Já são conhecidos os melhores restaurantes do mundo. A The World’s 50 Best Restaurants divulgou a sua prestigiada lista, na qual encontramos um representante português. Esta seleção dos 50 melhores restaurantes globais é determinada por um painel de especialistas que segue rigorosas regras. Não é permitido votar em estabelecimentos nos quais se tenha interesse económico, sendo essencial que os votantes tenham visitado o restaurante nos últimos 19 meses, escreve o IOL.
No topo da lista surge um restaurante espanhol, mais precisamente de Barcelona, o Disfrutar. No ano passado, este estabelecimento ocupava o segundo lugar, tendo agora ascendido ao primeiro. No entanto, no próximo ano, já não constará desta lista, pois todos os restaurantes que alcançam o primeiro lugar são transferidos para uma lista distinta: a “Best of the Best”.
Mas vamos ao que realmente interessa: a presença portuguesa na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo. O restaurante em questão ocupa o 31.º lugar, um feito que pode não surpreender muitos, dado que é um dos poucos em Portugal com duas estrelas Michelin. Referimo-nos ao Belcanto, do chef José Avillez.
O Belcanto, com quase 70 anos de história, foi inaugurado em 1958 como um clube masculino. Em 2012, o chef José Avillez assumiu a liderança do restaurante, transformando-o num dos mais renomados em Portugal, reconhecido com duas estrelas Michelin.
Esta não é a estreia do Belcanto na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo. No entanto, desceu seis posições em relação ao ano passado, quando ocupava o 25.º lugar.
Leia também: Conheça o novo prazo de validade da carta de condução