Portugal voltou a convergir com a média da União Europeia com 15,7 doses administradas por 100 habitantes. Portugal ocupa a 24.ª posição no grupo dos países com mais doses administradas no mundo, numa posição comparativa entre a Noruega e a Suíça.
Acompanhe os gráficos interativos do maior e mais rápido processo de vacinação mundial.
NÚMEROS EM PORTUGAL
1.713.540
Doses recebidas
1.599.599
Doses inoculadas
35.895
Média diária nos últimos sete dias
POPULAÇÃO VACINADA
1.130.258
com uma dose (11,1%)
469.341
com vacina completa (4,6%)
Os modelos mais conservadores indicam que a imunidade de grupo se atinge quando 7 em cada 10 pessoas estiverem vacinadas. O objetivo europeu é o de chegar ao fim do verão com 70% dos adultos imunizados, isto é, com as duas doses da vacina tomadas.
Em Portugal, a percentagem de idosos com mais de 80 anos com pelo menos uma dose da vacina já é superior a 61%. Os dados do relatório da DGS, divulgados esta terça-feira, apontam para mais de 620 mil doses administradas nesta faixa etária. Este é o grupo etário que mais tem subido: em meados de fevereiro apenas 12% tinham recebido alguma dose da vacina.
POPULAÇÃO VACINADA
% por faixa etária
O grupo abaixo, entre os 65 a 79 anos, continua a ser dos menos protegidos: só 2,6% desta população têm a vacinação completa. Esta percentagem é inferior à das faixas etárias anteriores: 3,7% entre os 50 e os 64 anos e 3,9% entre os 25 e os 49 anos.
Norte e a região de Lisboa e Vale do Tejo somam mais doses inoculadas mas o Alentejo é a região do país que lidera em população com a vacinação completa (7,3%), seguindo-se o Centro (6,5%) e só depois Norte, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve.
VACINAÇÃO POR REGIÃO
Em Portugal Continental
A nível mundial, uma forma de perceber a velocidade a que os diferentes países estão a vacinar é a de observar o número de doses administradas por 100 habitantes.
PAÍSES COM MAIOR NÚMERO DE DOSES INOCULADAS
Total de doses inoculadas por 100 habitantes. Em países e territórios com mais de 100 mil habitantes
Israel liderou a corrida desde cedo. O Governo, que procurava a reeleição, terá pago quase o dobro do que pagou a União Europeia por cada dose e partilha, semanalmente, informação clínica dos cidadãos com a farmacêutica Pfizer.
Também os Emirados Árabes Unidos e, na Europa, o Reino Unido, ocupam posições invejáveis no ranking mundial. Nos dados comparativos entre países, registados ontem, Portugal ocupa atualmente a 24.ª posição com 15,7 doses inoculadas por 100 habitantes – 26.ª também se considerarmos os países com mais vacinas completas (duas doses).
TOTAL DE DOSES NA UNIÃO EUROPEIA
Total de doses inoculadas por 100 habitantes
Na União Europeia, as vacinas são enviadas em simultâneo para todos os Estados-membros e a distribuição das doses é proporcional ao número de habitantes de cada país. Ainda assim, os estados-membros estão a vacinar a diferentes velocidades.
Portugal tem andado quase sempre a par com a média dos 27 Estados-membros mas desde 8 de março que se mantém abaixo da linha média. Malta e Hungria destacam-se pela positiva dos restantes parceiros. Com o menor número de doses por habitante está a Bulgária, Letónia e a Croácia.
POPULAÇÃO COM A VACINA COMPLETA
Percentagem da população residente com a vacina completa. Em países e territórios com mais de 100 mil habitantes
Portugal adquiriu cerca de 22 milhões de doses de várias vacinas contra a covid-19. A compra faz parte de um acordo entre a União Europeia e seis farmacêuticas. Para já, há três vacinas aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento e que estão a ser administradas em Portugal: BioNTech/Pfizer, Moderna e AstraZeneca.
A vacina da Janssen foi aprovada em março. 1,2 milhões de doses chegarão a Portugal na segunda quinzena de abril. É a única vacina de toma única aprovada até ao momento.
Aguardam aprovação as vacinas CureVac e da Sanofi/GSK.
A União Europeia concluiu ainda negociações exploratórias com mais dois laboratórios: a Novavax (em ensaio clínico da fase 3); e a Valneva.
NOVAS INOCULAÇÕES POR PAÍS
Média móvel dos 7 dias anteriores
O progresso dos planos de vacinação de cada país está dependente de questões operacionais e logísticas. A segunda toma da vacina contra a covid-19 deve acontecer três semanas após a administração da primeira dose.
Para contornar eventuais falhas na distribuição das doses, no início da campanha de vacinação, em janeiro, Portugal optou por guardar a 2.ª dose durante 21 dias para garantir stock. Esse período foi, no final de janeiro, reduzido para uma semana.
DISTRIBUIÇÃO DAS DOSES DA VACINA POR PAÍS
Percentagem da população residente com a 1.ª dose da vacina e com a vacina completa. Em países e territórios com mais de 100 mil habitantes
Notícia exclusiva do nosso parceiro SIC Notícias