A Câmara de Alcoutim criou um regime de incentivos à fixação de médicos no concelho, que visa garantir uma resposta sanitária mais próxima da população daquele município algarvio, anunciou esta sexta-feira a autarquia.
“Reconhecendo as dificuldades enfrentadas por residentes e visitantes devido à escassez de profissionais de saúde, a autarquia propõe um conjunto de incentivos que incluem desde apoios financeiros diretos até à disponibilização de habitação e subsídios para deslocações”, refere a autarquia num comunicado.
O Regulamento Municipal de Atribuição de Incentivos à Atração e Fixação de Médicos de Medicina Geral e Familiar já foi publicado em Diário da República e entre os incentivos estão “a atribuição de um apoio financeiro mensal, bem como a concessão de habitação gratuita ou de subsídios para arrendamento” e “apoios para despesas de deslocação” a quem viva fora do concelho e se desloque diariamente a Alcoutim.
“Este regulamento é uma demonstração clara do empenho da autarquia em encontrar soluções para um problema que afeta profundamente a nossa comunidade. Estamos a criar condições reais e atrativas para que médicos possam fixar-se no nosso concelho, procurando contribuir para a continuidade e a qualidade dos serviços de saúde prestados à nossa população”, defendeu o presidente da Câmara, Paulo Paulino, citado no comunicado.
Leia também: Espanhóis irritados com turistas portugueses por prática em praias que vale multas de até 1.500€