Portugal registou nas últimas 24 horas um novo aumento no número de pessoas internadas com covid-19, 1.855 novas infeções e oito mortes, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
Hoje estão internadas 851 pessoas, mais 46 do que no domingo, e 181 estão em unidades de cuidados intensivos, onde foram internadas mais cinco pessoas nas últimas 24 horas.
De acordo com a autoridade de saúde, Portugal tem agora 52.236 casos ativos (mais 465), tendo recuperado da infeção nas últimas 24 horas mais 1.382 pessoas, o que aumenta para 863.089 o número de recuperados desde o início da pandemia.
O número de contactos em vigilância está nos 79.883, mais 173 nas últimas 24 horas.
A incidência de covid-19 voltou a subir, situando-se agora nos 391 casos por 100 mil habitantes no território nacional e 403 no Continente — os valores mais altos registados desde 15 de março, quando se iniciou a divulgação pública destes dados. Já o R(t), o índice de transmissibilidade, mostra de novo uma ligeira descida, para 1,10 na globalidade do território nacional e no Continente.
Na passada sexta-feira a incidência registada foi de 355,5 no território nacional e de 366,7 no Continente. Quanto ao R(t), os valores eram de 1,12 na globalidade do território nacional e 1,13 no Continente.
A incidência situa-se agora nos 391 casos por 100 mil habitantes no território nacional e 403 no Continente
NORTE COM MAIS CASOS DO QUE LVT PELO SEGUNDO DIA SEGUIDO
O Norte voltou a ser a região de Portugal com o maior crescimento diário de novos casos (755 esta segunda-feira), tal como aconteceu na véspera. Assim, e pelo segundo dia consecutivo, foi quebrada a tendência que se verificava desde 21 de maio: Lisboa e Vale do Tejo (LVT) deixou de ser a região com o maior número de novos casos diários.
Nas últimas 24 horas, LVT reportou 624 novos casos. É o número mais baixo em quase um mês, mas importa ressalvar que durante o fim de semana a atividade dos laboratórios diminui, o que se reflete no menor número de infeções reportadas à segunda-feira.
Imediatamente a seguir ao Norte e a LVT está o Algarve com 231 novos casos no último dia. Segue-se depois o Centro com 127, o Alentejo com 61, os Açores com 32 e por último a Madeira com 25.
Todas as regiões sofreram um decréscimo de casos face a domingo, exceto a Madeira. Sublinha-se mais uma vez os efeitos da diminuição da testagem ao fim de semana.
Por último, as oito mortes a lamentar esta segunda-feira ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo (cinco), no Algarve (duas) e no Norte (uma). Todos os óbitos foram na faixa acima dos 60 anos, com destaque para o grupo etário a partir dos 80 que concentra metade das mortes (quatro) a assinalar no último dia.
Os números absolutos de casos e mortes por região ficam assim:
Relativamente a casos confirmados por faixa etária, a fotografia do país é a seguinte:
Por último, quanto a mortes confirmadas por covid-19 por faixa etária, uma doença que afeta mais a população mais idosa, o retrato do país é este:
Há 851 internamentos, mais 46 do que na véspera — é o valor mais alto em quatro meses, desde 18 de março
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.093.263 mortos em todo o mundo, entre mais de 190,3 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.
O surto em Portugal, em gráficos e mapas
Casos ativos
Total de casos confirmados
Total de mortes
Evolução de mortes
Mortos por dia
Evolução de casos
Novos casos por dia
No dia 4 de novembro, dos 7.497 infetados registados, 3.570 dizem respeito a atualização da DGS após atraso de laboratório na região Norte
Evolução de casos em %
Onde fica a covid-19 na história das pandemias
Gráficos e mapas do nosso parceiro Expresso
NÚMERO DE NOVOS CASOS POR 100 MIL HABITANTES
Incidência cumulativa a 14 dias, entre 1 e 14 de julho
PESQUISE POR CONCELHO
♦ LINKS ÚTEIS
- Atualização semanal da execução do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19
- ECDC – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas na Europa
- Universidade de Oxford – dados sobre evolução da vacinação contra a covid-19
- Bloomberg – listagem que permite seguir o número de vacinas já administradas no mundo
- London School of Hygiene & Tropical Medicine – gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacinas
- Agência Europeia dos Medicamentos
- Especial sobre o novo coronavírus / Covid-19
- Covid-19 DGS/Ministério da Saúde – mapa dos números
- Covid-19 DGS – relatórios de situação diários
- Linha SNS24
- Direção-Geral da Saúde (DGS)
- Organização Mundial da Saúde (OMS)
- ECDC – Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças