Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saladas embaladas num supermercado. Crédito: Freepik
Saladas embaladas num supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Compra estas ‘saladas’ no supermercado? Especialistas alertam para risco pouco conhecido

Parecem frescas, práticas e seguras. Mas há um detalhe pouco falado sobre as verduras prontas a consumir que pode mudar a forma como olha para elas

12:30 19 Abril, 2026 12:27 19 Abril, 2026 | Tiago Alcobia
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Comprar verduras pré-lavadas e prontas a consumir tornou-se um hábito comum para quem procura poupar tempo sem abdicar de uma alimentação equilibrada. Sacos de alface ou espinafres prontos a usar entram diretamente no carrinho e seguem para a mesa sem grande preparação. Ainda assim, por detrás desta conveniência, escondem-se riscos que continuam a preocupar especialistas em segurança alimentar.

De acordo com a Executive Digest, que cita o site norte-americano especializado em saúde e bem-estar Verywell Health, vários peritos alertam que estas verduras estão entre os alimentos mais vulneráveis à contaminação bacteriana ao longo de toda a cadeia de produção. A facilidade de consumo não elimina os perigos, antes pode ampliá-los em determinadas circunstâncias.

Um risco que não é apenas teórico

Os episódios de contaminação associados a verduras de folha verde não são casos isolados. Pelo contrário, têm surgido de forma recorrente ao longo dos anos, envolvendo microrganismos como E. coli, salmonela e listeria, capazes de provocar doença grave.

A explicação começa logo na origem. No campo, as plantas podem entrar em contacto com bactérias presentes na água de irrigação, no solo ou provenientes de animais. A proximidade entre explorações agrícolas e pecuárias aumenta esse risco, sobretudo quando há escoamento de resíduos para fontes de água utilizadas na produção.

Durante a colheita e o transporte, surgem novos pontos críticos. O contacto humano, os equipamentos e a água utilizada nos processos pós-colheita podem contribuir para a contaminação. Nada disto é visível a olho nu, o que dificulta a perceção do risco por parte do consumidor.

Quando a eficiência aumenta o problema

O processamento industrial, pensado para garantir rapidez e escala, pode também amplificar o impacto de uma eventual contaminação. Verduras provenientes de diferentes explorações são frequentemente misturadas, lavadas e embaladas em conjunto.

Na prática, uma única folha contaminada pode afetar milhares de embalagens distribuídas por diferentes regiões. Este efeito multiplicador torna mais difícil controlar surtos e identificar a sua origem.

Outro ponto crítico está na refrigeração. Embora essencial para conservar os alimentos, o frio não elimina bactérias, apenas abranda a sua multiplicação. Se a cadeia de frio for interrompida, mesmo por períodos curtos, o risco pode aumentar.

Lavar ou não lavar?

Perante estas informações, muitos consumidores optam por lavar novamente as verduras em casa. No entanto, essa prática não garante maior segurança. A água corrente não é suficiente para remover patógenos aderentes às folhas e pode até introduzir novas fontes de contaminação, caso superfícies ou utensílios não estejam devidamente limpos.

Além disso, algumas bactérias conseguem formar estruturas que aderem à superfície das folhas, resistindo à simples passagem por água. A eliminação eficaz exigiria calor, o que não é compatível com o consumo típico destas verduras, geralmente cruas.

Como reduzir o risco

Apesar das limitações, há medidas que podem ajudar a diminuir a exposição. Verificar datas de validade, evitar embalagens com excesso de humidade ou folhas deterioradas e manter sempre o produto refrigerado são passos básicos.

A escolha de verduras inteiras, como cabeças de alface ou molhos de espinafres, surge como alternativa. Nestes casos, a menor manipulação e superfície exposta reduzem a probabilidade de contaminação generalizada. A lavagem sob água corrente antes do consumo continua a ser recomendada para remover sujidade e resíduos.

Segundo a mesma fonte, a segurança alimentar neste tipo de produtos depende de múltiplos fatores, muitos dos quais escapam ao controlo direto do consumidor. A conveniência mantém-se, mas não dispensa atenção.

Leia também: ULS Algarve liderou despesa do SNS com prestadores de serviço em 2025

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Picada de alforreca. Crédito: Foto AI
Nacional Saúde

Atenção se vai à praia: saiba o que fazer se tocar numa alforreca e que erros deve evitar

18:20 31 Maio, 2026 17:08 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Se for picado por uma alforreca na praia, há procedimentos recomendados e erros comuns que deve evitar nos primeiros minutos

Praia do Camilo.
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis ‘fogem’ do calor de Sevilha e vão para esta pequena praia no Algarve que pode não ter espaço para todos

15:20 31 Maio, 2026 15:38 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Há cada vez mais espanhóis a atravessar a fronteira para conhecer uma praia no Algarve rodeada por falésias

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo vai dar nova ‘reviravolta’? Chuva, frio e calor podem marcar os próximos dias e estas serão as regiões afetadas

10:30 31 Maio, 2026 10:24 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O tempo pode voltar a mudar em Portugal, com chuva e frio em algumas regiões antes de uma possível subida acentuada da temperatura

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados no início de junho: estas serão as regiões afetadas

17:30 31 Maio, 2026 15:23 30 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para o início do mês de junho

Peixe frito.
Algarve Gastronomia

Vivo não, frito sim: este peixe que ninguém quer ver pela frente na praia tem cada vez mais fãs nos restaurantes algarvios

18:40 31 Maio, 2026 15:31 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Peixe conhecido pelas picadas nas praias algarvias está a ganhar espaço na restauração, sobretudo em filetes fritos

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve Europa Vida & Lazer

Nem praias nem restaurantes: alemães entregam prémio ao Algarve e este foi o motivo

14:40 31 Maio, 2026 15:01 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Algarve voltou a entrar nas listas internacionais, mas desta vez o destaque não tem ligação direta às praias

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma viragem no tempo em Portugal: jato polar pode trazer chuva, vento e descida da temperatura nesta data

06:00 31 Maio, 2026 10:39 30 Maio, 2026 | João Luís

Junho pode trazer uma mudança no tempo em Portugal: corrente de jato polar pode trazer chuva, vento e temperaturas mais amenas

Opinião

Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida

10:50 31 Maio, 2026 18:18 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia Internacional do Acolhimento Familiar – 31 de maio: "Acolher uma criança é um ato de responsabilidade e de humanidade"

Opinião Saúde

Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo

07:30 31 Maio, 2026 15:45 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Aproveite o bom tempo. Saia de casa. Caminhe, ande de bicicleta, vá à praia, brinque com os filhos no parque"

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Vista sobre o bairro de Alfama, em Lisboa.
Mundo Nacional

Britânicos consideram esta cidade portuguesa como a melhor do mundo para expatriados

18:00 31 Maio, 2026 18:09 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A cidade portuguesa é a mais habitável do mundo para expatriados, num ranking internacional que avaliou custo de vida, segurança, saúde, qualidade do ar e facilidade de integração

Fachada de uma loja Continente. Crédito: Continente | DR
Nacional Tech

Continente instala câmaras nas prateleiras e explica o motivo: não é para vigiar clientes

17:20 31 Maio, 2026 17:23 27 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Imagens partilhadas nas redes sociais mostram câmaras instaladas em prateleiras do Continente

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Cristiano Ronaldo.
Desporto Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Picada de alforreca. Crédito: Foto AI
Nacional, Saúde

Atenção se vai à praia: saiba o que fazer se tocar numa alforreca e que erros deve evitar

18:20 31 Maio, 2026 17:08 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Se for picado por uma alforreca na praia, há procedimentos recomendados e erros comuns que deve evitar nos primeiros minutos

Praia do Camilo.
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis ‘fogem’ do calor de Sevilha e vão para esta pequena praia no Algarve que pode não ter espaço para todos

15:20 31 Maio, 2026 15:38 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Há cada vez mais espanhóis a atravessar a fronteira para conhecer uma praia no Algarve rodeada por falésias

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo vai dar nova ‘reviravolta’? Chuva, frio e calor podem marcar os próximos dias e estas serão as regiões afetadas

10:30 31 Maio, 2026 10:24 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O tempo pode voltar a mudar em Portugal, com chuva e frio em algumas regiões antes de uma possível subida acentuada da temperatura

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve, Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados no início de junho: estas serão as regiões afetadas

17:30 31 Maio, 2026 15:23 30 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para o início do mês de junho

Peixe frito.
Algarve, Gastronomia

Vivo não, frito sim: este peixe que ninguém quer ver pela frente na praia tem cada vez mais fãs nos restaurantes algarvios

18:40 31 Maio, 2026 15:31 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Peixe conhecido pelas picadas nas praias algarvias está a ganhar espaço na restauração, sobretudo em filetes fritos

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Nem praias nem restaurantes: alemães entregam prémio ao Algarve e este foi o motivo

14:40 31 Maio, 2026 15:01 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Algarve voltou a entrar nas listas internacionais, mas desta vez o destaque não tem ligação direta às praias

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma viragem no tempo em Portugal: jato polar pode trazer chuva, vento e descida da temperatura nesta data

06:00 31 Maio, 2026 10:39 30 Maio, 2026 | João Luís

Junho pode trazer uma mudança no tempo em Portugal: corrente de jato polar pode trazer chuva, vento e temperaturas mais amenas

Opinião

Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida

10:50 31 Maio, 2026 18:18 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia Internacional do Acolhimento Familiar – 31 de maio: "Acolher uma criança é um ato de responsabilidade e de humanidade"

Opinião, Saúde

Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo

07:30 31 Maio, 2026 15:45 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Aproveite o bom tempo. Saia de casa. Caminhe, ande de bicicleta, vá à praia, brinque com os filhos no parque"

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Vista sobre o bairro de Alfama, em Lisboa.
Mundo, Nacional

Britânicos consideram esta cidade portuguesa como a melhor do mundo para expatriados

18:00 31 Maio, 2026 18:09 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A cidade portuguesa é a mais habitável do mundo para expatriados, num ranking internacional que avaliou custo de vida, segurança, saúde, qualidade do ar e facilidade de integração

Fachada de uma loja Continente. Crédito: Continente | DR
Nacional, Tech

Continente instala câmaras nas prateleiras e explica o motivo: não é para vigiar clientes

17:20 31 Maio, 2026 17:23 27 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Imagens partilhadas nas redes sociais mostram câmaras instaladas em prateleiras do Continente

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Cristiano Ronaldo.
Desporto, Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Últimas Notícias

  • Vivo não, frito sim: este peixe que ninguém quer ver pela frente na praia tem cada vez mais fãs nos restaurantes algarvios
    Vivo não, frito sim: este peixe que ninguém quer ver pela frente na praia tem cada vez mais fãs nos restaurantes algarvios
  • Atenção se vai à praia: saiba o que fazer se tocar numa alforreca e que erros deve evitar
    Atenção se vai à praia: saiba o que fazer se tocar numa alforreca e que erros deve evitar
  • Britânicos consideram esta cidade portuguesa como a melhor do mundo para expatriados
    Britânicos consideram esta cidade portuguesa como a melhor do mundo para expatriados
  • Vai haver cortes de água prolongados no início de junho: estas serão as regiões afetadas
    Vai haver cortes de água prolongados no início de junho: estas serão as regiões afetadas
  • Continente instala câmaras nas prateleiras e explica o motivo: não é para vigiar clientes
    Continente instala câmaras nas prateleiras e explica o motivo: não é para vigiar clientes
  • ‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia
    ‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

Opinião

  • Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
    Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
  • Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo
    Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo
  • Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
    Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
  • Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
    Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal