A humidade é, para muitas pessoas, um verdadeiro pesadelo dentro da sua própria casa. Infelizmente, nem sempre é fácil de resolver e, muitas vezes, resulta de defeitos estruturais da própria casa, o que pode exigir algum investimento em obras.
É desagradável, tem mau odor e pode prejudicar em muito a sua saúde. Onde está a humidade? Em locais com infiltrações, como telhados, paredes e tetos com bolor, em objetos com manchas também de bolor e roupas com cheiro a mofo. Certas madeiras, papéis de parede, carpetes e vasos também são suscetíveis ao crescimento de bolor. Na prática, o bolor surge de fungos que, nos meses mais húmidos, crescem e se transformam em manchas.
“Níveis elevados de humidade podem ser tóxicos para as vias aéreas, que provocam sintomas nasais, como escorrência, tosse, pieira e falta de ar. Isto acontece por mecanismos de alergia, inflamação, ação de toxinas ou por desenvolvimento de infeções”, explica David Barros Coelho, pneumologista no Centro Hospitalar Universitário de São João e investigador da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Contudo, existem algumas medidas simples que todos podemos adotar para prevenir ou minimizar o impacto da humidade em casa. Deixamos-lhe uma solução caseira que poderá fazer toda a diferença.
Esta solução passa por dois ingredientes: sal grosso e amaciador da roupa. Segundo o Informe Brasil, é tudo o que necessita para criar uma solução caseira contra a humidade em casa. O processo é bastante simples: precisa de um recipiente velho de plástico ou um jarro de vidro com tampa. Faça alguns furos na tampa. Coloque cinco colheres de sopa de sal grosso dentro do recipiente. Depois, junte uma tampa cheia de amaciador da roupa. Feche o recipiente muito bem e coloque-o em zonas da casa afetadas pela humidade e bolor, como armários e casas de banho.
Diz o Informe Brasil que esta mistura vai ajudar a absorver a humidade, reduzindo a formação de bolor. Para manter a eficácia desta solução, substitua-a com regularidade.
Leia também: Conheça esta praia fluvial que é considerada “tesouro bem guardado”