Na reunião de Câmara Municipal de Loulé, realizada no passado dia 16 de dezembro de 2024, foi aprovada por unanimidade a proposta apresentada pelo vereador do PSD, João Paulo Sousa, para o desenvolvimento de um velódromo municipal como âncora de um complexo multimodal de ciclismo, informou o PSD de Loulé em comunicado.
Esta infraestrutura, “que vem ao encontro das necessidades desportivas e estruturais do concelho, reforça a aposta na modernização e diversificação do desporto em Loulé, com uma particular valorização do ciclismo, uma modalidade histórica e de enorme relevo no concelho”, lê-se na nota.
“Com grande satisfação, o PSD assinala a aprovação desta proposta, que surge num momento estratégico em que o novo Plano Diretor Municipal (PDM) se encontra em fase de revisão. A criação deste complexo vem estruturar e consolidar o pensado centro desportivo, permitindo dotar o concelho de Loulé de uma infraestrutura desportiva de referência a nível regional, nacional e internacional”, salienta o comunicado.
Durante a apresentação, o vereador João Paulo Sousa sublinhou a importância desta aprovação para o desenvolvimento do desporto no concelho, referindo que “o velódromo, integrado num complexo multimodal de ciclismo, não só valoriza a tradição do ciclismo em Loulé, como promove uma visão estruturada e moderna para esta modalidade, acompanhando as novas tendências globais e respondendo às exigências das diferentes vertentes do ciclismo”.
O projeto, que terá o velódromo municipal como infraestrutura central, incluirá ainda outras componentes relevantes como uma pista de BMX Race, modalidade olímpica desde 2008, uma pista de Pump Track e Balance Bikes, que permitirá a iniciação e o desenvolvimento técnico de crianças e jovens, incentivando a participação desportiva desde as idades mais precoces. “Estes equipamentos respondem às necessidades de um público diversificado e emergente, garantindo que o ciclismo em Loulé se desenvolva de forma abrangente, inclusiva e inovadora“.
João Paulo Sousa destacou ainda que “com esta proposta, Loulé ganha não apenas uma infraestrutura desportiva de excelência, mas também uma plataforma para a captação de eventos regionais, nacionais e internacionais, com impacto económico positivo na dinamização da economia local através do turismo desportivo”.
A aprovação deste projeto representa “um passo significativo para o futuro do desporto em Loulé, permitindo que o concelho acompanhe as novas exigências do ciclismo moderno e continue a ser uma referência na formação de talentos e na promoção do desporto para todas as idades. O velódromo e as infraestruturas complementares deste complexo multimodal contribuirão para uma visão integrada e sustentável do desenvolvimento desportivo, aliando tradição, inovação e inclusão”, lê-se na nota.
O PSD Loulé “congratula-se com a unanimidade dos partidos representados no executivo camarário, que reconheceram a importância estratégica desta proposta para o concelho, e reafirma o seu compromisso em continuar a trabalhar para o progresso e dinamização do desporto em Loulé”.
Leia também: Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa