Como diz o ditado: “Não há duas sem três”. Após a equipa de Carlos Moedas ter colocado na quinta-feira um cartaz idêntico ao de Fernando Medina, lado a lado, na Alameda, a Iniciativa Liberal (IL) resolveu juntar-se à guerra de cartazes e colocou um novo outdoor no mesmo local.
Foi o próprio candidato liberal à Câmara de Lisboa (CML), Bruno Horta Soares, que ajudou a colocar o outdoor este sábado ao lado dos cartazes “gémeos” de Fernando Medina e Carlos Moedas, com os slogans ‘Mais Lisboa’ e ‘Melhor Lisboa’, respetivamente.
“Mais e Melhor dos mesmos?”, questiona o partido no cartaz, onde se vê o candidato com ar de estupefação e a mão na testa. “A alternativa é liberal”, acrescenta ainda o cartaz que tem um layout semelhante ao dos outros candidatos do PS e da coligação Novos Tempos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT/Aliança).
“A Iniciativa Liberal dá as boas-vindas à candidatura de Carlos Moedas na utilização da ironia em cartazes políticos. Muitas vezes, seguindo a sabedoria popular, “a brincar a brincar dizem-se as verdades”. Sendo um registo que nos agrada não podíamos deixar de dizer presentes, exatamente para afirmar a realidade”, explica o partido.
Na sua página no Facebook, Bruno Horta Soares já divulgou a imagem do novo cartaz, apelando aos eleitores que se querem “resultados diferentes” para não votarem nos partidos do bloco central.
O candidato liberal sublinha ainda que a conquista de um lugar na vereação seria decisivo para a defesa das ideias liberais na capital, nomeadamente a derrama municipal (IRC) a 0%, o licenciamento para habitação a 30 dias ou a diminuição do tamanho da Câmara Municipal de Lisboa a par da sua digitalização e a liberalização do mercado de transportes, entre outras.
Foi na quinta-feira que a equipa de Carlos Moedas colocou um cartaz idêntico ao de Fernando Medina, lado a lado, na Alameda, que causou furor nas redes sociais. Dois outdoors praticamente iguais, com o mesmo lettering e a mesma paisagem de Lisboa, com o Tejo e o casario ao fundo. Diferenças só duas: os rostos de Carlos Moedas e Fernando Medina e as palavras “Mais” e “Melhor” Lisboa.
Ao Expresso, fonte oficial da candidatura explicou que a imitação visou chamar a atenção dos eleitores “curiosamente pela diferença”. “É um cartaz que vai na linha do próprio posicionamento em Lisboa. A escolha é clara entre Carlos Moedas e Fernando Medina e os lisboetas vão ter que escolher se querem uma mudança para melhor ou mais do mesmo”, disse a mesma fonte. Já o PS Lisboa respondeu à alegada cópia com ironia: “Lisboetas, continuem a preferir o original à contrafação”.
Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso