Os Bombeiros de Vila Real de Santo António assistiram a uma situação de parto súbito, durante a noite de quarta-feira, dentro de uma ambulância de socorro, acabando o bebé por nascer no seu interior.
O bebé nasceu junto à saída de Faro da A22 Via do Infante tendo tido ainda o apoio da equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM, informou o blogue Safepalce 52.
Segundo o POSTAL apurou, o caso deu-se quando os Bombeiros de Vila Real de Santo António foram chamados para o transporte de uma grávida para o Hospital de Faro.
Bombeiros de Silves ajudaram mulher de 22 anos a dar à luz
Um caso semelhante também aconteceu no Algarve, no passado mês de Abril deste ano, quando Mário Martins e Carlos Pinheiro, dos Bombeiros Voluntários de Silves, foram chamados para o transporte de uma grávida de 36 semanas da travessa do Pelourinho, em Silves para o Hospital de Portimão.
“Saiu de casa apoiada pelo marido e com dores. Preparei-a para um eventual parto e passado um pouco vi a cabeça do bebé. A partir daí foi muito rápido”, admitiu Mário, 51 anos ao CM, que nunca tinha passado pela situação, tal como o colega, de 26 anos, que até teve de retirar o cordão umbilical preso no pescoço do recém-nascido: “Foi uma situação indescritível”, disse Carlos.
O bebé nasceu com 2,860 quilos e foi transportado para o hospital, tal como a mãe, uma búlgara de 22 anos.
O bombeiro que já fez seis partos em ambulância
O bombeiro de Resende, Carlos Moreira, de 32 anos, já realizou seis partos em ambulâncias.
O último aconteceu este ano em Janeiro, quando ele e um colega levavam uma grávida para o Hospital de Vila Real.
Num domingo de manhã, foram à localidade de Barró buscar uma grávida de 40 semanas para a levar a Vila Real, mas acabou por entrar em trabalhos de parto ao passar em Lamego.
Alexandro, o bebé que nasceu saudável, é o segundo filho da mulher de 31 anos.