A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) reiterou hoje que, apesar do “aumento da procura” registado nos super e hipermercados na sequência do surto da Covid-19, tem sido “sempre assegurada a reposição” dos produtos.
“Evidentemente que, com um maior afluxo repentino e aumento da procura em alguns produtos, a logística tem de se adaptar a estas alterações para que a reposição se faça rapidamente de modo a satisfazer as necessidades dos consumidores”, refere a associação em comunicado.
Contudo, assegurou, “isso está a ser feito e dentro da normalidade”.
Segundo a APED, o aumento da procura que se tem registado nos últimos dias, após confirmação do surto de Covid-19 em Portugal, “é semelhante ao registado em situações anteriores e compreensível pelas medidas assumidas para controlo da situação e que implicam a permanência dos consumidores nas suas casas”.
Na passada terça-feira, a APED tinha já reportado à agência Lusa um “ligeiro aumento da procura de produtos” nos super e hipermercados, mas garantiu que estas unidades estavam a funcionar “com total normalidade”.
Na altura, a associação assegurou que, “caso se venha a justificar e tal como em outras ocasiões, os associados da APED estarão preparados para evitar perturbações no fornecimento de produtos e bens essenciais, nomeadamente por privilegiarem a produção nacional”, assegurando que o setor “reconhece a sua ampla responsabilidade junto do consumidor”.
“As empresas têm implementados procedimentos e planos de contingência robustos e eficientes, tendo sido reforçadas as medidas de higienização e a formação de equipas, para que a experiência em loja continue a decorrer em segurança e com normalidade”, sustentou.
Garantindo que “continuará a acompanhar e a monitorizar a situação, em contacto direto com as entidades competentes, nomeadamente a Direção Geral da Saúde, a APED apelava à manutenção da “tranquilidade e responsabilidade demonstradas pela população até agora”.
Na quarta-feira, fonte da Sonae MC confirmou à Lusa que o Continente ‘online’ tem vindo a registar um “crescimento das encomendas” após confirmação do surto de Covid-19 em Portugal, acrescentando que as equipas estão a ser mobilizadas para dar resposta à maior afluência.
“Após a confirmação dos primeiros casos de Covid-19 em Portugal, registámos um crescimento de encomendas no Continente ‘online’, sendo que temos estado a mobilizar as nossas equipas no sentido de dar a melhor resposta à maior afluência neste canal”, destacou a mesma fonte.