No verão, uma grande parte dos portugueses tem o hábito de fazer praia, tanto em Portugal como no estrangeiro. Há quem vá sempre à mesma praia, mas também há quem prefira mudar de areal para explorar novas paisagens. O que muitos não sabem é que algumas das praias portuguesas garantem benefícios para a saúde de quem lá vai, até nos meses de inverno. Assim sendo, já que vai relaxar à beira-mar, aproveite para escolher uma praia que ajude a melhorar a sua saúde.
Ir à praia pode implicar ficar todo o dia deitado a apanhar sol, no entanto, é possível fazê-lo de forma saudável, tendo em conta o areal que escolher. É que existe todo um conjunto de areais em Portugal que são muito ricos em iodo, um nutriente com um papel importante na tiroide, já que esta glândula precisa de iodo para produzir hormonas. O que se sabe é que a Praia de Moledo (Caminha) e a Praia da Apúlia (Esposende) são as mais ricas em iodo no nosso país.
Embora com menor presença de iodo, não tem de ir necessariamente até ao norte do país para frequentar um areal com benefícios para a saúde. Isto porque na zona centro, nomeadamente na Praia dos Pescadores (Ericeira) e na Praia da Parede (Cascais), também poderá encontrar este famoso nutriente essencial para a saúde da sua tiroide.
Também o Algarve não fica esquecido no que diz respeito à presença de iodo nas praias e há um areal em particular que tem este nutriente em abundância. Falamos da Praia da Fuseta, que se encontra na ilha da Armona, no extremo oposto à praia com o nome da ilha.
Para chegar a esta praia terá de atravessar um troço da Ria Formosa de barco. A partir de maio e até outubro pode apanhar o barco que parte do cais da Fuseta e que assegura a ligação até à praia. Contudo, no inverno, para chegar ao areal da Fuseta terá de apanhar um barco em Olhão rumo à Armona e depois terá de caminhar junto ao mar durante mais de uma hora.
Leia também: Esta cidade a menos de 2h de Portugal é comparada a Albufeira e tem camelos na praia