Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto Expresso | DR
Nacional, Saúde

“Caso das gémeas” começou com uma pediatra do hospital de Faro

Primeiro contacto da família com um hospital público português foi feito pela prima da mãe das gémeas, residente no Algarve, que solicitou ajuda a uma pediatra do hospital de Faro

15:58 8 Dezembro, 2023 16:04 8 Dezembro, 2023 | Afonso Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O “caso das gémeas”, como vem sido apelidado, começou a 3 de novembro, quando a TVI transmitiu uma reportagem que divulgava que duas crianças gémeas, residentes no Brasil, haviam recebido um tratamento no valor de 4 milhões de euros (medicamento Zolgensma) para a atrofia muscular espinhal. A mesma peça jornalística levantava suspeitas sobre a possível influência do Presidente da República. O Expresso avança agora que tudo começou com uma pediatra do hospital de Faro que abriu a porta do Sistema Nacional de Saúde (SNS).

A história remonta a 2019 quando duas gémeas de nacionalidade luso-brasileira deslocaram-se a Portugal para receber um tratamento com o medicamento Zolgensma, considerado o mais caro do mundo e que em Portugal é disponibilizado de forma gratuita.

Os pais das duas meninas, de nacionalidade brasileira, são amigos do filho do presidente, Nuno Rebelo de Sousa. As crianças receberam a nacionalidade portuguesa em apenas 14 dias, com o Ministério da Justiça a garantir que os prazos para esses processos não divergiram do normal. Ao obterem a nacionalidade portuguesa, as gémeas passaram a ter garantido o direito ao tratamento.

O SNS também terá adquirido seis cadeiras de rodas, sendo quatro delas elétricas, para as gémeas utilizarem, com um custo aproximado de 64 mil euros.

O Expresso avança que o primeiro contacto da família com um hospital público português foi feito pela prima da mãe das gémeas, residente no Algarve, que solicitou ajuda a uma pediatra do hospital de Faro, que encaminhou o caso para o diretor da neuropediatria do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa.

Em declarações à mesma fonte, José Pedro Vieira, responsável de neuropediatria daquele hospital, afirmou que o hospital nunca recebeu as crianças e que todos os contactos foram efetuados por e-mail, ao longo de um mês e meio.

Os pais das gémeas luso-brasileiras, submetidas a tratamento no Hospital de Santa Maria para a atrofia muscular espinhal tipo 1, enfrentaram quatro objeções por parte do Hospital Dona Estefânia antes de superarem os obstáculos para que as crianças recebessem o medicamento Zolgensma.

A TVI teve acesso à correspondência por e-mail entre as partes envolvidas, que incluía médicos do Hospital Dona Estefânia e a família das gémeas. Estes e-mails revelam que existiam várias razões clínicas para não tratar as pacientes.

Contudo, o parecer dos médicos do Hospital de Santa Maria foi eventualmente ultrapassado, levantando suspeitas de que a menção do nome do Presidente da República foi utilizada para resolver o impasse. Marcelo Rebelo de Sousa admitiu uma “intervenção” da Presidência da República neste caso, embora tenha negado estar diretamente envolvido e revelou já ter enviado à Procuradoria Geral da República (PGR) toda a documentação de Belém relativa às gémeas.

O ministério da Saúde, também garantiu, esta terça-feira, estar inteiramente disponível para remeter às autoridades a documentação sobre as gémeas luso-brasileiras.

Leia também: Idosa de 99 anos dá segredo para a longevidade: “Não trabalhe, seja sustentado” [vídeo]

Idoso com carteira vazia. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social paga este apoio a milhares de beneficiários: mais de metade recebe mais de 200 euros

16:30 8 Setembro, 2026 15:35 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 245 mil pessoas recebem atualmente esta prestação da Segurança Social e uma em cada cinco já recebe um valor mensal superior a 300 euros

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Milho leva cultura e sabores do Brasil à zona ribeirinha de Portimão

10:20 8 Setembro, 2026 10:04 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão volta a celebrar a cultura brasileira com uma Festa do Milho marcada por gastronomia, samba, pagode e convívio

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva e descida das temperaturas vão atingir estas regiões neste dia

16:10 8 Setembro, 2026 16:31 8 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

O IPMA prevê uma mudança no estado do tempo, com chuva e temperaturas ligeiramente mais baixas em várias regiões

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e vem com força: frente fria ‘invade’ Portugal com descida das temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

10:10 8 Setembro, 2026 16:31 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão da Meteored aponta para a aproximação rápida de uma frente fria que vai trazer chuva a estas regiões portuguesas

Europa Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Algarve Cultura Ensino

Receção ao Caloiro estreia novo recinto nas Piscinas Municipais de Faro

08:31 8 Setembro, 2026 08:32 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A AAUAlg quer transformar a Receção ao Caloiro num ponto de encontro entre estudantes de diferentes cursos e anos

Luís Montenegro com mulher idosa. Crédito: Lusa
Nacional

Funcionária pública trabalhou 52 anos e recebe 680 euros de reforma: pensionista confronta Montenegro e pergunta “Acha bem?”

16:00 8 Setembro, 2026 18:37 7 Setembro, 2026 | João Luís

Trabalhou 52 anos como funcionária pública e disse receber 680 euros de reforma. Confrontou Luís Montenegro e perguntou: "Acha bem?"

Ministra da Saúde, Ana Paula Martins. Crédito: Lusa
Algarve Política Saúde

ULS Algarve: PS questiona proibição de conciliar trabalho com curso de Medicina

16:40 8 Setembro, 2026 15:55 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Socialistas questionam se estudar Medicina pode ser considerado “acumulação de funções” para trabalhadores da ULS Algarve

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Vida & Lazer

Não compre ameixas no supermercado se estiverem assim: Continente explica o sinal a que deve estar atento

20:10 7 Setembro, 2026 19:32 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Continente explica quais os sinais a observar nas ameixas antes de as colocar no carrinho e revela os cuidados a ter para conservar o fruto durante mais tempo

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Idoso com carteira vazia. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social paga este apoio a milhares de beneficiários: mais de metade recebe mais de 200 euros

16:30 8 Setembro, 2026 15:35 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 245 mil pessoas recebem atualmente esta prestação da Segurança Social e uma em cada cinco já recebe um valor mensal superior a 300 euros

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Milho leva cultura e sabores do Brasil à zona ribeirinha de Portimão

10:20 8 Setembro, 2026 10:04 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão volta a celebrar a cultura brasileira com uma Festa do Milho marcada por gastronomia, samba, pagode e convívio

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva e descida das temperaturas vão atingir estas regiões neste dia

16:10 8 Setembro, 2026 16:31 8 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

O IPMA prevê uma mudança no estado do tempo, com chuva e temperaturas ligeiramente mais baixas em várias regiões

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e vem com força: frente fria ‘invade’ Portugal com descida das temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

10:10 8 Setembro, 2026 16:31 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão da Meteored aponta para a aproximação rápida de uma frente fria que vai trazer chuva a estas regiões portuguesas

Europa, Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Algarve, Cultura, Ensino

Receção ao Caloiro estreia novo recinto nas Piscinas Municipais de Faro

08:31 8 Setembro, 2026 08:32 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A AAUAlg quer transformar a Receção ao Caloiro num ponto de encontro entre estudantes de diferentes cursos e anos

Luís Montenegro com mulher idosa. Crédito: Lusa
Nacional

Funcionária pública trabalhou 52 anos e recebe 680 euros de reforma: pensionista confronta Montenegro e pergunta “Acha bem?”

16:00 8 Setembro, 2026 18:37 7 Setembro, 2026 | João Luís

Trabalhou 52 anos como funcionária pública e disse receber 680 euros de reforma. Confrontou Luís Montenegro e perguntou: "Acha bem?"

Ministra da Saúde, Ana Paula Martins. Crédito: Lusa
Algarve, Política, Saúde

ULS Algarve: PS questiona proibição de conciliar trabalho com curso de Medicina

16:40 8 Setembro, 2026 15:55 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Socialistas questionam se estudar Medicina pode ser considerado “acumulação de funções” para trabalhadores da ULS Algarve

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Vida & Lazer

Não compre ameixas no supermercado se estiverem assim: Continente explica o sinal a que deve estar atento

20:10 7 Setembro, 2026 19:32 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Continente explica quais os sinais a observar nas ameixas antes de as colocar no carrinho e revela os cuidados a ter para conservar o fruto durante mais tempo

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Últimas Notícias

  • Para quando em Portugal? Este país europeu desistiu de um sistema semelhante ao Volta e há várias razões
    Para quando em Portugal? Este país europeu desistiu de um sistema semelhante ao Volta e há várias razões
  • Já viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer
    Já viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer
  • Tem um eletrodoméstico avariado? Novas regras da UE vão facilitar reparações e podem prolongar a garantia
    Tem um eletrodoméstico avariado? Novas regras da UE vão facilitar reparações e podem prolongar a garantia
  • Já viu o sinal de trânsito H25? Várias categorias de veículos estão proibidas de circular com este sinal
    Já viu o sinal de trânsito H25? Várias categorias de veículos estão proibidas de circular com este sinal
  • Conheça o erro que ‘todos’ cometem nos semáforos e que pode acabar numa avaria cara no carro
    Conheça o erro que ‘todos’ cometem nos semáforos e que pode acabar numa avaria cara no carro

Opinião

  • O Chega e a autocrítica que falta | Por Luís Ganhão
    O Chega e a autocrítica que falta | Por Luís Ganhão
  • Nascida na Albânia de Estaline e espetadora de um regime em ruínas: Um relato épico sobre o custo da liberdade | Por Mário Beja Santos
    Nascida na Albânia de Estaline e espetadora de um regime em ruínas: Um relato épico sobre o custo da liberdade | Por Mário Beja Santos
  • Justiça: um problema que não se resolve apenas com mais meios | Por Luís Ganhão
    Justiça: um problema que não se resolve apenas com mais meios | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Tem um eletrodoméstico avariado? Novas regras da UE vão facilitar reparações e podem prolongar a garantia
    Tem um eletrodoméstico avariado? Novas regras da UE vão facilitar reparações e podem prolongar a garantia
  • Inovação e tradição juntam mais de 50 participantes em seminário em Tavira
    Inovação e tradição juntam mais de 50 participantes em seminário em Tavira
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento