Viv Thomas, conhecido produtor de cinema, organizou um torneio de golfe solidário para ajudar aqueles que lutam contra o cancro. O ‘ChiliBoy Charity Golf Challenge’ conseguiu juntar um total de 18.451 euros que foram ontem, 4 de Julho, doados à Associação Oncológica do Algarve (AOA) no Benamor Golf, em Tavira.
Maria de Lurdes Santos Pereira, presidente da AOA este presente na cerimónia e recebeu das mãos de Viv Thomas, o cheque com “a maior quantia conseguida num torneiro de golfe que alguém doou em benefício da Associação Oncológica do Algarve”. Visivelmente emocionada, Maria de Lurdes recorda o marido, o doutor Santos Pereira, que foi um dos fundadores da AOA, “a luta contra o cancro foi sempre um objectivo do meu marido e eu acompanhei essa luta. Hoje sinto-me feliz porque sei que ele também estaria”.
Todo o dinheiro foi doado pelas pessoas que participaram no torneio, muitas delas que também já foram tocadas pela doença, através de casos de amigos ou familiares. O grupo formado por 60 participantes uniu-se pela causa comum de apoiar a luta contra o cancro.
Algarve tem boas ferramentas para apoiar doentes oncológicos
Ao POSTAL, Maria de Lurdes revela que a AOA está numa fase de grande movimentação, “temos uma nova unidade móvel para rastreio de cancro de mama, com imagens fantásticas de três dimensões, menos dolorosa para a mulher e mais rica em termos de pesquisa de eventual cancro, que noutro tipo de imagens não seria talvez tão detectável, é uma inovação. Temos também a unidade de radioterapia com um novo acelerador linear que é mais um grande passo”.
Para a presidente da AOA, “nesta altura, o Algarve está com as melhores ferramentas para ajudar e apoiar os doentes oncológicos a nível nacional e, até quase que direi, a nível europeu”.
Maria de Lurdes agradece todo o apoio de Viv Thomas e só lamenta não receber mais apoio por parte dos portugueses.
Viv Thomas lutou contra um cancro na garganta
Em 2006, Viv Thomas lutou contra um cancro na garganta e foi em Portugal que os médicos, enfermeiros, auxiliares e instituições o ajudaram a sobreviver à doença. Durante os tratamentos, Viv testemunhou o esforço e dedicação da AOA para com os pacientes e decidiu retribuir a quem o ajudou.
No ano anterior, a Chili Boy Charity conseguiu um cheque de 5,780 euros e de acordo com Avril Thomas, esposa de Viv, “nunca esperámos fazer melhor do que isso mas estávamos errados” e este ano foram angariados mais 12.671 euros em relação a 2016.
Este ano o torneio aconteceu na África do Sul e a luta contra o cancro juntou jogadores de várias partes do mundo como a Austrália, EUA, Canadá, África do Sul, Zimbabwe, Reino Unido, Europa e Japão.
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)