Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Saúde

Cancro da mama: “É preciso conhecer melhor aquilo que os doentes passam” [vídeo]

Um estudo propõe soluções para uma melhor abordagem aos doentes com cancro da mama, como um melhor acesso ao rastreio e uma via verde para exames

09:10 28 Outubro, 2022 09:11 28 Outubro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Um estudo que analisou as várias dimensões do cancro da mama em Portugal, e que é hoje apresentado, sugere a melhoria do acesso e adesão ao rastreio e a criação de uma via verde prioritária para exames no caso das doentes de cancro.

O Estudo Católica H360º, coordenado pelo oncologista Luis Costa, do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, sugere igualmente o aumento da literacia em saúde, não só da população, mas também dos profissionais de saúde.

“Temos de aumentar a literacia em saúde, não só para a população em geral, mas também nos profissionais em saúde. Nós próprios – os profissionais de saúde — ficámos surpreendidos com alguns resultados. (…) Literacia em saúde significa também conhecer melhor aquilo que os doentes passam quando têm um problema deste tipo”, disse à agência Lusa o coordenador do estudo.

O Estudo Católica H360º pretendeu perceber como vive e quais as necessidades da doente com cancro de mama, olhando para a realidade atual e propondo soluções para uma melhor abordagem destas doentes, maximizando os recursos disponíveis no sistema de saúde.

“Se nos demos conta de que uma boa percentagem das mulheres jovens com cancro da mama tem de continuar a trabalhar (…), isso significa que será também necessário uma melhor adaptação dos serviços que fazem os tratamentos, para saber se podem fazer um tratamento num horário que seja mais compatível com as funções profissionais da pessoa”, explicou o oncologista e investigador principal do Instituto de Medicina Molecular.

Para compreender as múltiplas dimensões da doença, a equipa de investigação captou a perspetiva de todos os intervenientes (doentes, médicos e administradores hospitalares) ao longo do percurso da doente no sistema de saúde, em sete hospitais públicos e privados de norte a sul do país.

Entre os hospitais que participaram estão o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, IPO de Coimbra, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro (Unidade de Vila Real), Hospital do Espírito Santo, Évora, Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Faro e o Hospital da Luz, em Lisboa.

O trabalho, liderado pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Católica Portuguesa e que teve o apoio financeiro da Pfizer, sugere a melhoria das equipas multidisciplinares, integrando médicos especialistas em imagiologia, e propõe a criação de um circuito verde prioritário para elaboração de meios complementares de diagnóstico nas doentes com cancro.

“A maior parte das vezes, quem diz à pessoa que tem um cancro da mama é o radiologista. E desde que a pessoa sabe que tem um problema e vai precisar de fazer uma biópsia, até que saiba quando vai ser tratada e qual é o plano terapêutico decorrem por vezes várias semanas. Imagine a angústia destas pessoas até que tenham uma resposta”, exemplificou o especialista.

Algumas das propostas e recomendações

  • O estudo propõe ainda a integração regular entre especialidades médicas e não médicas (por exemplo nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas), considerados “fundamentais à gestão da doente com cancro da mama”.
  • Alem das recomendações na área da literacia e da melhoria das equipas multidisciplinares, os investigadores apresentam ainda recomendações no âmbito do acesso aos cuidados de saúde, sugerindo melhorar o acesso e adesão ao rastreio do cancro da mama a nível nacional nas doentes que não têm médico de família.
  • O desenvolvimento de aplicações digitais para facilitar a comunicação das doentes com os profissionais de saúde, ter consultas e aceder a exames e resultados, assim como tornar padrão as consultas à distância “sempre que adequado à situação clínica” são outras das sugestões apresentadas.
  • Os investigadores recomendam ainda a interligação de unidades hospitalares de menor volume de doentes com as consultas multidisciplinares de centros oncológicos de maior volume, através de consultas virtuais, para mitigar desigualdades regionais e promover o acesso equitativo aos cuidados de saúde e aos centros oncológicos.
  • Sugerem igualmente a possibilidade de hospitalização domiciliária de doentes em cuidados paliativos e, na área dos ensaios clínicos, defendem a necessidade de uma plataforma eletrónica nacional atualizada, com acesso aberto a profissionais de saúde e doentes, para facilitar a referenciação dos doentes.
  • Entre as recomendações do estudo estão ainda a melhoria na integração entre cuidados de saúde primários e hospitalares – para garantir cuidados atempados e de qualidade e acompanhamento continuado e adequado –, sugerindo que se avalie a possibilidade de passar o seguimento das doentes em hormonoterapia adjuvante para os Cuidados de Saúde Primários a partir dos três a cinco anos de hormonoterapia.
  • O apoio à doente oncológica e sua integração na sociedade é outra das áreas em que o estudo aponta a necessidade de melhorias e, na área da investigação, recomenda a promoção do acesso e processamento sistemático de dados em saúde, integrando especialistas em estatística e de gestão de dados nas equipas hospitalares.
  • VÍDEO: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL, com Lusa

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional Saúde

Rede Expressos alarga ao Porto apoio às deslocações para tratamentos no IPO

08:33 28 Julho, 2026 08:36 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Protocolo garante uma tarifa fixa de seis euros aos doentes em tratamento no IPO Porto e a um acompanhante nas deslocações

Algarve Política

PSD/Faro exige fim de contrato de 140 mil euros para aquisição de “espaços noticiosos”

07:47 28 Julho, 2026 08:27 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas consideram "financeiramente irresponsável" gastar mais de 140 mil euros no acompanhamento mediático diário do executivo

Ensino Europe Direct Algarve Opinião

Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva

08:10 28 Julho, 2026 08:14 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao garantir que centenas de quilos de resíduos não contaminem as águas, a escola cumpre o objetivo de conservar o belo, provando que cuidar do planeta começa em cada escolha e em cada turma"

Algarve Economia

Neste posto de combustível a poucos minutos do Algarve, encher o depósito é quase 20€ mais barato

16:50 27 Julho, 2026 15:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem atravessar a fronteira para abastecer poderá encontrar combustível muito mais barato, a diferença chega aos 30 cêntimos por litro

Algarve Desporto

Etson Barros deixa hospital e inicia recuperação no Algarve

07:00 28 Julho, 2026 08:24 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Após três meses no Hospital de Faro, o atleta de 25 anos avança para um programa especializado de reabilitação no Algarve

Algarve Desporto

Torneio de xadrez regressa à FATACIL para homenagear Armando Lopes

07:15 28 Julho, 2026 08:25 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Prova realiza-se a 29 de agosto, no recinto da FATACIL, com sete rondas, prémios monetários e participação limitada a 90 jogadores

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 06:17 28 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Opinião

Extremo na mente nada agradável | Por Tiago Manuel

09:01 28 Julho, 2026 09:01 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Uma reflexão crítica sobre programas que apresentam o ataque pessoal como humor e fazem da exposição pública uma forma de entretenimento

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Vinho.
Economia Nacional

Quem tiver vinho armazenado terá de fazer esta declaração até setembro ou arrisca multa de 10 mil euros

15:40 27 Julho, 2026 15:35 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtores e empresas com vinho ou outros produtos vínicos em existência têm de comunicar os volumes detidos

Praia cheia de turistas. Crédito: Freepik
Tempo

Calor não dá tréguas até ao fim de julho: há regiões onde os termómetros podem chegar aos 42 ºC

15:30 27 Julho, 2026 15:18 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Últimos dias de julho trazem uma nova subida das temperaturas em Portugal continental. Há zonas onde os termómetros poderão aproximar-se dos 42 ºC

Opinião

A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão

17:28 27 Julho, 2026 17:36 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade onde a suspeição se torna permanente é uma sociedade onde a confiança começa a rarear"

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho

16:26 27 Julho, 2026 16:29 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ao olhar para o mar, que rosto lhe damos? O mar não tem rosto — ganha-o em cada pessoa que com ele constrói uma história. Seja um pescador, um cientista, um turista ou um membro do júri do Concurso de Fotografia "Rostos do Mar" — cada pessoa vê o oceano de acordo com a sua experiência

Cultura Europe Direct Algarve

Europe Direct Algarve inaugura exposição com imagens vencedoras e uma retrospetiva do concurso LIXARTE

12:06 27 Julho, 2026 14:44 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A exposição da Comunidade LIXARTE reúne os melhores trabalhos da quarta edição e revisita três anos de fotografia dedicada ao oceano

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho

11:49 27 Julho, 2026 14:47 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Como uma garrafa lançada ao mar, cada edição do Concurso de Fotografia LIXARTE lança a mesma mensagem: devemos fazer a nossa parte para proteger o oceano.

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consultoria de imagem como ferramenta de consciência | Por Carmen Garrido

08:32 27 Julho, 2026 08:35 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Integrada no espírito do Novo Bauhaus Europeu, a consultoria de imagem afirma-se como uma ponte entre identidade, sustentabilidade e expressão individual"

Nacional, Saúde

Rede Expressos alarga ao Porto apoio às deslocações para tratamentos no IPO

08:33 28 Julho, 2026 08:36 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Protocolo garante uma tarifa fixa de seis euros aos doentes em tratamento no IPO Porto e a um acompanhante nas deslocações

Algarve, Política

PSD/Faro exige fim de contrato de 140 mil euros para aquisição de “espaços noticiosos”

07:47 28 Julho, 2026 08:27 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas consideram "financeiramente irresponsável" gastar mais de 140 mil euros no acompanhamento mediático diário do executivo

Ensino, Europe Direct Algarve, Opinião

Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva

08:10 28 Julho, 2026 08:14 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao garantir que centenas de quilos de resíduos não contaminem as águas, a escola cumpre o objetivo de conservar o belo, provando que cuidar do planeta começa em cada escolha e em cada turma"

Algarve, Economia

Neste posto de combustível a poucos minutos do Algarve, encher o depósito é quase 20€ mais barato

16:50 27 Julho, 2026 15:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem atravessar a fronteira para abastecer poderá encontrar combustível muito mais barato, a diferença chega aos 30 cêntimos por litro

Algarve, Desporto

Etson Barros deixa hospital e inicia recuperação no Algarve

07:00 28 Julho, 2026 08:24 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Após três meses no Hospital de Faro, o atleta de 25 anos avança para um programa especializado de reabilitação no Algarve

Algarve, Desporto

Torneio de xadrez regressa à FATACIL para homenagear Armando Lopes

07:15 28 Julho, 2026 08:25 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Prova realiza-se a 29 de agosto, no recinto da FATACIL, com sete rondas, prémios monetários e participação limitada a 90 jogadores

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 06:17 28 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Opinião

Extremo na mente nada agradável | Por Tiago Manuel

09:01 28 Julho, 2026 09:01 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Uma reflexão crítica sobre programas que apresentam o ataque pessoal como humor e fazem da exposição pública uma forma de entretenimento

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Vinho.
Economia, Nacional

Quem tiver vinho armazenado terá de fazer esta declaração até setembro ou arrisca multa de 10 mil euros

15:40 27 Julho, 2026 15:35 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtores e empresas com vinho ou outros produtos vínicos em existência têm de comunicar os volumes detidos

Praia cheia de turistas. Crédito: Freepik
Tempo

Calor não dá tréguas até ao fim de julho: há regiões onde os termómetros podem chegar aos 42 ºC

15:30 27 Julho, 2026 15:18 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Últimos dias de julho trazem uma nova subida das temperaturas em Portugal continental. Há zonas onde os termómetros poderão aproximar-se dos 42 ºC

Opinião

A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão

17:28 27 Julho, 2026 17:36 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade onde a suspeição se torna permanente é uma sociedade onde a confiança começa a rarear"

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho

16:26 27 Julho, 2026 16:29 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ao olhar para o mar, que rosto lhe damos? O mar não tem rosto — ganha-o em cada pessoa que com ele constrói uma história. Seja um pescador, um cientista, um turista ou um membro do júri do Concurso de Fotografia "Rostos do Mar" — cada pessoa vê o oceano de acordo com a sua experiência

Cultura, Europe Direct Algarve

Europe Direct Algarve inaugura exposição com imagens vencedoras e uma retrospetiva do concurso LIXARTE

12:06 27 Julho, 2026 14:44 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A exposição da Comunidade LIXARTE reúne os melhores trabalhos da quarta edição e revisita três anos de fotografia dedicada ao oceano

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho

11:49 27 Julho, 2026 14:47 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Como uma garrafa lançada ao mar, cada edição do Concurso de Fotografia LIXARTE lança a mesma mensagem: devemos fazer a nossa parte para proteger o oceano.

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consultoria de imagem como ferramenta de consciência | Por Carmen Garrido

08:32 27 Julho, 2026 08:35 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Integrada no espírito do Novo Bauhaus Europeu, a consultoria de imagem afirma-se como uma ponte entre identidade, sustentabilidade e expressão individual"

Últimas Notícias

  • Rede Expressos alarga ao Porto apoio às deslocações para tratamentos no IPO
    Rede Expressos alarga ao Porto apoio às deslocações para tratamentos no IPO
  • PSD/Faro exige fim de contrato de 140 mil euros para aquisição de “espaços noticiosos”
    PSD/Faro exige fim de contrato de 140 mil euros para aquisição de “espaços noticiosos”
  • Pesca solidária angaria 2090 euros para a Misericórdia de Albufeira
    Pesca solidária angaria 2090 euros para a Misericórdia de Albufeira
  • Torneio de xadrez regressa à FATACIL para homenagear Armando Lopes
    Torneio de xadrez regressa à FATACIL para homenagear Armando Lopes
  • Etson Barros deixa hospital e inicia recuperação no Algarve
    Etson Barros deixa hospital e inicia recuperação no Algarve

Opinião

  • Extremo na mente nada agradável | Por Tiago Manuel
    Extremo na mente nada agradável | Por Tiago Manuel
  • Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva
    Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva
  • Estamos todos em lista de espera… | Editorial de Henrique Dias Freire
    Estamos todos em lista de espera… | Editorial de Henrique Dias Freire

Europe Direct Algarve

  • Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva
    Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva
  • Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho
    Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento