À medida que envelhecemos, as nossas necessidades nutricionais mudam, e é importante adaptar a nossa dieta para garantir uma boa saúde e bem-estar. Nesse, sentido, o blog Huffpost conversou com alguns especialistas sobre o tema para compilar uma lista dos alimentos essenciais para pessoas com mais de 50 anos.
Proteína magra
Escolha fontes magras de proteína, como aves, cortes magros de carne, ovos e proteínas à base de plantas, como tofu e leguminosas. Estas proteínas são essenciais para a manutenção muscular, a função imunológica e a cicatrização de feridas.
Requeijão magro
O requeijão magro é rico em proteína e pode ser uma opção saudável para todas as refeições do dia ou mesmo como snack.
Pode ser combinado com frutas para um sabor doce e salgado ou usado como dip para legumes frescos. Deve, contudo, escolher opções com baixo teor de sódio se estiver preocupado com a pressão arterial.
Salmão
Opte por salmão selvagem, que é rico em ácidos gordos ómega-3. Estes ácidos são benéficos para a saúde do coração e também estão associados à saúde cerebral.
O salmão é uma excelente fonte de proteína com pouca gordura saturada, ao contrário da carne vermelha.
Vegetais de folhas verdes
Espinafres, couve, acelga e brócolos são igualmente exemplos de vegetais de folhas verdes que devem fazer parte da dieta.
Estes vegetais são ricos em nutrientes como fibra, ferro, magnésio, potássio e cálcio, essenciais tanto para a saúde cardíaca como para controlo do peso.
Ervas aromáticas
É fundamental limitar o consumo de sal, que pode contribuir para a pressão arterial elevada.
Ao invés, deve optar pelo uso de ervas aromáticas como salsa, açafrão e alecrim para dar sabor aos alimentos, reduzindo assim a ingestão de sal.
Bagas e frutos vermelhos
Morangos, mirtilos e amoras são ricos em antioxidantes, que ajudam a reduzir a inflamação e têm propriedades anticancerígenas.
Além disso, as bagas são uma excelente fonte de fibra, o que as torna uma ótima escolha para o controlo do açúcar no sangue.
Quinoa e arroz integral
Opte por cereais integrais, como quinoa, arroz integral, trigo integral e aveia.
Estes alimentos são ricos em fibras e hidratos de carbono complexos, fornecendo desse modo energia sustentada e ajudando a regular os níveis de açúcar no sangue.
Leguminosas
As leguminosas, como grão-de-bico e feijão-preto, são altamente recomendadas para pessoas com mais de 50 anos.
São uma excelente fonte de fibra e proteína de origem vegetal, que são cruciais para a saúde do coração, o controlo do açúcar no sangue e a gestão do peso.
Frutos Secos e Sementes
Amêndoas, nozes, sementes de linhaça e chia são ricos em gorduras saudáveis para o coração, fibras e nutrientes essenciais.
Por isso, estes alimentos podem ajudar a manter níveis saudáveis de colesterol e apoiar a saúde digestiva.
Adaptar a sua dieta à medida que envelhece pode contribuir significativamente para a sua saúde e qualidade de vida.
Por último, consulte sempre um profissional de saúde ou um nutricionista antes de efetuar grandes alterações na sua dieta.
Leia também: Nutricionista ensina receita de bacalhau à brás saudável [vídeo]