Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Economia, Nacional, Política

TAP: Alexandra Reis terá de devolver 450.110,26 euros da compensação recebida

A IGF salvaguarda que a ex-administradora da TAP “terá direito ao abono dos dias de férias não gozados naquela qualidade”

19:34 6 Março, 2023 20:54 6 Março, 2023
Henrique Dias FreireHenrique Dias FreireJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Alexandra Reis vai ter de devolver um total de 450.110,26 euros da compensação que lhe foi paga pela TAP, segundo o relatório da auditoria da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) divulgado esta segunda-feira.

Para a IGF, independentemente de Alexandra Reis ter saído por “denúncia ou demissão por mera conveniência”, esta “terá de devolver à TAP os valores que recebeu na sequência da cessação de funções enquanto Administradora, os quais ascendem a 443.500 euros, a que acrescem, pelo menos, 6.610,26 euros, correspondentes a benefícios em espécie”.

A IGF salvaguarda, porém, que a ex-administradora da TAP “terá direito ao abono dos dias de férias não gozados naquela qualidade”.

A IGF decretou a nulidade do acordo de pagamento da compensação de 500 mil euros a Alexandra Reis, mas excetua deste valor a retribuição de fevereiro e a parte relativa à compensação pelo fim do contrato de trabalho.

“O Acordo de cessação de relações contratuais celebrado entre a TAP, S.A. e a Eng.ª Alexandra Reis, envolvendo uma compensação global de 500 000 euros, é nulo exceto nas partes relativas à cessação do contrato individual de trabalho e à respetiva compensação (56.500 euros)”, refere o relatório.

A IGF considera ainda devido “o pagamento da retribuição do mês de fevereiro de 2022 (17. 500 euros)”.

Alexandra Reis discorda da IGF mas devolve montante por “vontade própria”

A ex-administradora da TAP Alexandra Reis discordou hoje do parecer da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) mas assegura que por “vontade própria” devolverá o montante indicado pela entidade, lamentando “os ataques de caráter” de que foi alvo.

A IGF concluiu que o acordo celebrado para a saída de Alexandra Reis da TAP é nulo, adiantou hoje o Governo, que vai pedir a restituição dos valores.

“Não posso, pois, concordar com o relatório da IGF, ou seja, com um parecer, e que não é mais que isso, que reescreve o que se passou para dar aquela que é provavelmente a resposta mais fácil”, mas “todavia, equivocada”, afirma Alexandra Reis, num comunicado enviado às redações.

Mas, “para que não restem quaisquer dúvidas, e como afirmei desde o início, não quero ter um euro sobre o qual recaia a mínima suspeita”, asseverou a gestora.

“Aceitei sair de uma empresa, à qual me entreguei com todo o meu compromisso e dedicação na defesa dos seus interesses, num dos momentos mais difíceis da sua existência, em total boa-fé, e, embora discorde do parecer da IGF e nada me obrigue a isso, reafirmo o que sempre disse que faria: por minha vontade própria devolverei o que indica a IGF, lamentando os ataques de caráter de que fui alvo nos últimos meses e com os olhos postos no futuro”, sublinhou Alexandra Reis.

PCP quer perceber se há mais casos como o de Alexandra Reis

O PCP considerou hoje que as decisões do Governo na sequência do relatório da Inspeção-Geral das Finanças sobre a TAP eram “uma inevitabilidade” e advertiu que é preciso saber se há outros casos como o de Alexandra Reis.

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, o deputado do PCP Bruno Dias considerou que os dados divulgados pela Inspeção-Geral das Finanças (IGF) e as decisões tomadas pelo Governo vêm “confirmar aquilo que era uma inevitabilidade”.

“Estávamos perante uma prática verdadeiramente inaceitável, perante uma ilegalidade que tinha de ter uma consequência”, defendeu.

O deputado do PCP defendeu que é preciso saber “quantas Alexandras Reis mais poderão existir”, uma vez que o relatório atual da IGF só abordou o caso em concreto da indemnização de 500 mil euros da ex-secretária de Estado.

Bruno Dias salientou que esse tipo de indemnizações constitui “uma prática verdadeiramente inaceitável, que é a marca da gestão privada que impuseram à TAP”, e que “levanta as maiores preocupações” ao partido.

Nesse âmbito, Bruno Dias referiu que o PCP não vai desistir “de apurar e de ter o esclarecimento do conjunto dos factos e das explicações que a gestão privada teve na companhia, nomeadamente em situações como esta”, mas vai também procurar perceber como foi feita a privatização da TAP em 2015.

“Queremos saber todo o conjunto de opções estratégicas, profundamente lesivas, penalizadoras para a TAP e para o interesse nacional, que foram levadas a cabo ao longo destes anos e que valem 800, 900, mil Alexandras Reis, tendo em conta o valor que está em causa”, disse.

Bruno Dias referiu ainda que a questão que se coloca agora é perceber se a conclusão do Governo perante a atual situação “é insistir e acelerar no processo de privatização da TAP”, incluindo do ponto de vista “das nomeações para a próxima gestão da companhia”.

“Há uma conclusão que claramente devia ser retirada e que o Governo está a negar, é que a TAP está em risco no caso de voltar a ficar em mãos privadas e dos grupos económicos, e deve ser defendida a TAP, os trabalhadores da TAP, e isso significa parar este processo de privatização”, defendeu.

Questionado sobre a escolha de Luís Silva Rodrigues, atual CEO da SATA, para presidente executivo da TAP, Bruno Dias considerou que essa nomeação levanta “as maiores preocupações”, uma vez que Silva Rodrigues também seguiu uma estratégia de privatização da companhia açoriana.

“A orientação que claramente está a ser dada é ‘tudo para a frente com a privatização da companhia, dê lá por onde der, custe o que custar’, e isto é verdadeiramente inaceitável, é algo que tem de ser travado no nosso país pela defesa do interesse nacional”, disse.

Na sequência das conclusões do relatório, o Governo exonerou o presidente do Conselho de Administração e a presidente executiva da TAP, Manuel Beja e Christine Ourmières-Widener, e anunciou que escolheu Luís Silva Rodrigues, que atualmente lidera a Sata, para assumir ambos os cargos.

TAP já deu instruções para recuperar montante pago a Alexandra Reis
TAP: Christine Ourmières-Widener acusa IGF de “comportamento discriminatório”
Luís Rodrigues é o novo presidente da TAP. João Galamba diz que não irá sair toda a Comissão Executiva

Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Preço das casas dispara em Portugal e sobe quatro vezes mais do que os salários: estes são os concelhos mais caros

14:10 24 Outubro, 2026 13:03 24 Outubro, 2026

Os preços das habitações aumentaram quatro vezes mais do que os salários no último ano, com algumas regiões a registarem subidas particularmente acentuadas

Algarve Cultura Gastronomia

Agricultura, natureza e tradição juntam-se na Festa na Horta em Tavira

08:00 25 Outubro, 2026 08:20 20 Outubro, 2026

Oficinas, música, piquenique e troca de sementes marcam a Festa na Horta, que regressa a Tavira a 22 de novembro com entrada gratuita

Telhado.
Algarve

Perto de Tavira há uma pequena localidade onde telhas e tijolos ainda são feitos à mão com barro retirado da própria terra

08:10 25 Outubro, 2026 17:16 22 Outubro, 2026

No interior do Algarve, uma tradição ligada à cerâmica continua a utilizar matérias-primas locais e técnicas artesanais antigas

Opinião Saúde

Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro

07:30 25 Outubro, 2026 19:54 21 Outubro, 2026

"Quando detetado atempadamente, este cancro é tratável, apresentando uma taxa de sobrevivência de 90% aos cinco anos após o diagnóstico"

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Europa Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Vender casa. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças

18:00 24 Outubro, 2026 12:49 24 Outubro, 2026

Um único herdeiro poderá pedir a venda do imóvel, após 2 anos: aplicação das novas regras depende da entrada em vigor do diploma

Avião da TAP.
Economia Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Algarve Cultura Nacional

Loulé integra rede nacional com formação gratuita para jovens artistas

12:00 24 Outubro, 2026 10:09 24 Outubro, 2026

Projeto reúne 11 municípios e prevê residências, intercâmbios e participação remunerada de jovens artistas em iniciativas e festivais do Gerador

Saúde Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva pode regressar a Portugal continental: IPMA prevê também aguaceiros nas ilhas

07:05 24 Outubro, 2026 13:04 23 Outubro, 2026

Há possibilidade de chuva em Portugal continental ao fim do dia e aguaceiros nas ilhas. Conheça a previsão do IPMA.

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve Economia

Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro

20:23 24 Outubro, 2026 20:24 24 Outubro, 2026

Manifestantes pedem o fim dos despejos e medidas contra a especulação. Organização alerta para dificuldades no acesso à habitação na região algarvia

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Preço das casas dispara em Portugal e sobe quatro vezes mais do que os salários: estes são os concelhos mais caros

14:10 24 Outubro, 2026 13:03 24 Outubro, 2026

Os preços das habitações aumentaram quatro vezes mais do que os salários no último ano, com algumas regiões a registarem subidas particularmente acentuadas

Algarve, Cultura, Gastronomia

Agricultura, natureza e tradição juntam-se na Festa na Horta em Tavira

08:00 25 Outubro, 2026 08:20 20 Outubro, 2026

Oficinas, música, piquenique e troca de sementes marcam a Festa na Horta, que regressa a Tavira a 22 de novembro com entrada gratuita

Telhado.
Algarve

Perto de Tavira há uma pequena localidade onde telhas e tijolos ainda são feitos à mão com barro retirado da própria terra

08:10 25 Outubro, 2026 17:16 22 Outubro, 2026

No interior do Algarve, uma tradição ligada à cerâmica continua a utilizar matérias-primas locais e técnicas artesanais antigas

Opinião, Saúde

Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro

07:30 25 Outubro, 2026 19:54 21 Outubro, 2026

"Quando detetado atempadamente, este cancro é tratável, apresentando uma taxa de sobrevivência de 90% aos cinco anos após o diagnóstico"

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Europa, Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Vender casa. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças

18:00 24 Outubro, 2026 12:49 24 Outubro, 2026

Um único herdeiro poderá pedir a venda do imóvel, após 2 anos: aplicação das novas regras depende da entrada em vigor do diploma

Avião da TAP.
Economia, Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Algarve, Cultura, Nacional

Loulé integra rede nacional com formação gratuita para jovens artistas

12:00 24 Outubro, 2026 10:09 24 Outubro, 2026

Projeto reúne 11 municípios e prevê residências, intercâmbios e participação remunerada de jovens artistas em iniciativas e festivais do Gerador

Saúde, Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva pode regressar a Portugal continental: IPMA prevê também aguaceiros nas ilhas

07:05 24 Outubro, 2026 13:04 23 Outubro, 2026

Há possibilidade de chuva em Portugal continental ao fim do dia e aguaceiros nas ilhas. Conheça a previsão do IPMA.

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro

20:23 24 Outubro, 2026 20:24 24 Outubro, 2026

Manifestantes pedem o fim dos despejos e medidas contra a especulação. Organização alerta para dificuldades no acesso à habitação na região algarvia

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Perto de Tavira há uma pequena localidade onde telhas e tijolos ainda são feitos à mão com barro retirado da própria terra
    Perto de Tavira há uma pequena localidade onde telhas e tijolos ainda são feitos à mão com barro retirado da própria terra
  • Agricultura, natureza e tradição juntam-se na Festa na Horta em Tavira
    Agricultura, natureza e tradição juntam-se na Festa na Horta em Tavira
  • Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro
    Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro
  • PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros
    PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros
  • Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual
    Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

Opinião

  • Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro
    Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro
  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal