Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Saúde

Centro Hospitalar admite transferir médica que denunciou irregularidades em Faro. Diana Pereira pediu suspensão depois de ter apresentado queixa na PJ

O diretor clínico do CHUA, Horácio Guerreiro, disse que a médica “não foi afastada de funções”, no entanto, ficou “sem orientador de formação e sem a confiança do diretor do serviço, o que a impede de exercer a atividade”

17:42 12 Abril, 2023 17:48 12 Abril, 2023
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A médica interna que denunciou alegadas irregularidades no serviço de Cirurgia do Hospital de Faro pode vir a ser colocada noutros serviços, dentro ou fora do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), admitiu esta quarta-feira o diretor clínico.

A médica Diana Pereira, que se encontra de férias, pediu a suspensão do internato na unidade depois de ter apresentado queixa na Polícia Judiciária sobre 11 alegados casos de erros ou negligência ocorridos naquele serviço, entre janeiro e março.

Em declarações à Lusa, o diretor clínico do CHUA, Horácio Guerreiro, disse que a médica “não foi afastada de funções”, no entanto, ficou “sem orientador de formação e sem a confiança do diretor do serviço, o que a impede de exercer a atividade”.

“Tendo havido uma quebra de confiança no diretor do serviço e no orientador de formação e vice-versa, o diretor da Cirurgia transmitiu-me que não haveria nenhum médico disponível para orientar a formação da médica naquele serviço”, explicou.

Horácio Guerreiro adiantou que “sem médico para orientar a formação na Cirurgia, a médica, como apenas pode fazer medicina tutelada, ou seja com a presença de outro médico sénior para orientar a sua atividade clínica, pode ser colocada noutro serviço hospitalar para dar continuidade à sua formação profissional”.

Contudo, apontou, antes de qualquer decisão do diretor do serviço e dos médicos da Cirurgia, a “própria médica pediu a suspensão do internato, tal como está previsto na lei”.

“Ainda não autorizei a suspensão porque a médica está de férias e não é uma situação premente, mas irei autorizar”, assegurou o diretor clínico do centro hospitalar que reúne os hospitais de Faro, Portimão e Lagos.

Horácio Guerreiro disse ainda que, após ser apurada a matéria clínica denunciada, o CHUA “vai equacionar a situação da médica”, para que possa desenvolver a sua carreira profissional, “quer passe pela colocação noutros serviços, dentro ou fora do centro hospitalar”.

O responsável acrescentou que a direção pretende igualmente saber “das condições de exercício da própria médica, porque a mesma precisa de ter tranquilidade e discernimento suficiente para poder exercer a sua atividade clínica”.

Não há nenhum procedimento em curso para a suspensão de Diana Pereira

Segundo o clínico, não há nenhum procedimento em curso para a suspensão de Diana Pereira, “sendo o seu futuro equacionado e decidido entre as partes, depois de ser averiguada e apurada a matéria que foi denunciada”.

“Neste momento a preocupação é averiguar a matéria denunciada, para melhorarmos alguma coisa que tenha de ser melhorada, caso se comprovem as denuncias”, notou.

Horácio Guerreiro afirmou que logo após ter sido alertado para eventuais irregularidades no serviço de Cirurgia, propôs a realização de um inquérito interno, tendo sido já nomeado um instrutor.

O diretor clínico disse que em “dois ou três casos reportados pela médica, não encontrou, na análise que fez, nada que seja de flagrante má prática”

O diretor clínico disse ainda que em “dois ou três casos reportados pela médica, não encontrou, na análise que fez, nada que seja de flagrante má prática

“No entanto, não quero com isto antecipar-me ao instrutor, à Ordem dos Médicos, nem a outras entidades que têm a seu cargo o apuramento das denuncias”, frisou.

Horácio Guerreiro revelou que “foi iniciada uma auditoria a todo o serviço de Cirurgia relativo aos primeiros três meses deste ano, a quatro meses de 2015 e de 2019, para fazer um ciclo de quatro anos”.

“Queremos perceber se realmente há questões estruturais ou culturais do serviço que possa ter conduzido a alguns resultados menos bons. Queremos adotar as medidas que venham a ser necessárias, porque o nosso objetivo é prestarmos um serviço de qualidade aos utentes”, concluiu.

Aumentam as manifestações de solidariedade à médica que acusa colega do Hospital de Faro de várias negligências

Hospital de Faro: Regulador e Inspeção da Saúde investigam denúncias de negligência
Ordem dos Médicos cria comissão independente para avaliar negligências no Hospital de Faro
Hospital de Faro: ‘Não deixem o meu pai morrer. Jamais vou desistir dele’, diz filha de homem que aguarda operação a um tumor no cérebro
Médica acusa colega do Hospital de Faro de várias negligências. Ministério Público está a investigar

Europa Nacional

Português simulou venda de carro com documento falso para enganar juiz no Luxemburgo: foi detido em Vila Real

13:00 17 Outubro, 2026 11:28 17 Outubro, 2026

Contrato falso e transferência simulada de 10.000€ estão no centro do caso. Português procurado pelo Luxemburgo ficou em prisão preventiva

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve Economia Nacional

Faro recebe protesto pela habitação em solidariedade com a acampada do Porto

12:40 17 Outubro, 2026 12:34 17 Outubro, 2026

Concentração está marcada para as 17:30 na Rotunda do Fórum. Protestos pela habitação e contra o custo de vida abrangem várias cidades este sábado

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Black Friday. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday

11:50 17 Outubro, 2026 09:09 17 Outubro, 2026

Pagamentos em prestações sem juros entram nas novas regras europeias do crédito. Saiba o que está previsto

Mulher a lavar o cabelo no duche. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Saúde Vida & Lazer

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas

09:00 17 Outubro, 2026 09:13 17 Outubro, 2026

Encontrar cabelos no ralo nem sempre significa queda excessiva. Saiba quando pode lavar diariamente e que cuidados ajudam a proteger os fios

Mulher organizou o seu funeral em vida. Crédito: DR
Mundo

“Adorava estar presente”: mulher organizou o próprio funeral aos 80 anos para ouvir as homenagens

11:20 17 Outubro, 2026 12:13 17 Outubro, 2026

Mulher reuniu cerca de 100 convidados para celebrar a vida num funeral antecipado, com discursos, um caixão e um bolo de aniversário

Política

A curiosa cidadania dos cidadãos que não devem fazer política | Por Luís Ganhão

10:30 17 Outubro, 2026 15:47 16 Outubro, 2026

"Quando se diz que uma manifestação de cidadãos se tornou uma manifestação política, o que muitas vezes se pretende dizer é que ela se tornou incómoda"

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Algarve Cultura Nacional

Algarve celebra património imaterial com “Alte pela janela do tempo”

12:50 17 Outubro, 2026 12:49 17 Outubro, 2026

Exposição “Culturas Vivas” abre no Porto num dia com cerca de 50 atividades no país. Inventário nacional do património imaterial soma 89 inscrições

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

Europa, Nacional

Português simulou venda de carro com documento falso para enganar juiz no Luxemburgo: foi detido em Vila Real

13:00 17 Outubro, 2026 11:28 17 Outubro, 2026

Contrato falso e transferência simulada de 10.000€ estão no centro do caso. Português procurado pelo Luxemburgo ficou em prisão preventiva

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve, Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve, Economia, Nacional

Faro recebe protesto pela habitação em solidariedade com a acampada do Porto

12:40 17 Outubro, 2026 12:34 17 Outubro, 2026

Concentração está marcada para as 17:30 na Rotunda do Fórum. Protestos pela habitação e contra o custo de vida abrangem várias cidades este sábado

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Black Friday. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday

11:50 17 Outubro, 2026 09:09 17 Outubro, 2026

Pagamentos em prestações sem juros entram nas novas regras europeias do crédito. Saiba o que está previsto

Mulher a lavar o cabelo no duche. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Saúde, Vida & Lazer

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas

09:00 17 Outubro, 2026 09:13 17 Outubro, 2026

Encontrar cabelos no ralo nem sempre significa queda excessiva. Saiba quando pode lavar diariamente e que cuidados ajudam a proteger os fios

Mulher organizou o seu funeral em vida. Crédito: DR
Mundo

“Adorava estar presente”: mulher organizou o próprio funeral aos 80 anos para ouvir as homenagens

11:20 17 Outubro, 2026 12:13 17 Outubro, 2026

Mulher reuniu cerca de 100 convidados para celebrar a vida num funeral antecipado, com discursos, um caixão e um bolo de aniversário

Política

A curiosa cidadania dos cidadãos que não devem fazer política | Por Luís Ganhão

10:30 17 Outubro, 2026 15:47 16 Outubro, 2026

"Quando se diz que uma manifestação de cidadãos se tornou uma manifestação política, o que muitas vezes se pretende dizer é que ela se tornou incómoda"

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Algarve, Cultura, Nacional

Algarve celebra património imaterial com “Alte pela janela do tempo”

12:50 17 Outubro, 2026 12:49 17 Outubro, 2026

Exposição “Culturas Vivas” abre no Porto num dia com cerca de 50 atividades no país. Inventário nacional do património imaterial soma 89 inscrições

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

Últimas Notícias

  • Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada
    Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada
  • Português simulou venda de carro com documento falso para enganar juiz no Luxemburgo: foi detido em Vila Real
    Português simulou venda de carro com documento falso para enganar juiz no Luxemburgo: foi detido em Vila Real
  • Algarve celebra património imaterial com “Alte pela janela do tempo”
    Algarve celebra património imaterial com “Alte pela janela do tempo”
  • Faro recebe protesto pela habitação em solidariedade com a acampada do Porto
    Faro recebe protesto pela habitação em solidariedade com a acampada do Porto
  • Brasileira de 62 anos foi visitar o filho a esta vila no Algarve e acabou por ficar: agora dedica-se ao artesanato
    Brasileira de 62 anos foi visitar o filho a esta vila no Algarve e acabou por ficar: agora dedica-se ao artesanato

Opinião

  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
  • Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
    Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

Europe Direct Algarve

  • Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
    Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal