A Câmara de São Brás de Alportel, no distrito de Faro, vai ter um orçamento de 25 milhões de euros em 2025, cujas prioridades passam pela habitação e coesão social, adiantou esta segunda-feira o município.
A autarquia algarvia informou, em comunicado, que a proposta de orçamento foi aprovada, por maioria, pela assembleia municipal em dia 19 de dezembro, com 10 votos favoráveis dos eleitos do PS, uma abstenção do eleito CDU e seis votos contra da bancada do PSD.
Na reunião de câmara, o documento, que contempla um aumento de 1,5 milhões de euros face ao orçamento para o corrente ano, já tinha sido aprovado com os três votos a favor dos elementos do executivo eleitos pelo PS e dois votos contra dos eleitos pelo PSD.
A proposta de orçamento “reflete um compromisso estratégico e financeiro com o desenvolvimento sustentável e prioriza a qualidade de vida e a coesão social”, com “investimentos significativos em diversas áreas fundamentais”, destacou o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro (PS), na reunião da assembleia municipal, citado no comunicado.
Na área da habitação e da coesão social, consideradas “prioridades na gestão camarária”, o executivo pretende dar continuidade à execução da Estratégia Local de Habitação, “para criar novos fogos e reabilitar um conjunto de edifícios adquiridos pela autarquia”, além de reforçar os programas de apoio habitacional.
“O auxílio direto às famílias mais vulneráveis” será garantido com “a continuidade dos Planos Vale+ para educação, saúde e habitação”, lê-se no comunicado do município algarvio.
No setor da saúde, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel avança em 2025 com a construção do edifício da nova Unidade de Saúde Familiar, que representará “um investimento na ordem dos dois milhões de euros”.
A ampliação da Escola EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos e do Jardim de Infância “Joaninhas” serão os principais projetos na área educativa, estando “a aguardar aprovação de candidaturas a financiamentos comunitários”, revelou o município.
Na área das infraestruturas e mobilidade, o executivo destacou a requalificação e ampliação da rede viária municipal, incluindo o investimento na Estrada Municipal 513 (Arimbo-Cortelha) e Estrada 523 (Estrada Nacional 270 – Vale Carvalho).
A construção da nova Praça 1914, na entrada sul da vila de São Brás de Alportel, já em curso, a requalificação da Rua Carrera Viegas e da Rua João de Deus e a segunda fase da requalificação do centro urbano são as principais apostas na renovação urbana.
O Plano Municipal de Eficiência Hídrica integra “um avultado investimento” na ordem de um milhão de euros, enquanto o Plano de Eficiência Energética indica investimento na produção fotovoltaica, na aposta nas soluções sustentáveis e renováveis, sublinhou a Câmara de São Brás de Alportel.
Na área da segurança e da proteção civil, prevê-se a remodelação do Centro de Meios Aéreos Municipal, o reforço de equipamentos para combate a incêndios, a aposta na prevenção, com o projeto “Condomínios de Aldeia”, e um apoio de 600 mil euros aos Bombeiros Voluntários.
Noutras áreas, o executivo sublinha a expansão do Plano de Alargamento da Rede de Saneamento no concelho, “a execução faseada do grande projeto de reabilitação e modernização” do São Brás Cineteatro Jaime Pinto, o plano de dinamização do novo parque empresarial de São Brás de Alportel e as obras de manutenção e modernização do mercado municipal.
Leia também: Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa