O MAR Shopping Algarve vai receber a exposição dos “110 Retratos de uma Luta”, que tem como mote Humanizar e Homenagear todos os profissionais de saúde que estão na linha da frente de combate à COVID-19.
Trata-se de uma exposição feita através de retratos captados durante os meses de julho e agosto do ano passado, primeiro ano da pandemia em Portugal, através dos quais é notório o cansaço e quase a perda de identidade dos profissionais de saúde escondidos atrás de máscaras, viseiras, óculos, máscaras de proteção, luvas e toucas.
“110 Retratos de um Luta” foi inspirada nas imagens passadas pelos media durante o período mais intenso da pandemia e que representavam aos olhos do autor “rostos com sinais visiveis de exaustão de horas, dias e semanas seguidas de esforço pessoal”, onde participaram 110 profissionais, que representam os rostos de 110 colaboradores dos mais de 6000 profissionais de todo o Serviço Nacional de Saúde.
O autor da exposição, Marcus Garcia afirma que “este projeto surgiu da vontade de consciencializar a população para o esforço realizado pelos profissionais de saúde” e reforça ainda a necessidade em querer “mostrar quem eram essas pessoa, ouvi-las, conhecê-las”.
Para o autor da obra fotográfica este procedimento foi crucial para conseguir Humanizar e Homenagear todos aqueles que, como referiu “lutavam diariamente atrás das proteções que usavam, tornando-se incógnitos”. Era urgente conhecer os rostos, mostrar os rostos, de quem estava e está a salvar vidas.
A exposição está no MAR Shopping Algarve durante um mês, de 18 de julho a 18 de agosto, e está ainda planeado um passatempo que será lançado nas redes sociais do MAR – @marshoppingalgarve – para oferecer cinco livros alusivos ao trabalho com testemunhos e fotografias dos profissionais que deram o rosto à exposição.
Para Ana Antunes, diretora do MAR Shopping Algarve esta exposição representa “o nosso agradecimento a todos os profissionais de saúde. Para nós é importante abrirmos portas a uma exposição com um carácter tão urgente de sensibilização e responsabilidade social. Atravessamos, enquanto país, uma fase díficil a nível económico e saúde pública e é importante sensibilizar a sociedade para o esforço que tem vindo a ser feito desde o inicio”.
Ana acrescenta ainda que “o MAR Shopping Algarve prioriza sempre o bem-estar de todos os visitantes com todos os cuidados necessários para que possamos contribuir de alguma forma para “humanizar” e “homenagear” o trabalho feito pelos profissionais de saúde”.
Sobre a Ingka Centres
A Ingka Centres, que integra o Grupo Ingka, acumula mais de 40 anos de experiência na gestão de centros comerciais. Atualmente, trabalha com 1.600 marcas no seu portfólio em 44 localizações e está presente em 14 países.
A Ingka Centres acolhe e serve mais de 480 milhões de visitantes todos os anos, nos seus centros ancorados pela loja IKEA. Criados a partir de um trabalho conjunto com as comunidades locais, todos os projetos da Ingka Centres contam também com o envolvimento dos seus lojistas e parceiros, para garantir que resultam em espaços de encontro com significado emocional, que acrescentam valor e contribuem para a construção de ligações sociais www.ingkacentres.com.
Sobre AMAR
“AMAR” é a marca da política de Sustentabilidade dos centros comerciais da Ingka Centres em Portugal, MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos. Tendo como objetivo alcançar a neutralidade carbónica em 2030 (20 anos antes da meta Europeia) e contribuir para vidas mais saudáveis, sustentáveis e felizes, os dois centros comerciais orientam esta política para as comunidades em que se inserem.
“AMAR” integra ações de cariz ambiental, social e económico e com um propósito real e visível nas vidas das pessoas que apoia