Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Rui Cristina, deputado do PSD eleito pelo Algarve
Economia, Edição Papel, Opinião, Política

Iremos governar e fazer a retificação do orçamento | Por Rui Cristina

“Impõe-se que avance a construção do Hospital Central do Algarve e também a do Centro Oncológico, para livrar os doentes de penosas deslocações a Sevilha, para realizar exames complementares de diagnóstico”

09:30 10 Dezembro, 2023 20:24 8 Dezembro, 2023
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A nova situação política que emergiu da demissão do Governo pelo Sr. Presidente da República, a dissolução da Assembleia da República e a convocação de eleições antecipadas a realizar em março, não demoveu o Partido Socialista de aprovar o Orçamento do Estado para 2024 sem ter em conta as alterações propostas pelo PSD na discussão na especialidade.

Entre as alterações que foram chumbadas está a requalificação da EN125, no troço Olhão/Vila Real de Santo António e da EN 268, troço em serviço entre Vila do Bispo e Sagres.

RUI CRISTINA
Deputado do PSD eleito pelo Algarve

Também foi chumbada a proposta do PSD para, até ao final do primeiro semestre de 2024, os membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da saúde, procederem ao lançamento de uma nova parceria público-privada para a construção do novo hospital central do Algarve, caso tal opção seja mais vantajosa, em termos de qualidade-custos, do que a gestão pública e daí decorram benefícios para os utentes e o serviço público de saúde.

Obtivemos, ainda assim, e por nunca desistirmos de defender o Algarve e os algarvios, a aprovação de uma medida que concede um desconto no preço final da gasolina e do gás de petróleo liquefeito (GPL), consumidos na sua atividade pelos pequenos pescadores artesanais e costeiros, os pequenos aquicultores e as empresas de extração de sal marinho.

Uma medida que deverá ser regulamentada no prazo de 30 dias após a entrada em vigor do Orçamento do Estado 2024 e irá beneficiar muitas famílias.

Ou seja, até aos últimos dias do seu mandato, o PS ignorou propostas que seriam benéficas para a vida dos cidadãos e, igual a si mesmo, não cumpriu promessas feitas ao longo de dois mandatos.

E se há setor onde a desastrosa gestão dos socialistas se destacou pela negativa e pelo profundo impacto social que privou milhões de portugueses de um direito, foi o Sistema de Saúde, onde as soluções teimosamente ideológicas privaram milhões de cidadãos de médicos de família.

Onde todos os dias fecham urgências, ou desaparecem valências como a obstetrícia, obrigando as famílias e as mulheres grávidas a andar em bolandas, de hospital para hospital, colocando em risco os nascituros.

Um SNS que provoca níveis de sofrimento inaceitáveis aos utentes, desesperando por uma consulta, por um exame de diagnóstico, pela cirurgia que demora anos.

Impõe-se que avance a construção do Hospital Central do Algarve e também a do Centro Oncológico, para livrar os doentes de penosas deslocações a Sevilha, para realizar exames complementares de diagnóstico.

Acredito que o diagnóstico que o PSD não se tem cansado de fazer, em particular ao longo dos últimos 8 anos de governação socialista, é hoje reconhecido pelos portugueses. No Algarve, há promessas por cumprir desde que o PS ascendeu ao poder.

O PSD votou contra este orçamento, mas considero que a situação pode alterar-se nas eleições de março e, com a confiança dos eleitores e os votos no PSD, poderá ser apresentado um orçamento retificativo.

Precisamos de um Governo que dê verdadeiro acesso à saúde, que dê mais liberdade às escolas para a sua gestão. Um governo que acabe com as taxas e taxinhas que fazem com que todos nós sejamos taxados com impostos indiretos como nunca fomos taxados na história de Portugal.

E precisamos de um governo que olhe para a região do Algarve, uma região que tem sido constantemente esquecida, porque não pode haver portugueses de primeira e portugueses de segunda e esse Governo só pode ser um governo do PSD, liderado pelo Primeiro-ministro Luís Montenegro. Esta é a mudança necessária, imprescindível, para defender o Algarve. E para encontrar um rumo de mais progresso e justiça para Portugal.

Leia também: O reino dos Algarves pouco consta no(s) orçamento(s) socialistas | Por Rui Cristina

Mudar hora do relógio. Crédito: DR
Nacional

Hora muda para o horário de inverno na próxima madrugada: afinal, o relógio avança ou atrasa uma hora?

11:00 24 Outubro, 2026 15:36 23 Outubro, 2026

Portugal entra no horário de inverno na madrugada de domingo. Saiba como acertar os relógios e se vai ganhar ou perder uma hora de descanso

Algarve Cultura Nacional

Loulé integra rede nacional com formação gratuita para jovens artistas

12:00 24 Outubro, 2026 10:09 24 Outubro, 2026

Projeto reúne 11 municípios e prevê residências, intercâmbios e participação remunerada de jovens artistas em iniciativas e festivais do Gerador

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Nacional

Bombas de combustível têm novo aviso obrigatório: saiba o que significa na prática a redução de impostos

08:20 24 Outubro, 2026 14:11 23 Outubro, 2026

Desde 17 de outubro, os postos têm de mostrar o alívio fiscal por litro. Veja o que representa e como se reflete num abastecimento

Algarve

Alcoutim debate identidade, território e sustentabilidade em fórum no Espaço Guadiana

08:00 24 Outubro, 2026 10:15 19 Outubro, 2026

Certificação Biosphere será entregue a Alcoutim a 13 de novembro, num encontro centrado na sustentabilidade e valorização do território

Algarve Ensino

Alunos de Olhão exploram património e ambiente em intercâmbio na Croácia

12:14 24 Outubro, 2026 12:14 24 Outubro, 2026

Projeto Erasmus+ juntou jovens de quatro países em atividades sobre património e ambiente. Olhão recebe a próxima mobilidade no mês de dezembro

Opinião Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva pode regressar a Portugal continental: IPMA prevê também aguaceiros nas ilhas

07:05 24 Outubro, 2026 13:04 23 Outubro, 2026

Há possibilidade de chuva em Portugal continental ao fim do dia e aguaceiros nas ilhas. Conheça a previsão do IPMA.

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Algarve Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Marta Almeida. Crédito: CMTV
Nacional

Gebalis contesta versão de Marta Almeida e diz que idoso tinha direito à casa em Marvila

19:35 23 Outubro, 2026 19:35 23 Outubro, 2026

Empresa municipal afirma que a jovem não integrava o agregado autorizado e invoca decisões judiciais sobre a habitação em Marvila

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Cultura Nacional Política

Roger Waters está em Portugal e apoia protestos pela habitação. Diz que a Europa “está a arder”

10:31 24 Outubro, 2026 10:35 24 Outubro, 2026

Músico e Mona Miari veem esperança na luta pela habitação e estreiam em Penafiel uma nova versão de “Comfortably Numb” ligada à causa palestiniana

Protestos pela habitação. Crédito: Lusa
Nacional

Protestos pela habitação voltam às ruas hoje: manifestações e assembleias marcadas em cinco cidades

10:20 24 Outubro, 2026 09:31 24 Outubro, 2026

Lisboa, Porto, Aveiro, Braga e Coimbra recebem novas mobilizações pelo direito à habitação: veja os locais, horários e reivindicações

Mudar hora do relógio. Crédito: DR
Nacional

Hora muda para o horário de inverno na próxima madrugada: afinal, o relógio avança ou atrasa uma hora?

11:00 24 Outubro, 2026 15:36 23 Outubro, 2026

Portugal entra no horário de inverno na madrugada de domingo. Saiba como acertar os relógios e se vai ganhar ou perder uma hora de descanso

Algarve, Cultura, Nacional

Loulé integra rede nacional com formação gratuita para jovens artistas

12:00 24 Outubro, 2026 10:09 24 Outubro, 2026

Projeto reúne 11 municípios e prevê residências, intercâmbios e participação remunerada de jovens artistas em iniciativas e festivais do Gerador

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Nacional

Bombas de combustível têm novo aviso obrigatório: saiba o que significa na prática a redução de impostos

08:20 24 Outubro, 2026 14:11 23 Outubro, 2026

Desde 17 de outubro, os postos têm de mostrar o alívio fiscal por litro. Veja o que representa e como se reflete num abastecimento

Algarve

Alcoutim debate identidade, território e sustentabilidade em fórum no Espaço Guadiana

08:00 24 Outubro, 2026 10:15 19 Outubro, 2026

Certificação Biosphere será entregue a Alcoutim a 13 de novembro, num encontro centrado na sustentabilidade e valorização do território

Algarve, Ensino

Alunos de Olhão exploram património e ambiente em intercâmbio na Croácia

12:14 24 Outubro, 2026 12:14 24 Outubro, 2026

Projeto Erasmus+ juntou jovens de quatro países em atividades sobre património e ambiente. Olhão recebe a próxima mobilidade no mês de dezembro

Opinião, Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva pode regressar a Portugal continental: IPMA prevê também aguaceiros nas ilhas

07:05 24 Outubro, 2026 13:04 23 Outubro, 2026

Há possibilidade de chuva em Portugal continental ao fim do dia e aguaceiros nas ilhas. Conheça a previsão do IPMA.

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Algarve, Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Marta Almeida. Crédito: CMTV
Nacional

Gebalis contesta versão de Marta Almeida e diz que idoso tinha direito à casa em Marvila

19:35 23 Outubro, 2026 19:35 23 Outubro, 2026

Empresa municipal afirma que a jovem não integrava o agregado autorizado e invoca decisões judiciais sobre a habitação em Marvila

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Cultura, Nacional, Política

Roger Waters está em Portugal e apoia protestos pela habitação. Diz que a Europa “está a arder”

10:31 24 Outubro, 2026 10:35 24 Outubro, 2026

Músico e Mona Miari veem esperança na luta pela habitação e estreiam em Penafiel uma nova versão de “Comfortably Numb” ligada à causa palestiniana

Protestos pela habitação. Crédito: Lusa
Nacional

Protestos pela habitação voltam às ruas hoje: manifestações e assembleias marcadas em cinco cidades

10:20 24 Outubro, 2026 09:31 24 Outubro, 2026

Lisboa, Porto, Aveiro, Braga e Coimbra recebem novas mobilizações pelo direito à habitação: veja os locais, horários e reivindicações

Últimas Notícias

  • Alunos de Olhão exploram património e ambiente em intercâmbio na Croácia
    Alunos de Olhão exploram património e ambiente em intercâmbio na Croácia
  • Loulé integra rede nacional com formação gratuita para jovens artistas
    Loulé integra rede nacional com formação gratuita para jovens artistas
  • Hora muda para o horário de inverno na próxima madrugada: afinal, o relógio avança ou atrasa uma hora?
    Hora muda para o horário de inverno na próxima madrugada: afinal, o relógio avança ou atrasa uma hora?
  • Roger Waters está em Portugal e apoia protestos pela habitação. Diz que a Europa “está a arder”
    Roger Waters está em Portugal e apoia protestos pela habitação. Diz que a Europa “está a arder”
  • Protestos pela habitação voltam às ruas hoje: manifestações e assembleias marcadas em cinco cidades
    Protestos pela habitação voltam às ruas hoje: manifestações e assembleias marcadas em cinco cidades

Opinião

  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
  • A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
    A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
  • Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
    Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal