A Câmara Municipal de Loulé aprovou esta segunda-feira, na sua última reunião do executivo, uma proposta apresentada pelo PSD para a requalificação e expansão das zonas de estacionamento na cidade. A medida visa promover uma mobilidade mais eficiente e sustentável, devolvendo os espaços urbanos ao cidadão e criando alternativas viáveis ao uso do automóvel.
Para o vereador do PSD, João Paulo Sousa, a melhoria da mobilidade urbana passa por oferecer soluções de estacionamento tanto no centro como na periferia, com o objetivo de transformar Loulé numa cidade mais acessível, humana e sustentável. “Com esta visão, pretendemos apresentar novas sugestões e complementar as soluções de estacionamento existentes, para, a médio prazo, transformar Loulé numa cidade mais humanizada, economicamente atrativa e ambientalmente sustentável”, afirmou o vereador citado em comunicado.
A proposta, aprovada por unanimidade, contempla um plano estratégico que aposta na gestão eficiente do espaço urbano, na sustentabilidade ambiental e na promoção da prosperidade económica, sempre tendo em conta a qualidade de vida dos cidadãos. Segundo o PSD, estacionamentos bem localizados e geridos de forma inteligente reduzem o tempo que os condutores gastam à procura de lugar, o que resulta numa diminuição do trânsito e do consumo de combustível.
O plano delineado inclui ainda uma estratégia de intermodalidade com base no conceito de Park&Ride, incentivando o uso de transportes públicos e partilhados, integrando-os de forma prática e eficaz nas dinâmicas de mobilidade urbana.
Cláudio Lima, presidente do PSD Loulé, destacou a importância da proposta agora aprovada para resolver os problemas de congestionamento de trânsito na cidade. “Esta medida tem o potencial de diminuir ou até eliminar os problemas de congestionamento que tanto afetam a circulação na cidade. Ao mesmo tempo, promove maior segurança e acessibilidade, tornando o espaço público mais acolhedor para todos”, sublinhou.
O plano, segundo o comunicado do PSD Loulé, identifica as necessidades atuais e futuras da cidade em termos de zonas de estacionamento, apontando soluções que, se devidamente implementadas, trarão a curto prazo melhorias significativas na mobilidade e na qualidade de vida em Loulé.
Leia também: Dê uma vista de olhos na carteira. Esta moeda rara de 2€ pode valer mais de 2.500€