
Saúde

Covid-19: Pandemia está longe de acabar e novas variantes podem surgir, alerta OMS

OMS sublinha que endemia não é sinónimo do “fim da emergência de saúde” e que “a endemia só quer dizer que está cá para sempre”.

23:49 18 Janeiro, 2022 23:49 18 Janeiro, 2022 | Jornal Postal
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

A Organização Mundial da Saúde avisou esta terça-feira que a pandemia “está longe de acabar”, lembrando que novas variantes do SARS-CoV-2 podem surgir depois da disseminação da variante Ómicron.

“As pessoas falam em pandemia versus endemia”, começou por afirmar o chefe de operações de emergência da OMS, Michael Ryan, durante uma intervenção virtual no Fórum Económico Mundial.

“A endemia Malária mata centenas de milhar de pessoas; a endemia HIV, a endemia violência nas nossas cidades”, frisou, acrescentando que “a endemia por si só não é bom – a endemia só quer dizer que está cá para sempre”.

Lembrando que a variante Ómicron é muito mais contagiosa do que as variantes anteriores, mas que aparentemente causa um menor número de vítimas mortais, o responsável defendeu que a vacinação é prioritária.

“O que precisamos de fazer é chegar a baixos níveis de incidência da doença com a vacinação da população, para que ninguém tenha de morrer. É esse o fim da emergência de saúde, na minha opinião. É esse o fim da pandemia”, destacou. 

Já o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, advertiu, na habitual videoconferência de imprensa da organização sobre a evolução epidemiológica da Covid-19, que “esta pandemia está longe de acabar”.

“Esta pandemia está longe de acabar, e com o incrível crescimento global da Ómicron, novas variantes podem surgir”, disse.

Ghebreyesus reiterou que, apesar de ser menos grave, a Ómicron está a causar hospitalizações, a maioria entre pessoas não vacinadas, e mortes.

“Mesmo os casos menos graves estão a inundar as unidades de saúde”, alertou, assinalando que, em muitos países, “as próximas semanas vão continuar a ser críticas para os profissionais e sistemas de saúde”.

“Peço a todos que façam o melhor para reduzir o risco de infeção, para que possam ajudar a aliviar a pressão dos sistemas” de saúde, apelou o dirigente da OMS, enfatizando que a vacinação “é a chave para proteger os hospitais de ficarem sobrecarregados”, porque continua eficaz a prevenir a doença grave e a morte.

Segundo a OMS, na semana passada foram reportados mais de 18 milhões de novos casos de infeção no mundo. O número de mortes por Covid-19 “manteve-se estável”.

Últimas

  • Já se sabe para onde vão as coisas que oferecem a Fernando Mendes em ‘O Preço Certo’ [vídeo]
    Já se sabe para onde vão as coisas que oferecem a Fernando Mendes em ‘O Preço Certo’ [vídeo]
  • Ator João Baptista condenado a 20 meses de prisão por violência doméstica à ex-namorada
    Ator João Baptista condenado a 20 meses de prisão por violência doméstica à ex-namorada
  • Piloto não arrisca em aterrar na Madeira enquanto avião “dança com o vento” [vídeo]
    Piloto não arrisca em aterrar na Madeira enquanto avião “dança com o vento” [vídeo]
  • Portugal continental vai ter primeira central de dessalinização em Albufeira. Espanha já tem 68
    Portugal continental vai ter primeira central de dessalinização em Albufeira. Espanha já tem 68
  • Foi assim que aconteceu: eis a explosão cósmica mais brilhante de todos os tempos
    Foi assim que aconteceu: eis a explosão cósmica mais brilhante de todos os tempos

Opinião

  • História de um assassinato onde faz presença a silenciada guerra colonial | Por Mário Beja Santos
    História de um assassinato onde faz presença a silenciada guerra colonial | Por Mário Beja Santos
  • Leitura da Semana: Matilde, quando se perde alguém, de Mary Katherine Martins e Silva  | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: Matilde, quando se perde alguém, de Mary Katherine Martins e Silva  | Por Paulo Serra
  • Ponte para a Ilha de Cabanas: Carta Aberta à Sra. Presidente da Câmara Municipal de Tavira | Por José António Pinto
    Ponte para a Ilha de Cabanas: Carta Aberta à Sra. Presidente da Câmara Municipal de Tavira | Por José António Pinto

Europe Direct Algarve

  • Podcast | FYODOR AKINFEEV: Uma Sinfonia Siberiana | Por Pedro Moleiro
    Podcast | FYODOR AKINFEEV: Uma Sinfonia Siberiana | Por Pedro Moleiro
  • LIXARTE: uma aula com Carlos Perrone. Desenhando Horizontes | Por Lilly Castanho
    LIXARTE: uma aula com Carlos Perrone. Desenhando Horizontes | Por Lilly Castanho
  • Escola Internacional de Aljezur, educar com inspiração [fotos]
    Escola Internacional de Aljezur, educar com inspiração [fotos]
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve