A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Aljezur passou a contar com um novo médico de Medicina Geral e Familiar, reforçando os cuidados de saúde nos polos de Odeceixe e Rogil. Com esta medida, pretende-se aumentar a assistência prestada à população e melhorar o acesso às consultas médicas na região.
As consultas foram retomadas esta semana pela médica Ana Filomena Belo e serão distribuídas da seguinte forma: às segundas e quintas-feiras em Odeceixe, às terças e sextas-feiras em Rogil e, às quartas-feiras, haverá um reforço no atendimento em Aljezur.

Atualmente, o concelho de Aljezur dispõe de três médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), aos quais se junta um profissional contratado a uma empresa privada. No total, estes quatro médicos garantem assistência a mais de 6.700 utentes inscritos no concelho, embora cerca de mil ainda não tenham médico de família atribuído.
Com este reforço, a autarquia e as entidades de saúde pretendem garantir um atendimento mais eficaz e equitativo à população, reduzindo a pressão sobre os serviços médicos e promovendo um melhor acompanhamento dos utentes.

O Município de Aljezur informa, em comunicado, que concede um incentivo pecuniário aos médicos da especialidade de Medicina Geral e Familiar que exercem funções, em regime de exclusividade, no Centro de Saúde de Aljezur e nos polos de Odeceixe e Rogil. Este apoio destina-se a comparticipar as despesas com o arrendamento de habitação no concelho, incentivando a fixação destes profissionais de saúde na região.
Leia também: Onde costuma guardar o azeite? Sítio mais comum “é um dos piores lugares para o guardar”