Frases em destaque do sexto dia oficial da campanha para as eleições autárquicas de 12 de outubro
“Estamos a dar uma verdadeira alternativa às pessoas para poderem votar num projeto que tem soluções para resolver os seus problemas e que é também uma forma de combater esses populismos que, no fundo, aproveitam-se de algum desespero das pessoas, mas que na prática, depois não têm nada para oferecer de palpável.”
Mariana Leitão, líder da Iniciativa Liberal
04-10-2025
“É uma trapalhada, é tudo uma trapalhada. Quando o primeiro-ministro diz que F-35 não são aviões de guerra, nem de combate… Há uma coisa que sabemos: não são aviões para apagar os incêndios em Portugal, nem em Israel, nem nos Estados Unidos. Bem precisávamos.”
Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP
04-10-2025
“Infelizmente nós sabemos que não é a primeira vez que declarações públicas do presidente da Câmara Municipal de Lisboa entram em contradição com os factos e com a realidade. Num caso desta sensibilidade, isso é muito grave e demonstra mais uma vez a impreparação que tem para o cargo que ocupa.”
João Ferreira, candidato da CDU Câmara de Lisboa, quando questionado sobre contradições relativamente ao acidente do elevador da Glória
04-10-2025
“Para que não haja equívocos, as nossas políticas só deixam a habitação de luxo de fora. É verdade. Não que não possa e não deva haver também esse segmento, mas não é aquele para o qual as políticas públicas que nós defendemos estão direcionadas.”
Luís Montenegro, presidente do PSD
04-10-2025
“É mais fácil [viabilizar o Orçamento do Estado para 2026] considerando que o Governo e o primeiro-ministro deixaram de parte, colocaram de lado matérias para nós eram matérias vitais, nomeadamente os direitos laborais, o Serviço Nacional de Saúde, a proteção social e, se quisermos, a política fiscal.”
José Luís Carneiro, secretário-geral do PS
04-10-2025
“Eu acho que o Chega vai ser sempre um dos vencedores da noite eleitoral, [porque parte] de uma base diferente do ponto de vista autárquico.”
André Ventura, presidente do Chega
04-10-2025
“Parece inevitável que o Porto vai regressar a um tempo em que ou mandava um PS ou mandava um PSD e nada vai mudar, vai ser a mesma política de sempre, quer seja com Pedro Duarte [PSD/CDS/IL], quer que seja com Manuel Pizarro [PS]. Mas o ADN [Alternativa Democrática Nacional] pode ser uma areia na engrenagem. Se for necessário fazer uma maioria de um partido ou do outro, independentemente do PS ou PSD, o ADN é um voto útil.”
Frederico Duarte Carvalho, candidato do ADN à Câmara do Porto
04-10-2025
“Ninguém quer uma crise política, mais uma crise política no país, e nós queremos contribuir para essa estabilidade política, mas não deixaremos de avaliar de uma forma muito clara, muito concreta a proposta de Orçamento que vai ser apresentada na Assembleia da República.”
José Luís Carneiro
04-10-2025
“Lisboetas, chegou o tempo da verdade. A nossa cidade foi capturada por décadas de má governação do PS do PSD. Sempre os mesmos rostos, os mesmos interesses, as mesmas promessas que nunca saem do papel. Lisboa está cansada da estagnação, da propaganda e dos favores. Lisboa pede coragem e é essa coragem que vos apresentamos neste programa eleitoral.”
Bruno Mascarenhas, candidato do Chega à Câmara de Lisboa
04-10-2025
“Mariana Mortágua apelou a manifestações e aquilo a que temos assistido é, de facto, um escalar de atos de vandalismo e de desordem: tivemos linhas de metro ocupadas, estações ocupadas, políticos barricados durante um debate democrático, edifícios vandalizados e estamos de facto aqui a assistir a um escalar destes atos de desordem. (…) Isto não é aceitável e este tipo de discurso é também, no fundo, apoiado sistematicamente por Rui Tavares.”
Mariana Leitão
04-10-2025
“Só um ato de desespero é que pode levar uma líder política a fazer isto. E é uma irresponsabilidade política, é até uma irresponsabilidade social. Porque nós vivemos já numa sociedade muito polarizada, sem precisar deste tipo de coisas. Uma liderança política que seja responsável não faz isto. Mariana Leitão deveria pedir desculpas pelo que fez.”
Rui Tavares
05-10-2025
“Da Iniciativa Liberal, eu sinceramente não espero mais nada. Eu creio que Mariana Leitão e a IL e os seus dirigentes vão continuar a arranjar todas as desculpas para, ao fim de dois anos, continuarem a não ter uma única palavra que condene o genocídio e a não ter uma palavra de solidariedade com o povo que está a ser massacrado. É isso que está em causa.”
Marisa Matias, dirigente nacional do BE
05-10-2025
“Rui Tavares vem da esquerda radical, coliga-se com a esquerda radical, vota favoravelmente as propostas da esquerda radical e depois quer que os portugueses acreditem que não é da esquerda radical.”
Mariana Leitão
05-10-2025
“Isto é uma zona em que há pessoas que têm muitos problemas e que nós resolvemos um a um. Resolvemos e falamos com as pessoas.”
Carlos Moedas, candidato da coligação “Por ti, Lisboa” (PSD, CDS-PP e IL) à Câmara de Lisboa, na Feira das Galinheiras
05-10-2025
“Você esteve cá há quatro anos e ganhou as eleições. Sabe porquê? […] Pus uma galinha preta virada para você ganhar. Agora não, agora não vou pôr galinha.”
Feirante para Carlos Moedas
05-10-2025
“Para o PSD andar a falar do Orçamento do Estado pelas autarquias todas, mostra que não tem nem projetos autárquicos, que está com medo de perder as autarquias, e que os seus autarcas também não têm grande coisa a dizer, porque senão não se falava de coisas que aliás já foram aprovadas.”
André Ventura
05-10-2025
“Nós governamos o país com esta cultura de encontro entre gerações, com o entusiasmo de ver um neto ao lado do avô ou da avó, um filho ao lado do pai e da mãe ou o contrário, os pais ao lado dos filhos, os avós ao lado dos netos.”
Luís Montenegro, presidente do PSD
05-10-2025
“Matosinhos é também o lugar certo para se falar do significado nacional destas eleições, visto que a presidente da Câmara de Matosinhos é também a presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses e é-o porque o PS é a força mais importante, é a força liderante, é a força em que os portugueses mais confiam para o poder local.”
Augusto Santos Silva, antigo presidente da Assembleia da República
05-10-2025
Leia também: “O melhor azeite do mundo”: conheça o azeite português premiado que já está à venda nos supermercados