Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R. | UAlg
Saúde

Centro de simulação no Algarve permite a médicos ensaiar e errar em ‘bonecos’ de última geração

Conseguem piscar os olhos, chorar, gemer e até transpirar: os ‘bonecos’ de última geração do Centro de Simulação Clínica do Algarve simulam casos clínicos, desde um parto a uma cirurgia, permitindo aos médicos ensaiar e errar fora da vida real

08:08 13 Março, 2023 09:01 13 Março, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
  • Por Marta Duarte (texto), da agência Lusa

Ao entrar no centro, no último piso da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve (UAlg), no ‘campus’ de Ganeblas, em Faro, a sensação é a de estar num pequeno hospital, onde ao longo de um corredor existem salas de emergência, de cuidados intensivos, de obstetrícia, de imagiologia e um bloco operatório, entre outras.

Contudo, nas camas estão deitados simuladores que se aproximam de humanos: numa sala, uma mãe acaba de dar à luz, com o recém-nascido e a placenta ainda sobre o seu corpo, enquanto ao lado um bebé prematuro nascido com 800 gramas ‘cresce’ numa incubadora. Nos cuidados intensivos, são monitorizados os sinais vitais de uma paciente, cuja respiração é visível.

Médico há 25 anos e intensivista há 10, Alexandre Baptista, diretor do centro, recorda o tempo em que estudou na faculdade e o que havia era apenas livros e ‘calhamaços’ para ler e estudar, uma realidade bem diferente da de hoje, em que os alunos de Medicina e pós-graduados podem treinar em simuladores altamente sofisticados.

Simuladores que permitem o treino de ecografia cardiaca transtorácica e transesofágica, ecografia ginecológica, obstétrica, abdominal e pulmonar com auxílio de imagens anatómicas e realidade aumentada | Fotos D.R. UAlg

“Hoje em dia, a tecnologia evoluiu a um ponto em que nós temos equipamentos que simulam toda e qualquer expressão e atividade: um choro, um grito, uma sensação de engasgamento. Hoje em dia, os estudantes de Medicina ou os médicos que já são licenciados têm acesso a uma tecnologia que beneficia drasticamente a sua necessidade de aprendizagem”, resume.

No Centro de Simulação UalgTec Health há também uma sala onde é possível treinar cirurgias laparoscópicas, uma técnica cirúrgica mais moderna e menos invasiva, assim como ecografias, havendo ainda uma sala com um ecrã que apresenta um corpo humano tridimensional digitalizado no qual é possível fazer ‘cortes’ e ver o seu interior.

Em alguns dos simuladores, que podem ser de baixa, média ou alta-fidelidade, há ainda a possibilidade de recorrer a óculos de realidade virtual, para ver em simultâneo o que ocorre dentro e fora destes ‘bonecos’ que ajudam a treinar diversas práticas clínicas, contribuindo para acelerar a formação e prática dos médicos.

Simuladores que permitem mimetizar diversas formas de apresentação em trabalho de parto e treino de manobras obstétricas. Parto eutócico e distócico (aplicação de forceps e ventosa)

“São doentes que se queixam, que gritam, que gemem, que choram, que suam. O doente pode, por exemplo, urinar-se, se estamos a simular um AVC ou uma crise epilética. Realmente, hoje em dia, o avanço destes simuladores veio permitir simular praticamente tudo o que queiramos”, refere Alexandre Baptista.

Segundo o clínico, uma das grandes mais-valias do centro é permitir ensaiar, repetir os procedimentos vezes sem conta e errar, aprendizagem que é “extremamente importante na prática clínica”, porque o que todos os médicos menos querem fazer com o doente, no dia-a-dia, é errar, nota.

“Praticamente todos os médicos deviam ser obrigados a passar em centros de simulação, porque, na realidade, aqui somos capazes não só de achatar as curvas de aprendizagem, tornando-nos mais eficientes e proficientes na prática clínica, mas, principalmente, porque somos capazes de repetir e não há melhor sítio para errarmos senão aqui”, sublinha.

Simuladores que permitem abordagem da via aérea normal e difícil, acessos vasculares ecoguiados, punção lombar, drenagem de pneumotorax, hemotorax, derrame pericárdico, hemopritoneu, cricotirotomia e cateterismo de vasos umbilicais

Em algumas das salas existem espelhos falsos, e é do outro lado do espelho que os formadores dão os comandos aos formandos, alterando os sinais vitais do doente e agravando ou desagravando o seu estado de saúde, para que se treine, também, a capacidade de reação perante situações inesperadas.

“Nós temos casos clínicos predefinidos e, uma vez que o formando aqui chega, começa a abordar o caso clínico que nós desenhámos. Daquele lado há sempre alguém que é capaz de por o doente um bocadinho mais grave ou um bocadinho melhor. [E de ver] se a atitude tomada é a incorreta ou a certa. E, no final, fazer até com que o boneco diga ‘obrigado’”, frisa.

Estes comandos são possíveis através de um ‘software’ “bastante avançado” que é programável, permitindo recriar uma série de situações clínicas, algumas que são mesmo casos reais, seja em situações urgentes, durante um parto, ou em contexto de cuidados intensivos, independentemente do tipo de patologia.

“O que nós tentámos foi conseguir simular quase desde a entrada do doente dentro do hospital até à sua saída”, exemplifica Alexandre Baptista, notando que o centro está muito bem apetrechado, com tecnologia para as pessoas que procuram formação “em praticamente todas as áreas”.

O Centro de Simulação UalgTec Health, inaugurado oficialmente no início de março, representou um investimento de dois milhões de euros, verba cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia, através do Programa Operacional Regional do Algarve 2014-2020 (CRESC ALGARVE 2020).

Simuladores para o treino de abordagem da via áerea, desde a intubação nasal e oro-traqueal até a cricotomia por agulha e cirúrgica com grande realismo. Permitem ainda o treino através de videolaringoscopia e broncofibroscopia

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

As apreensões ocorrem após outras operações idênticas nas últimas semanas no Algarve. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende quase 4.000 litros de combustível em Albufeira e Aljezur

12:53 4 Outubro, 2026 12:57 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Quatro homens foram constituídos arguidos na praia dos Aveiros. Operações na costa permitiram apreender combustível, duas embarcações e mantimentos.

Cultura Edição Papel Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Auto Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Eleições no Brasil em Portugal. Crédito Postal | arquivo
Algarve Mundo Nacional Política

Autoridades brasileiras fazem balanço positivo da votação em Lisboa

13:44 4 Outubro, 2026 13:47 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Faro reúne perto de nove mil inscritos. Na capital, o cônsul estima que cerca de 25 mil eleitores já tenham participado na votação das presidenciais

Eleições no Brasil em Portugal. Crédito: Lusa | arquivo
Algarve Mundo Nacional Política

Carlos Vianna vê polarização do Brasil refletida na comunidade em Portugal

14:10 4 Outubro, 2026 14:06 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Faro tem perto de nove mil eleitores inscritos. Fundador da Casa do Brasil analisa a polarização e apela ao voto em consciência neste domingo

Marmita com arroz branco na cozinha.
Saúde Vida & Lazer

Sobrou arroz do almoço? Há um erro ao guardá-lo que o micro-ondas pode não conseguir corrigir

13:50 4 Outubro, 2026 15:06 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Deixar arroz cozinhado demasiado tempo à temperatura ambiente pode favorecer um risco alimentar que começa antes do reaquecimento

Mulher a colocar uma embalagem de arroz de pato no microondas.
Gastronomia

Comprou arroz de pato pré-feito? Se a embalagem estiver assim não o consuma

10:40 4 Outubro, 2026 15:54 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Antes de aquecer uma refeição pronta, há sinais no recipiente que devem ser verificados para evitar consumir um produto alterado

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas explicam como deve lavar a roupa para durar mais e não perder a cor

14:20 4 Outubro, 2026 13:46 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um estudo concluiu que reduzir a temperatura e a duração das lavagens pode ajudar a preservar a cor da roupa e diminuir a libertação de microfibras

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Algarve Edição Papel

Albufeira com 41,6% de residentes estrangeiros e Lagos 39,6% em 2025

12:00 3 Outubro, 2026 19:26 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

AIMA revela diferenças entre concelhos. Loulé tinha 31,5% de estrangeiros e Portimão 29,6%, acima dos 13,9% (11.424.031) residentes em Portugal

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Edição Papel Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

As apreensões ocorrem após outras operações idênticas nas últimas semanas no Algarve. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende quase 4.000 litros de combustível em Albufeira e Aljezur

12:53 4 Outubro, 2026 12:57 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Quatro homens foram constituídos arguidos na praia dos Aveiros. Operações na costa permitiram apreender combustível, duas embarcações e mantimentos.

Cultura, Edição Papel, Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Auto, Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Eleições no Brasil em Portugal. Crédito Postal | arquivo
Algarve, Mundo, Nacional, Política

Autoridades brasileiras fazem balanço positivo da votação em Lisboa

13:44 4 Outubro, 2026 13:47 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Faro reúne perto de nove mil inscritos. Na capital, o cônsul estima que cerca de 25 mil eleitores já tenham participado na votação das presidenciais

Eleições no Brasil em Portugal. Crédito: Lusa | arquivo
Algarve, Mundo, Nacional, Política

Carlos Vianna vê polarização do Brasil refletida na comunidade em Portugal

14:10 4 Outubro, 2026 14:06 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Faro tem perto de nove mil eleitores inscritos. Fundador da Casa do Brasil analisa a polarização e apela ao voto em consciência neste domingo

Marmita com arroz branco na cozinha.
Saúde, Vida & Lazer

Sobrou arroz do almoço? Há um erro ao guardá-lo que o micro-ondas pode não conseguir corrigir

13:50 4 Outubro, 2026 15:06 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Deixar arroz cozinhado demasiado tempo à temperatura ambiente pode favorecer um risco alimentar que começa antes do reaquecimento

Mulher a colocar uma embalagem de arroz de pato no microondas.
Gastronomia

Comprou arroz de pato pré-feito? Se a embalagem estiver assim não o consuma

10:40 4 Outubro, 2026 15:54 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Antes de aquecer uma refeição pronta, há sinais no recipiente que devem ser verificados para evitar consumir um produto alterado

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas explicam como deve lavar a roupa para durar mais e não perder a cor

14:20 4 Outubro, 2026 13:46 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um estudo concluiu que reduzir a temperatura e a duração das lavagens pode ajudar a preservar a cor da roupa e diminuir a libertação de microfibras

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Algarve, Edição Papel

Albufeira com 41,6% de residentes estrangeiros e Lagos 39,6% em 2025

12:00 3 Outubro, 2026 19:26 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

AIMA revela diferenças entre concelhos. Loulé tinha 31,5% de estrangeiros e Portimão 29,6%, acima dos 13,9% (11.424.031) residentes em Portugal

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Edição Papel, Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Últimas Notícias

  • Especialistas explicam como deve lavar a roupa para durar mais e não perder a cor
    Especialistas explicam como deve lavar a roupa para durar mais e não perder a cor
  • Carlos Vianna vê polarização do Brasil refletida na comunidade em Portugal
    Carlos Vianna vê polarização do Brasil refletida na comunidade em Portugal
  • Farense goleia Chaves por 4-0 e sobe ao quarto lugar da II Liga
    Farense goleia Chaves por 4-0 e sobe ao quarto lugar da II Liga
  • Sobrou arroz do almoço? Há um erro ao guardá-lo que o micro-ondas pode não conseguir corrigir
    Sobrou arroz do almoço? Há um erro ao guardá-lo que o micro-ondas pode não conseguir corrigir
  • Autoridades brasileiras fazem balanço positivo da votação em Lisboa
    Autoridades brasileiras fazem balanço positivo da votação em Lisboa

Opinião

  • Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
  • O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
    O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
  • Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
    Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal